sexta-feira, 25 de julho de 2014

Richie Havens - Mixed Bag

Front
Músico: Richie Havens
Disco: Mixed Bag
Ano: 1967(*)
Gênero: Folk Rock
Faixas:
1. High Flyin' Bird (Wheeler) 3:35
2. I Can't Make It Anymore (Lightfoot) 2:47
3. Morning, Morning (Kupferberg) 2:17
4. Adam (Havens) 3:34
5. Follow (Merrick) 6:21
6. Three Day Eternity (Havens) 2:15
7. Sandy (Cousineau) 3:11
8. Handsome Johnny (Gossett, Havens) 3:53
9. San Francisco Bay Blues (Fuller) 2:30
10. Just Like A Woman (Dylan) 4:46
11. Eleanor Rigby (Lennon, McCartney) 2:42
Créditos:
Richie Havens: Guitar, Vocals
Paul Harris: Piano, Organ, Electric Piano
Harvey Brooks: Bass
Bill LaVorgna: Drums
Howard Collins: 2nd Guitar
Joe Price: Tabla Drums ("Adam")
Paul William: Acoustic Guitar ("Follow")
(*) CD lançado em 1990.
Logo Design by FlamingText.com
Biografia:
Nascido em Bedfor-Stuyvesant, bairro central do Brooklyn, em New York, Richie Havens mudou-se para Greenwich Village, em 1961, a tempo de pegar carona no boom do folk, desencadeado em seguida. Com seu estilo único, Havens aparecia em casas noturnas como a Cafe Wha?. Sua guitarra tinha uma afinação insólita (nota minha: segundo a Wikipedia, em português, a afinação era em ré) e somente o polegar era usado para os acordes (nota minha: ao invés dos outros quatros dedos, como é o normal).
5Dedilhando o instrumento percussivamente e cantando com uma voz rouca, suas apresentações eram hipnotizantes. Havens assinou com a Douglas Records em 1965 e gravou dois discos que lhe renderam admiradores na região. Em 1967, a Verve, divisão da MGM Records, criou um selo folk (Verve Forecast) e contratou Havens e outros artistas do gênero. O resultado, para o cantor, foi o seu terceiro álbum, "Mixed Bag". Houve um certo marasmo, até que, com o lançamento do álbum "Something Else Again", de 1968, Havens começou a chegar às paradas - na verdade, o quarto, o terceiro e o segundo disco do músico entraram nos ranques musicais naquele ano, nessa ordem. Em 1969 chegou o seu disco duplo, "Richard P. Havens, 1983".
1A carreira de Havens beneficiou-se grandemente com a sua apresentação no festival de Woodstock, em 1969, e também com suas subsequentes aparição e participação no filme e no disco, respectivamente, que registraram o concerto, lançados em 1970. Seu primeiro álbum depois dessa exposição, "Alarm Clock", foi Top 30 e produziu um single Top 20 através de "Here Comes The Sun". Essas gravações alavancaram a carreira de Havens, comercialmente, abrindo caminho para que as suas turnês internacionais fossem um sucesso.
6Por volta do final dos anos 70, ele abandonou as gravações e voltou-se inteiramente para as performances ao vivo. Havens retornou aos discos com uma enxurrada de lançamentos em 1987: um álbum novo, "Simple Things"; outro com regravações de canções de Bob Dylan e dos Beatles; e uma coletânea. Em 1991, Havens assinou o seu primeiro contrato com uma grande gravadora após 15 anos, e lançou "Now" pela Sony Music. "Nobody Left To Crown" surgiu pela etiqueta Verve Forecast em 2008. O músico morreu de infarto, em sua casa, localizada em Jersey City, New Jersey, EUA, no dia 22 de abril de 2013; ele tinha 72 anos (William Ruhlmann, AllMusic; tradução livre do inglês).

2 comentários:

Anônimo disse...

É sempre bom relembrar o grande Richie Havens!!!
Obrigada pela postagem!

Musicômano disse...

Tens razão, anônimo. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...