quinta-feira, 14 de maio de 2015

Peter Lewis - Peter Lewis

Cover
Músico: Peter Lewis
Disco: Peter Lewis
Ano: 1995
Gênero: Folk Rock
Faixas:
1. Beyond the Storm (3:58)
2. I Got the Night (4:16)
3. Black Moon (3:46)
4. Little Dreamer (4:01)
5. Milk and Honey (4:12)
6. Sittin' by the Window (3:46)
7. Pictures of the Past (3:27)
8. Changing (4:41)
9. Fate Full of Shadow (3:57)
10. In Between the Lines (4:50)
11. If Life Was Just a Game (6:04)
12. Changing (Reprise) (3:05)
Músicas de autoria de Peter Lewis.
Créditos:
Peter Lewis: Lead vocals, acoustic & electric 12 string rhythm and finger style guitar, 6 string acoustic & electric rhythm ang finger style guitar, all guitars on Changing (Reprise)
John McFee: Background vocals, electric & acoustic slide guitar, electric & acousti lead guitar, violin, harmonica, mandolin, pedal steel
Stu Cook: Bass
Cornelius Bumpus: Tenor saxophone and flute
Keith Knudsen: Drums
Guy Allison: Keyboards
David West: Mandolin on In Between the Lines, banjo on If Life Was Just a Game
Alan Hughes: Eulogy on If Life Was Just a Game
Shane McFee: Electric lead guitar on If Life Was Just a Game
http://b54.in/bblr
Biografia:
Peter Lewis (nascido em 15 de julho de 1945) é um dos fundadores da banda Moby Grape. Três de suas canções mais conhecidas com a Moby Grape são "Fall On You" e "Sitting By The Window", do primeiro disco da banda, homônimo, e "If You Can't Learn From My Mistakes", do álbum "Moby Grape '69".
Ele é o caçula dos dois filhos da atriz Loretta Young (falecida em 2000) e do roteirista e produtor Tom Lewis (falecido em 1988), e, consequentemente, passou a maior parte de sua infância em Hollywood. Seu irmão mais velho, Christopher Lewis (nascido em 1944), é escritor e produtor de filmes, principalmente para a televisão. Os irmãos Lewis são sobrinhos das atrizes Polly Ann Young e Sally Blane, irmãs de sua mãe. Eles também são meio-irmãos de Judy Lewis (nascida em 1935), filha de Loretta Young e Clark Gable. O músico David Lindley é primo de Peter.
CornellsQuando jovem, Lewis frequentou a escola militar e, mais tarde, depois de uma temporada na Força Aérea, tornou-se piloto comercial, trabalhando inicialmente para a Shell Oil. Quanto à sua carreira musical, Lewis cita Tim Hardin e Fred Neil como influências importantes, e credita a Linda McCartney (née Eastman) a sua introdução no mundo da música.
Sua primeira banda foi a Cornells.
Lewis agora vive em Santa Ynez Valley, norte de Santa Bárbara, Califórnia, Estados Unidos, com sua esposa e dois filhos.
Além de seu trabalho como músico, Lewis também se destacou pelos esforços em ajudar seus ex-companheiros da Moby Grape, Bob Mosley e Skip Spence (falecido em 1999), a enfrentarem os desafios da esquizofrenia. Lewis era afeito às lides psiquiátricas, devido a uma experiência pessoal.
3Aos 11 anos, quando seus pais deflagraram um doloroso divórcio, envolvendo disputa pela guarda dos filhos, ele sofreu um colapso nervoso, em Nova Iorque, e foi involuntariamente internado durante um determinado período. Por volta de 1969, ele recorda: "Eu estava sob os cuidados de um psiquiatra, tomando bastante Librium, então eu poderia ficar com a banda".
Mosley atribui a Lewis o auxílio que o retirou da condição de sem-teto durante meia década nos anos 90. Mosley descreve as circunstâncias: "Em 1996, Peter Lewis encontrou-me à beira de uma estrada em San Diego, onde eu vivia, e contou-me sobre a decisão do juiz Garcia, de São Francisco, devolvendo o nome Moby Grape à banda. Eu estava pronto para retornar ao trabalho". Com relação a Spence, Lewis estava cético sobre a sua propalada esquizofrenia, porque os tratamentos conhecidos não resultaram em quaisquer melhorias visíveis.
1Assim, junto com Spence, ele procurou e participou de terapias alternativas envolvendo metafísica. "Através de meu pai, que tinha se reconvertido ao cristianismo, eu encontrei esses frades (nota minha: ou monges [no original, "monks"], mas como Lewis fala da conversão do seu pai ao cristianismo, é lícito concluir que se trata de frades em vez de monges) em Lucia, acima de Big Sur (nota minha: uma região localizada no centro da Califórnia), que levavam realmente a sério a metafísica racional. Sua fé além da razão envolvia-nos totalmente. Já que os médicos não conseguiram ajudar Skippy – eles mantiveram o diagnóstico: 'É um esquizofrênico paranoico', e nunca iriam curá-lo; tudo o que eles queriam era impedi-lo de entrar no McDonald's com uma metralhadora –, o convento (nota minha: ou monastério, se se considerar que se trata de monges) foi o único lugar que eu poderia pensar em levá-lo".
6Nos últimos anos, além de apresentar-se ocasionalmente com a Moby Grape, Lewis foi guitarrista da reformulada Electric Prunes (2000-2003), com quem gravou o disco "Artifact". Ele também desenvolveu uma carreira solo, tendo lançado dois álbuns pelo selo Taxim: "Peter Lewis" e "Live In Bremen". Esporadicamente, realiza shows em dueto com David West, seu colaborador em "Live In Bremen".
Em 2010, Lewis apareceu com Stu Cook no festival SXSW, tocando com a banda Explosives.
Desde 2011, ele se dedica a compor e a se apresentar com o poeta M. L. Lieber (Wikipedia; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...