quinta-feira, 23 de junho de 2016

Deep Feeling - Pretty Colours

Banda: Deep Feeling
Disco: Pretty Colours
Ano: 2008(*)
Gênero: R&B, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Pretty Colours (Capaldi, Jackson, Palmer) 3:03
2. The Ruin (Capaldi, Jackson, Palmer) 3:31
3. Chicken George (Capaldi, Jackson, Palmer) 2:36
4. The Necessitarian (Capaldi, Jackson, Palmer) 3:14
5. Or Something (Capaldi, Jackson, Palmer) 3:36
6. I Put A Spell On You (Hawkins) 2:30
7. Coming Home Baby (Tucker, Dorough) 3:13
8. I Don't Know Her Too Well (Jackson, Palmer) 3:22
9. On The Circle Of Life (Jackson, Palmer) 4:05
10. To A Lady In Black (Jackson, Palmer) 3:41
11. Imaginations Of Alice (Jackson, Palmer) 3:22
12. Blues For Witley (Palmer) 3:48
Créditos:
Jim Capaldi: Lead Vocals, Drums
Luther Grosvenor: Lead Guitar, Vocals
Gordon Jackson: Rhythm Guitar, Vocals
Dave Meredith: Bass
John "Poli" Palmer: Drums, Flute, Vibes
(*) Faixas gravadas originalmente entre 1966 e 1968.
Biografia:
Uma interessante banda britânica da metade dos anos 60, embora com escassas gravações, a Deep Feeling forneceu mão-de-obra para grandes grupos psicodélicos do final da década sessentista, célebres e cultuados: Traffic, Spooky Tooth, Family e Blossom Toes. O grupo derivou da banda Hellions, integrada por Jim Capaldi e Dave Mason, posteriormente membros da Traffic. Após Mason deixar a Deep Feeling, Luther Grosvenor, futuro guitarrista da Spooky Tooth, substituiu-o. Esse lineup, que também compreendia o vibrafonista e flautista Poli Palmer (depois componente das bandas Family e Blossom Toes), o guitarrista Gordon Jackson e o baixista Dave Meredith, realizou algumas gravações inéditas com Giorgio Gomelsky, influente agenciador, empresário e produtor do Reino Unido (mais conhecido por sua ligação com a Yardbirds).
"Pretty Colours", uma faixa de 1966, constou no CD "Floodgates Anthology", de Luther Grosvenor (nota minha: lançado em 2001), e é uma canção psicodélica muito cativante, com flauta, vibrafone, vocais distorcidos e uma agradável melodia pop com traços orientais que a Yardbirds frequentemente explorava.
Infelizmente, nada da Deep Feeling mereceu lançamento no período da sua existência, em que pese a banda ter gravado pelo menos uma outra faixa com Gomelsky, "Poltersgeist Of Alice" (segundo o encarte de "Floodgates Anthology"). Gomelsky recorda que a banda registrou material para um álbum inteiro, e que algumas ideias – o uso de percussão africana e vibrafone – terminaram incorporadas pela Traffic, à qual Capaldi aderiu depois, selando o fim da Deep Feeling. Além dos grupos pós-Deep Feeling mencionados acima, cabe referir ainda o disco solo de Gordon Jackson, lançado pela gravadora Marmalade, de Gomelsky, no encerramento dos anos 60 (nota minha: o álbum chama-se "Thinking Back") (Richie Unterberger, AllMusic; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...