segunda-feira, 25 de agosto de 2014

The Average White Band - Live At Montreux 1977

AWB_Bklt:Layout 1
Banda: The Average White Band
Disco: Live At Montreux 1977
Ano: 2011(*)
Gênero: Funk, Soul, R&B
Músicas:
1. Pick Up the Pieces (McIntosh, Ball, Duncan, Gorrie, McIntyre, Stuart) 6:38
2. Work to Do (O. Isley, R. Isley) 6:29
3. A Love of Your Own (Doheny, Stuart) 5:14
4. Person to Person (Ball, Duncan, Gorrie, McIntosh, McIntyre, Stuart) 5:29
5. Got the Love (Ball, McIntosh, Stuart) 6:11
6. Sweet & Sour (Ball, Gorrie, Stuart) 4:40
7. Cut the Cake (Ball, Duncan, Gorrie, McIntosh, McIntyre, Stuart) 14:22
8. I Heard It Through the Grapevine (Strong, Whitfield) 11:58
Créditos:
Roger Ball: Keyboards, Alto Saxophone
Alan Gorrie: Bass, Vocals
Onnie McIntyre: Guitar, Vocals
Steve Ferrone: Drums, Percussion
M "Molly" Duncan: Tenor Saxophone
Hamish Stuart: Guitar
(*) Gravado ao vivo no Montreux Jazz Festival, em 10 de julho de 1977.
Logo Design by FlamingText.com
Biografia:
O funk manjado mas convincente da Average White Band cruzou o Atlântico e a barreira racial, prenunciando a chegada da disco music em meados dos anos 70. Cada um dos seus membros tinha passagem por várias bandas inglesas e escocesas antes de Alan Gorrie formar o grupo. Robbie Mcintosh vinha da Brian Auger's Oblivion Express; Roger Ball e Malcolm Duncan haviam integrado a Dundee Horns. Depois de abrir para Eric Clapton, no seu retorno ao palco do Rainbow Theatre, em 1973, a banda lançou um disco de estreia despercebido.
4No ano seguinte, abreviou seu nome para AWB, e o álbum de 1974, produzido por Arif Mardin, rendeu um Grammy para a música "Pick Up The Pieces" (n° 1 nas paradas de 1975). O grupo ficou abalado pela morte do baterista McIntosh, por overdose acidental de heroína numa festa em Hollywood, mas se recompôs e lançou o seu segundo disco de ouro: "Cut The Cake" (dedicado a Mcintosh). "Put It Where You Want It" foi o relançamento do seu primeiro disco. "Benny And Us" contou com a participação do cantor de soul Ben E. King. Depois de 1975, a AWB diminuiu o ritmo das gravações, enquanto seus membros começaram a trabalhar como freelancers, inclusive com Chaka Khan, em 1978. Gorrie, Ferrone e Stuart gravaram como Easy Pieces, com Renee Geyer.
7Mais tarde, Ferrone tocou bateria para a Duran Duran, e Stuart juntou-se à banda de Paul MacCartney para a gravação de "Flowers in the Dirt" e a turnê subsequente. Em 1989, Gorrie, McIntyre e Ball recrutaram o vocalista Alex Ligertwood e refundaram a AWB. O grupo continuou realizando shows (e, em menor grau, gravações) nos anos 90. Entrementes, a Hamish Stuart Band lançou o disco "Sooner or Later", em 2000 (The Rolling Stone Encyclopedia of Rock & Roll. Third Edition. Edited by Holly George-Warren and Patricia Romanoswki. New York: Fireside, 2001, pp. 32-3).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...