quarta-feira, 9 de abril de 2014

Alex Harvey And His Soul Band - Alex Harvey And His Soul Band

Banda: Alex Harvey And His Soul Band
Disco: Alex Harvey And His Soul Band
Ano: 1964(*)
Gênero: Blues Rock, British Blues, R&B
Faixas:
1. Framed (Leiber, Stoller) 3:19
2. I Ain't Worrying Baby (Harvey) 2:59
3. Backwater Blues (Johnson) 3:06
4. Let The Good Times Roll (Lee) 3:05
5. Going Home (Harvey) 2:09
6. I've Got My Mojo Working (Morganfield) 3:50
7. Teensville USA (Cogswall) 3:33
8. New Orleans (Traditional) 3:17
9. Bo Diddley Is A Gunslinger (McDaniel) 2:26
10. When I Grow Too Old To Rock (Romberg, Hammerstein) 2:26
11. Evil Hearted Man (Traditional) 3:00
12. I Just Wanna Make Love To You (Dixon) 2:38
13. The Blind Man (David) 2:35
14. Reeling And Rocking (Berry) 3:29
Créditos (prováveis):
Alex Harvey: Vocal
Ted Taylor: Lead Guitar
John Frankland: Rhythm Guitar
Howie Casey: Sax
Bobby Thompson: Bass
Gibson Kemp: Drums
Dave Woods: Sax 
Gravado ao vivo no Top Ten Club, em Hamburgo, Alemanha, em 13 de outubro de 1963, com a banda Kingsize Taylor And The Dominoes.

Biografia:
Alex Harvey nasceu em 5 de fevereiro de 1935, em Gorbals, Glasgow, Escócia, e morreu em 4 de fevereiro de 1982, em Zeebrugge, na Bélgica. Tendo deixado a escola aos 15 anos, ele se ocupou com várias atividades antes de optar pela música. Inspirado por Jimmie Rodgers, Woody Guthrie e Cisco Houston, familiarizou-se com diversos músicos que ensaiavam regularmente no estúdio local de Bill Patterson. Em 1955, uniu-se ao saxofonista Bill Patrick num grupo que misturava rock-and-roll e jazz tradicional. Conhecido como Clyde River Jazz Band ou Kansas City Skiffle Band, dependendo da clientela, o conjunto, mais tarde, denominou-se Kansas City Counts, tendo sido, juntamente com a Ricky Barnes All-Stars, uma das bandas vanguardeiras do circuito roqueiro escocês.
No final da década, com seu cantor em manifesto relevo, o grupo ficou conhecido como Alex Harvey's (Big) Soul Band, denominação derivada de um novo formato, mais compacto, para grupos de jazz, inaugurado por Horace Silver. O repertório da banda calcava-se em canções de Ray Charles e da Isley Brothers, além de versões urbanas de R&B, e a utilização inovadora de atabaques e outros instrumentos percussivos enfatizou a natureza suingada do seu som.
Popularizando-se na Escócia e no norte da Inglaterra, Harvey então mudou-se para Hamburgo, na Alemanha, onde gravou "Alex Harvey And His Soul Band", em outubro de 1963. Curiosamente, esse excelente disco não teve a participação do grupo regular do cantor, mas sim de músicos da Kingsize Taylor And The Dominoes. No ano seguinte, Alex retornou ao Reino Unido. Seu grupo estreou em Londres em 6 de fevereiro de 1964 e durante meses seguidos tornou-se uma atração bastante frequentada na capital da Inglaterra. Entretanto, mais uma oportunidade de capturá-lo em disco restou frustrada, pois "The Blues" (nota minha: lançado em 1964) consistia, em grande parte, de material solo de Harvey, acompanhado do seu irmão mais novo, Leslie.
8Esse álbum díspar incluiu leituras adequadamente idiossincráticas de "Danger Zone", "Waltzing Matilda" e "The Rock Candy Mountain Big". A despeito das intenções iniciais em contrário, Harvey dissolveu a Soul Band em 1965, objetivando uma sonoridade folk. Contudo, lançamentos subsequentes, como "Agent 00 Soul" e "Work Song", continuaram espelhando a paixão do artista pelo R&B. Após liderar brevemente a banda da casa noturna Dennistoun Palais, de Glasgow, Alex voltou para Londres em 1967 para formar a psicodélica Giant Moth. Alguns ex-integrantes desse efêmero grupo – Mox (flauta), Jim Condron (guitarra e baixo) e George Butler (bateria) – tocaram com o cantor em dois tonificados singles, "Someday Song" e "Maybe Someday".
4Agoniado pelo seu fracasso comercial, Harvey conseguiu se empregar na encoberta banda (nota minha: no original, "pit band", que, em óperas e musicais, é a orquestra ou banda que fica escondida num poço entre a plateia e o palco) do musical Hair, que protagonizou o disco "Rave Up Live From The Theatre Shaftesbury". O cantor restabeleceu sua carreira solo em 1969, com o voluntarioso "Roman Wall Blues". Esse poderoso álbum continha a versão original de "Midnigh Moses", uma composição que o cantor colocou no repertório da sua vindoura e substancial banda, a Sensational Alex Harvey Band. Ainda estarrecido pela trágica morte do seu irmão Leslie, eletrocutado no palco quando tocava com a Stone The Crows, Harvey criou a Sensational Alex Harvey Band com os membros da Tear Gas, uma esforçada banda escocesa de hard rock.
14E a SAHB virou um das maiores atrações populares, no começo dos anos 70, com seus shows, porém problemas de saúde afetaram o aloprado frontman da banda. Harvey abandonou a SAHB em outubro de 1977, apostando numa carreira individual menos frenética, mas "Mafia Stole My Guitar" não conseguiu recolocá-lo na vitrine. O vocalista sucumbiu a um ataque cardíaco em 4 de fevereiro de 1982, na Bélgica, ao final de uma turnê de quatro semanas pela Europa. Harvey foi um personagem enigmático e cativante, cujas façanhas ainda são contadas até hoje, mesmo após decorrido tanto tempo da sua morte (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 661; tradução livre do inglês).

15 comentários:

dado disse...

Muito obrigado
Um abraço... de França

Musicômano disse...

Eu que agradeço o comentário, dado. Um abraço.

Iceman disse...

Would you please re-up?

Indignaldo Silva disse...

OK, just wait a few days or less.

Indignaldo Silva disse...

New link.

Iceman disse...

Thanks for the new link. Unfortunately, gavitex does not work for me on my sat net. Mega works for me and the file host site you used for Broken Glass worked for me, also. Oh well, my bad luck. Thanks for trying. Cheers

Indignaldo Silva disse...

Give me your email I send you the file via We Transfer.

Iceman disse...

Thank you so much! That worked like a charm.

Indignaldo Silva disse...

You're welcome.

gym disse...

Sorry to bother you but I don't see the new link

Indignaldo Silva disse...

Link: http://gavitex.com/share/3etes3yfp

gym disse...

Thank you!!

Indignaldo Silva disse...

You're welcome.

Jaimemellorock Mello disse...

Nem sei o que dizer! Só sei que é bastante relaxante! Só poderia ser o espetacular Alex Harvey! Abraço, Indignaldo.

Indignaldo Silva disse...

Sou fanzaço do Alex Harvey, que só deixou músicas boas, embora sua breve vida. Abraço, Jaime.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...