quarta-feira, 27 de maio de 2015

Whiskey Howl - Discografia essencial

Banda: Whiskey Howl
Gênero: Blues, Blues Rock

Disco: Whiskey Howl
Ano: 1972(*)
Faixas:
1. Caledonia (Moore) 2:07
2. Early In The Morning (Bartley, Hickman, Jordan) 3:42
3. Mother Earth (Chatman, Simpkin) 5:20
4. Rock Island Line (Ledbetter, Lomax) 1:31
5. Down The Line (Witmer) 2:18
6. Let The Good Times Roll (Moore, Theard) 2:56
7. One Hot Lady (Pickett) 2:54
8. Pullin' The Midnight (Fruchtman, Morrison, Picket, Wilson, Witmer) 5:15
9. I'm Not Talking (Allison) 2:35
10. Jessie's Song (Witmer) 2:33
Créditos:
Michael Pickett: Harp, Vocals
John Witmer: Vocals
Wayne Wilson: Drums
Richard Fruchtman: Bass, Vocals
Dave Morrison: Guitar, Vocals
Participações especiais:
Keith Jollimore: Baritone Sax
Dave Woodwar: Tenor Sax
Phil Alpertson: Alto Sax
Chuck Leavell: Piano
(*) CD lançado em 2008.
https://mega.co.nz/#!yIUE1LSL!YEaq8fzx1juMFMNSjwlnbz93DUx980-3OglSToiT3gw
Disco: Live At The El Mocambo
Ano: 1981(*)
Faixas:
1. Chicken Shack (Smith) 6:51
2. One More Mile (Cotton) 4:18
3. Let The Good Times Roll (Moore, Theard) 6:07
4. Walkin' By Myself (Rogers) 5:10
5. Rock Island Line/Early In The Mornin' (Bartley, Hickman, Jordan) 6:31
6. Mother Earth (Chatman, Simpkins)/Look At Granny Run (Shuman) 14:24
7. I'll Go Crazy (Brown) 3:18
8. Boom Boom (Out Go The Lights) (Lewis) 4:12
9. Man Of Many Words (Guy) 3:18
10. Everything (Gonna Be Alright) (LaBounty, Walter, Wariner) 7:27
Créditos:
Michael Pickett: Harp, Vocals
John Witmer: Vocals
Ed White: Drums
Rick Burkett: Bass
John Tilden: Guitar
Simon Wallis: Baritone Sax
John Johnson: Tenor Sax
Dave Dunlop: Trumpet
The Howlettes (Betty Richardson, Kim Richardson, Liz Tilden): Backing Vocals
(*) CD lançado em 2005 (neste disco, a banda intitula-se "The Whiskey Howl Big Band").
https://mega.co.nz/#!yIUE1LSL!YEaq8fzx1juMFMNSjwlnbz93DUx980-3OglSToiT3gw

Biografia:
A Whiskey Howl foi uma banda canadense, nascida em Toronto, com alguma popularidade entre 1969 e 1972. Notabilizou-se por ser um dos primeiros grupos canadenses a promover e desenvolver o blues no seu país.
A banda destacava-se por suas performances ao vivo, mas o seu ponto forte eram os inegáveis talentos dos seus dois vocalistas: Pickett, um dos maiores gaitistas do mundo, e o falecido John Witmer, indiscutivelmente um dos mais talentosos cantores de R&B do Canadá.
A banda alcançou um sucesso rápido em seguida à sua formação, em 1969, e teve uma vida curta, dissolvendo-se em 1972, logo após o lançamento do seu primeiro disco.
O grupo original era composto por John Witmer (vocais), Peter Boyko (guitarra), Gary Penner (baixo), John ("BJ") Bjarnason (harmônica) e Ron Sullivan (bateria). Na sua segunda apresentação, abriu um show da Led Zeppelin. Posteriormente, abriu ou tocou com Paul Butterfield Blues Band, Johnny Winter, Big Mama Thornton, Screaming Lord Sutch, Elvin Jones, Chuck Berry, B. B. King, Bobby Blue Band, Buddy Guy, Lonnie Johnson e Doug Kershaw.
O rápido sucesso da banda exemplifica-se por sua aparição no histórico concerto Toronto Rock And Roll Revival, de 1969, que foi encabeçado pela Doors e no qual o disco "Live Peace In Toronto 1969", de John Lennon, foi gravado (nota minha: na verdade, o disco é da Plastic Ono Band). Na época, a banda ainda nem completara um ano de formação e seus integrantes ainda eram adolescentes ou tinham menos de 20 anos.
Dentre os locais onde a banda apresentou-se, no primeiro ano da sua constituição, arrolam-se o prestigiado Convocation Hall, onde ela fez a abertura para Chuck Berry, e o Massey Hall, onde ela abriu para Bobby Blue Band, Buddy Guy e Lonnie Johnson - o último na sua derradeira aparição pública. A banda então voltou ao Varsity Stadium, para o Toronto Rock Festival, em 26 de março de 1970, dividindo o palco com Canned Heat, Small Faces, Amboy Dukes, The Zombies e Brian Auger And Trinity, entre outros.
Ao tempo da gravação do seu primeiro disco, compunham a banda: Richard Fruchtman (baixo, vocais), Wayne Wilson (bateria), Dave Morrison (guitarra e vocais), Michael Pickett (harmônica e vocais) e John Witmer (vocais). Witmer foi membro fundador do grupo e Wilson passou a integrá-lo em 1969; Pickett entrou em 1970, substituindo John ("BJ") Bjarnason, que deixou a banda para ser um quiroprático. A produção do álbum ficou a cargo de Johnny Sandlin, famoso produtor e engenheiro de som, mais conhecido por seu trabalho com a Allman Brothers, e contou com a participação, nos teclados, de Chuck Leavell, então membro da Allman Brothers.
Depois de 1972, a Whiskey Howl reagrupou-se em 1981 para a gravação de um show realizado na incensada casa noturna El Mocambo, de Toronto, que originou o seu segundo e último disco. Naquela época, aos membros originais Witmer e Pickett juntaram-se John Tilden (guitarra), Rick Burkett (baixo), Ed White (bateria), John Johnson (saxofone tenor), Simon Wallis (saxofone barítono) e Dave Dunlop (trompete).
Michael Pickett e John Witmer seguiram contribuindo para o desenvolvimento do blues canadense. Witmer tornou-se vocalista da Downchild Blues Band durante o período de 1982 a 1986 e depois continuou como músico profissional até sua morte em 2004. O vocalista e gaitista Pickett engatou uma premiada carreira solo (Wikipedia; tradução livre do inglês).

2 comentários:

Aponcho disse...

Muy interesante estos Canadienses... me los llevo para escuchas¿rlos con mas atención.
Saludos!

Indignaldo Silva disse...

É aquele blusão tradicional, Aponcho, que sempre desce bem. Saludos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...