domingo, 18 de maio de 2014

Shotgun - Dallasian Rock [Bonus Tracks]

Cover
Banda: Shotgun
Disco: Dallasian Rock [Bonus Tracks]
Ano: 2013(*)
Gênero: Classic Rock, Hard Rock
Faixas:
Original LP
1. Rock Star Queen (3:09)
2. In The Music (4:12)
3. Seems Like You Would Understand (2:36)
4. Play The Game (3:27)
5. Last Night (3:01)
6. Mercy (4:00)
7. Feelin' Good (3:46)
8. Straight Out (4:16)
9. Keep A Steady High (2:10)
10. Dallasian Rock (3:31)
11. Leavin' On A Train (3:54)
Bonus CD
12. We Are The Stars [Demo,1974 [Bonus Track] (2:25)
13. You Won't See Me Again [Demo,1974 [Bonus Track] (2:41)
14. Cold Sunday [Demo,1974 [Bonus Track] (3:20)
15. I Never Wanted You To Know [Demo,1974 [Bonus Track] (3:07)
16. The Way It's Supposed To Be [Demo,1974 [Bonus Track] (4:17)
17. Keep A Steady High [Demo,1974 [Bonus Track] (2:33)
18. Silver Bullets [Demo,1974 [Bonus Track] (3:43)
19. I Know What You're Saying [Live, 1976] [Bonus Track] (4:21)
20. The Way It's Supposed To Be/Silver Bullets [Live, 1976] [Bonus Track] (8:58)
21. Leavin' On A Train [Live, 1976] [Bonus Track] (4:12)
Não se conseguiu descobrir a autoria das músicas.
Créditos:
Billy Metcalf: Vocals
John Michael Soria: Guitar, Vocals
Russ Skarsten: Organ, Percussion, Keyboards, Vocals
Hugh Coleman: Bass, Vocals
Guy Houston: Drums
John Nitzinger: Guitar
(*) As gravações originais realizaram-se entre 1974 e 1976.
https://anon.click/nurek53
Resenha:
O disco da Shotgun, banda de rock setentista de Dallas-Fort Worth, Texas, EUA, intitulado "Dallasian Rock", finalmente viu a luz do dia graças à Shroom Angel Records, que pegou a esquecida gravação texana, remasterizou-a, e agora apresenta-a para as novas gerações de apreciadores da música dos anos 70.
Rich Patz, dono da gravadora, recuperou mais uma vez fitas descartadas de uma popular banda roqueira de Dallas dos anos 70, e lançou, pelo seu selo – que, aos poucos, começa a ter o reconhecimento do público –, as 11 faixas gravadas pelo grupo em estúdio. Aficionado por música, ele se dedica a garimpar gravações perdidas e relançá-las com áudio melhorado e fascinantes embalagens. O disco foi formatado em CD, mas você também pode encontrar uma edição limitada em vinil, preparada por esse grande colecionador, que aprecia o som puro e encorpado, só obtido pela gravação em LP.
4A Shotgun era: Guy Houston na bateria, Hugh Coleman no baixo, John Michael Soria na guitarra solo, Russ Skarsten nos teclados e Billy Metcalf nos vocais. Formada na noite de ano-novo de 1973, a banda ficou três anos tocando na região até apresentar-se pela última vez, ironicamente na entrada do ano de 1977, no Electric Ballroom, em Dallas, Texas. Antes, porém, na primavera de 1976, a Shotgun gravou, no Harvest Studios, em Dallas, seu primeiro disco, com 11 faixas, que se chamaria "Dallasian Rock". Como sabemos agora, o álbum nunca chegou às prensas, tendo ficado guardado "na lata", como se diz, durante os últimos 37 anos.
O CD começa com a esplêndida "Rock Star Queen", do guitarrista John Michael, que tem a participação de John Nitzinger na guitarra rítmica. Um número poderoso, com riffs clássicos de guitarra, letra densa e ritmo contagiante. Eu queria saber: para quem a música foi composta? Ao longo do disco, a sensibilidade é a tônica, como revelam as faixas "Seems Like You Would Understand" e "Play The Game", onde se sobressaem os vocais harmoniosos de Billy Metcalf.
Consistente e embalada, a Shotgun possuía uma sonoridade singular, uma mistura própria. A faixa 5 do CD, "Last Nite", muda o compasso, diminui o ritmo mas mantém a autenticidade e o estilo sem rodeios característicos da banda.
Uma das minhas canções preferidas do CD é "Mercy", completamente dominada pelo inesquecível charme setentista. Nuances precisas, com uma dinâmica excelente e riffs impecáveis de guitarra. A sétima faixa, "Feelin Good" é um número mais compassado, um vaivém sonoro com final energético e, disparado, o melhor trabalho solo de guitarra da gravação original. A temática que inunda todo o disco é o amor: autêntico, consumado ou buscado. Letras estilo anos 70 do início ao fim!
1A faixa 8 do CD, "Straight Out" é uma música lenta, cujo vocal parece ter sido improvisado por Billy Metcalf. "Keep A Steady High" é outro número que mostra o talento dos integrantes da banda, sobretudo do tecladista. Uma canção ingênua e divertida, curta e doce. A faixa-título, "Dallasian Rock", consta no CD como um tributo ao cenário roqueiro de Dallas. Uma canção texana tradicional, despontando a guitarra de John Michael Soria.
A última faixa do CD é "Leavin 'On A Train". É uma música poderosa, com esmerado trabalho de guitarra slide e uma agradável linha de baixo, que captura a essência do disco inteiro. Mas não termina aí. Devido ao espaço disponível no LP, o CD trouxe faixas extras: apresentações ao vivo, entre as quais "Silver Bullet" e "I Know What Your Sayin'", gravadas na rádio KZEW FM ("The Zoo") por volta de 1976, além de demos raras e versões alternativas. Uma grande peça, sem dúvida, do rock-and-roll de Dallas, o lançamento da Shotgun, em CD ou LP, não é de se perder (Michael Insuaste, Jam Magazine Online; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...