terça-feira, 6 de maio de 2014

Jim Capaldi - Oh how we danced

Músico: Jim Capaldi
Disco: Oh how we danced
Ano: 1972(*)
Gênero: Blues Rock, Soft Rock, Classic Rock
Faixas:
1. Eve (Capaldi) 3:39
2. Big Thirst (Capaldi, Mason) 5:27
3. Love Is All You Can Try (Capaldi) 3:23
4. Last Day Of Dawn (Capaldi) 4:34
5. Don't Be A Hero (Capaldi) 5:57
6. Open Your Heart (Capaldi) 4:04
7. How Much Can A Man Really Take (Capaldi) 5:20
8. Oh How We Danced (S. Chaplin, A. Jolson) 4:28
Créditos:
Jim Capaldi: Vocals, Guitar, Piano
Jimmy Johnson: Electric Guitar
Barry Beckett: Piano, Organ
David Hood: Bass
Roger Hawkins: Drums
Steve Winwood: Organ (faixas 1, 6), Guitar (faixa 3), Vocals (faixa 6)
Paul Kossoff: Electric Guitar (faixas 2, 4, 5, 7), Electric Solo Guitar (faixa 8)
Dave Mason: Harmonica (faixa 2), Electric Solo Guitar (faixa 5)
Rebop Kwaku Baah: Percussion (faixas 4, 6), Congas (faixa 7)
Rick Grech: Bass (faixa 6)
Jim Gordon: Drums (faixa 6)
Chris Wood: Electric Saxophone (faixa 6), Flute (faixa 7)
Trevor Burton: Bass (faixa 7)
Mike Kellie: Drums (faixa 7)
Bob Griffin: Piano (faixa 7)
(*) CD lançado em 1996. A faixa 8, em alguns LPs, aparece com o nome de "Anniversary Song".
http://twixar.me/RrC
Biografia:
Nome verdadeiro: Nicola James Capaldi. Nascido em 2 de agosto de 1944, em Evesham, Worcestershire, Inglaterra, e morto em 28 de janeiro de 2005, em Londres, Inglaterra. Geralmente conhecido como "Cavalheiro" Jim Capaldi, ele conquistou mais afeição do que importância na história da música. Filho de um professor de música, Capaldi estudou piano e cantou desde a tenra idade, mas foi a bateria que finalmente atraiu sua atenção. Após integrar a Hellions e a Deep Feeling na metade dos anos 60, ele ficou amigo do tecladista e cantor Steve Winwood, que ainda pertencia à Spencer Davis Group.
4A dupla uniu-se a Dave Mason, ex-membro da Deep Feeling, e a Chris Wood para formar uma nova banda, Traffic, formalmente constituída em 1967. Durante a sua turbulenta história de oito anos de altos e baixos, a Traffic tornou-se referência no cenário do rock progressivo da época. E Capaldi ficou conhecido como o letrista que conseguiu complementar, exemplarmente, as ideias musicais inovadoras de Winwood.
12Durante a ausência forçada de Winwood, acamado por uma peritonite em 1972, Capaldi lançou o disco solo "Oh How We Danced". A boa colocação do álbum nas paradas americanas permitiu-lhe gravar discos em intervalos regulares. "Short Cut Draw Blood", de 1974, provou ser seu melhor trabalho, despejando dois singles de sucesso no Reino Unido: "It's All Up To You" e uma versão animada de "Love Hurts", de Boudleaux Bryant (mais tarde ranqueada no Top 5). Ele excursionou com sua banda, Space Cadets, em 1976, obtendo razoável resposta. Posteriormente, mudou-se para o Brasil com sua mulher, Aninha Campos, encerrando, definitivamente, a lucrativa parceria musical com Steve Winwood.
1Isso não impediu, porém, que Winwood continuasse a participar dos seus discos, como, por exemplo, em "Fierce Heart", de 1983, no qual colaborou de maneira notável. O álbum desovou apenas um hit no Top 30 estado-unidense, "That's Love".
Depois de uma pausa de quatro anos, Capaldi retornou ao cenário musical em 1988, com a coletânea "Some Came Running", e contribuiu para o multicampeão de vendas "Roll With It", de Winwood, lançado no ano seguinte. Em 1990, novamente cooperou com Winwood em "Refugees Of The Heart", e coescreveu o sucesso americano "One And Only Man".
9O ciclo completo concluiu-se em 1994, quando a reconstituída Traffic realizou uma turnê mundial e lançou o subestimado "Far From Home". Em 1996, Capaldi ganhou o prêmio BMI (nota minha: organização americana que atua em defesa de direitos autorais de músicos) por "Love Will Keep Us Alive", coescrita com Peter Vale e gravada pela Eagles. Em seguida, participou do decepcionante disco de Winwood, "Junction 7", lançado em 1997.
6Um CD interessante surgiu em 1999, apresentando músicas destacadas de Capaldi com seu antigo parceiro Dave Mason, intitulado "Live: The 40,000 Headmen Tour" (nota minha: o disco encontra-se catalogado na discografia de Dave Mason). Além das prediletas da Traffic, o álbum incluiu regravações fidedignas de itens selecionados do repertório solo de Capaldi, como  "Love Will Keep Us Alive".
5Em março de 2004, Capaldi, juntamente com a Traffic, entrou para o Rock And Roll Hall Of Fame. Cinco meses depois, contudo, recebeu o diagnóstico de câncer de estômago, em estágio terminal, perdendo sua breve luta contra a doença em janeiro de 2005. Capaldi foi um baterista de rock fantástico; vigoroso e simples, com um timing preciso. Mas, em vez de um baterista e percussionista que sabia cantar, ainda que bastante bem, certamente será mais carinhosamente lembrado pelas magníficas canções que escreveu em parceria com Winwood (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, pp. 269-70; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...