segunda-feira, 12 de maio de 2014

Canned Heat - Canned Heat

Cover
Banda: Canned Heat
Disco: Canned Heat
Ano: 1967(*)
Gênero: Blues, Blues Rock, Boogie Rock, Modern Electric Blues
1. Rollin' And Tumblin' (Morganfield) 3:11
2. Bullfrog Blues (Hite, Wilson, Vestine, Cook, Taylor) 2:20
3. Evil Is Going On (Dixon) 2:24
4. Goin' Down Slow (Olden) 3:49
5. Catfish Blues (Traditional) 6:48
6. Dust My Broom (James) 3:18
7. Help Me (Dixon, Bass) 3:12
8. Big Road Blues (Hite, Wilson) 3:15
9. The Story Of My Live (Jones) 3:43
10. The Road Song (Hite, Wilson) 3:16
11. Rich Woman (Mackinley, Labostrie) 3:04
Créditos:
Bob "The Bear" Hite: Vocals
Alan "Blind Owl" Wilson: Guitar, Vocals, Harp
Henry "Sunflower" Vestine: Guitar
Larry "The Mole" Taylor: Bass
Frank Cook: Drums
(*) CD lançado em 1990. A Wikipedia aponta diferentes compositores para algumas músicas: "Bulffrog Blues": William Harris; "Catfish Blues": Robert Petway (endossada pelo AllMusic); "Dust My Broom": Robert Johnson e Elmore James; "Help Me": Sonny Boy Williamson II; "Big Road Blues": Tommy Johnson; "The Road Song": Floyd Jones (endossada pelo AllMusic).
http://freetexthost.com/zaymzvdhbm
Biografia:
Uma banda azarada dos anos 60, a Canned Heat foi criada por Alan Wilson e Bob Hite, estudiosos da história do blues e colecionadores de discos do gênero. O grupo parecia estar no caminho certo, tendo tocado em todos os festivais de prestígio (incluindo Monterey e Woodstock, ganhando destaque nos documentários realizados sobre os concertos), todavia, por alguma estranha razão, nunca encontrou um público constante.
1Mas, certamente, o coração da banda estava no lugar certo. O disco de estreia da Canned Head – lançado pouco depois de sua aparição em Monterey – foi tão fundo nas raízes do blues como nenhuma banda do mesmo gênero conseguiu ir, à exceção da primitiva Paul Butterfield Band. Hite, apelidado de "Urso", portava-se no palco de acordo com o antigo figurino tradicional de Howlin' Wolf e outros de idêntica envergadura. Wilson era um extraordinário gaitista, com tom alto e grande vibrato.
5Seu trabalho na guitarra, especialmente em afinações abertas (por sinal, ele tocou em gravações redescobertas da Son House de meados dos anos 60), deu à banda uma profundidade e textura que a maioria dos outros guitarristas rítmicos só poderia aspirar (nota minha: na verdade, Wilson também era solista, como se pode constatar em diversos vídeos em que ele aparece). Henry Vestine – outro incorrigível colecionador de discos – foi a resposta da costa oeste a Michael Bloomfield e capaz de incendiar a guitarra a qualquer momento.
4O crescimento da Canned Heat ocorreu com o lançamento do seu segundo disco, que caracterizou o grupo, entre o público hippie festeiro, como  "rei do boogie". Visando a homenagear o músico que lançou o estilo (nota minha: o boogie), a banda gravou um álbum com John Lee Hooker, propiciando uma das mais bem sucedidas turnês do velho bluseiro com um jovem grupo branco (ou preto, se se olhar a Canned Heat do ponto de vista apenas musical) apoiando-o. Após dois grandes sucessos – "Goin' Up The Country" e uma explosiva versão de "Let's Work Together", de Wilbert Harrison –, Wilson morreu sob circunstâncias misteriosas (provavelmente em função do consumo de drogas), em 1970.
7Hite, então, assumiu o leme da Canned Heat, até morrer, de ataque cardíaco, em 1981, durante uma apresentação da banda, que, aliás, passou por várias mudanças na sua composição no período em que Hite a liderou.
6Ainda assim, os membros sobreviventes – agora guiados pelo baterista Adolfo "Fito" de la Parra – continuaram excursionando e gravando, já com novo vocalista, Walter Trout, substituído, em 1985, por James Thornbury, que assumiu as rédeas da banda ao longo da década seguinte. Após a saída de Thornbury em 1995, o grupo selecionou Robert Lucas para assumir os vocais. Ato contínuo, gravou "The Canned Heat Blues Band", que, lamentavelmente, foi o último disco de Vestine com a Heat – ele faleceu em outubro de 1997, em Paris, no rastro de recente turnê da banda ali realizada. "Boogie 2000" apareceu dois anos depois (Bruce Eder, AllMusic; tradução livre do inglês).

6 comentários:

rintesh disse...

Thanks for the share,

Indignaldo Silva disse...

You're welcome, rintesh.

Aitor Rodriguez disse...

Hola, todos los enlaces de solidfiles descargan un programa exe. Parece perigoso ... Perdon pello Portuñol.

Indignaldo Silva disse...

Não clique no botão "download". Clique mais em baixo, em "direct download link". Saludos!

mparrara disse...

Só sonzeira parabéns.
Legal também você colocar a biografia da banda.
Show...

Indignaldo Silva disse...

Valeu o comentário, mparrara. Grande força.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...