quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Slack Alice - Slack Alice

Cover
Banda: Slack Alice
Disco: Slack Alice
Ano: 1974(*)
Gênero: Blues Rock, Boogie Rock, Hard Rock
1. Put Me On The Railroad (Pete Finberg, Sandra Barry, Michael Howard) 3:42
2. Gravelstone Cottage (Pete Finberg, Terence Sullivan) 6:53
3. Mammas Gonna Boogie (Pete Finberg, Sandra Barry, Eugene Jockel) 3:58
4. Slack Alice (Pete Finberg, Sandra Barry) 6:00
5. Mr. Sharpshooter (Pete Finberg, Michael Howard, Sandra Barry) 4:37
6. Southsea Island Girl (Pete Finberg) 4:29
7. Motorcycle Dream (Pete Finberg) 4:28
8. Na-Me-Nihcam (Soldier of the World) (Pete Finberg) 5:35
Créditos:
Alice Spring: Vocals
Pete Finberg: Lead Guitar, Vocals
John Cook: Keyboards, Vocals
Eddie Leach: Drums
Mick Howard: Bass, Vocals
(*) Ripagem do LP.
Biografia:
Correta banda inglesa de rock-and-roll/R&B/boogie, da qual se conhece pouco hoje, exceto que era oriunda de Londres e que não deve ser confundida com outra Slack Alice do norte da Inglaterra, liderada, na época, por Cliff Stocker.
Estilisticamente, a Slack Alice assemelha-se à Vinegar Joe. A voz de Alice Spring, da primeira, é bastante comparável à voz de Elkie Brooks, da segunda (e também à de Maggie Bell, da Stone The Crows). Quando o grupo bota pra quebrar, quebra mesmo: "Put Me On The Railroad", a faixa de abertura, e "Mama's Gonna Boogie" remetem, instantaneamente, à "Proud To Be (A Honky Woman)", da Vinegar Joe, embora a diferença de ritmo, e a última do lado A, "Slack Alice", é um verdadeiro arraso: bluseira, uma peça de vaudeville hollywoodiana nostálgica, que vale, sozinha, o preço do disco (tal como ocorre com "Soul In Chains" e "Framed", da Sensational Alex Harvey Band).
2O lado B do álbum é um pouco mais calmo, mas não inferior; a abertura, aqui, "Mr. Sharpshooter", é também um energético boogie, do tipo "daqueles que não se fazem mais".
Em linhas gerais, vale a pena desencavar o disco, embora seja duvidoso que esse solitário LP ganhe o formato de CD.
O tecladista Joe Cook tocou com Midnight Flyer (banda de Maggie Bell do final dos anos 70/início dos anos 80), Stretch, Alan Ross Band, Cozy Powell, Graham Bonnet, Peter Green e Rory Gallagher. Eddie Leach participou do disco "It's Only Rock 'N' Roll", da Rolling Stones. E Alice Spring integrou posteriormente a Darling, outra banda efêmera (Alex Gitlin, que cita, como fonte primária do texto, o livro "The Tapestry of Delights - The Comprehensive Guide to British Music of the Beat, R&B, Psychedelic and Progressive Eras 1963-1976", de Vernon Joynson; tradução livre do inglês).

7 comentários:

Eustáquio, The Humble Man disse...

Praticamente, eu desconhecia tudo contido na resenha. Nem conheço Vinegar Joe.
Fiquei surpreso de não se encontrar o disco em cd.
A faixa Motorcycle Dream tocava bastante numa emissora de rádio,em BH, nos anos 70,mas eu não conseguia encontrar o disco, que estava fora de catálogo.
Nem me lembro mais se encontrei o disco nos anos 80 e 90, e nem que tipo de transação que fiz-se comprei ou fiz troca- nem sei em que loja adquiri o álbum.
O grupo é muito competente.
A faixa título, que pra mim parece música de cabaré, é a que menos gosto, mas nem é uma música ruim. Chega até a ser engraça e Alice Spring canta com a voz diferente.
A última música, cantada pelo guitarrista, é ótima e nos surpreende...
Muitíssimo obrigado! Meu ano termina bem!rs
Valeu!!!
Um ótimo 2015 pra vc!

Indignaldo Silva disse...

Comigo foi o contrário, Eustáquio, eu conhecia a Vinegar Joe e desconhecia a Slack Alice. Mas realmente a banda é muito boa. Feliz Ano Novo para ti também.

Anônimo disse...

gracias por el aporte

Indignaldo Silva disse...

Não há de quê, anônimo.

Roderick Verden disse...

Indignado, infelizmente, a segunda faixa dá muito ruído.
Se fosse possível, sem querer abusar, haveria como ripar de novo o disco sem os ruídos na citada faixa?
Obrigado!
Abraços!

Indignaldo Silva disse...

Infelizmente, não dá. Eu não tenho o LP (acho que o disco nunca saiu em CD). Fiz o download dele em algum torrent da vida.

Roderick Verden disse...

Ok, compreendo. Valeu!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...