quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Eire Apparent - Sunrise [Bonus Tracks]

Cover
Banda: Eire Apparent
Disco: Sunrise [Bonus Tracks]
Ano: 2010(*)
Gênero: Psychedelic Rock, Classic Rock
Músicas:
1. Yes I Need Someone (Stewart, Graham, Cox, Lutton) 3:12
2. Got To Get Away (Graham) 3:21
3. The Clown (Stewart) 3:19
4. Mr. Guy Fawkes (Cox) 5:54
5. Someone Is Sure To (Want You) (Graham) 2:37
6. Morning Glory (Cox) 3:26
7. Magic Carpet (Graham) 2:53
8. Captive In The Sun (Cox) 5:40
9. Let Me Stay (Stewart, Graham, Cox, Lutton) 3:39
10. 1026 (Graham, Stewart) 4:13
11. Rock 'N' Roll Band [Single A-Side, 1969] [Bonus Track] (Taylor, Graham) 3:26
12. Here I Go Again [Single B-Side, 1968] [Bonus Track] (Lutton, Graham, McCullogh, Stewart) 2:11
13. Follow Me [Single A-Side, 1968] [Bonus Track] (Snaw, Landon, Keen) 2:45
14. The Price Of Love [Live Audience Recording] [Bonus Track] (D. Everly, P. Everly) 12:20
15. Highway 61 Revisited [Recorded Live in Stuttgart, Germany, on 19th January 1969] [Audience Recording] [Bonus Track] (Dylan) 4:35
16. Mama Talk To Your Daughter [Recorded Live in Stuttgart, Germany, on 19th January 1969] [Audience Recording] [Bonus Track] (Lenoir) 4:39
17. Gloria [Recorded Live in Stuttgart, Germany, on 19th January 1969] [Audience Recording] [Bonus Track] (Morrison) 11:37
Créditos:
Ernie Graham: Vocals, Rhythm Guitar
Mick Cox: Lead Guitar, Flute
Chris Stewart: Bass Guitar, Vocals
Dave Lutton: Drums
David Taylor: Lead Guitar (faixas 14-17)
Convidados especiais:
Jimi Hendrix: Lead Guitar (faixas 1-11)
Noel Redding: Harmony Vocals (faixa 3)
Robert Wyatt: Harmony Vocals (faixa 3)
(*) LP original lançado em 1969.
Logo Design by FlamingText.com
Biografia:
A Eire Apparent constituiu-se, na realidade, a partir da derradeira formação da People, uma banda dos anos 60 cuja história caracterizou-se por constantes mudanças de pessoal. A People, gerenciada por David Robinson, mudou-se da Irlanda do Norte para Blackpool (nota minha: uma cidade litorânea a noroeste da Inglaterra) e então experimentou um período altamente bem sucedido e influente em Dublin, antes de seguir para Londres, em maio de 1967. Lá, a banda suportou um par de meses difíceis até conseguir um show, através do seu antigo empresário, na UFO (nota minha: famosa casa noturna de Londres da década de 60). A apresentação despertou o interesse de Mike Jeffreys e Chas Chandler, que passaram a empresariar a banda, dando-lhe o nome de Eire Apparent (cortesia de Chandler) e levando-a a excursionar, entre novembro e dezembro de 1967, com os legendários grupos Jimi Hendrix Experience, Move e Pink Floyd.
2A primeira gravação da Eire Apparent foi um excelente single, "Follow Me/Here I Go Again". Lançado pela Track Records em janeiro de 1968, o disco não decolou e a gravadora desistiu da opção de um LP. A banda, porém, teve melhor sorte na América do Norte, onde passou a maior parte de 1968 abrindo shows para Hendrix e Animals, ou então para Soft Machine, grupos administrados por Jeffreys e Chandler. Infelizmente, Henry McCullough acabou detido no Canadá, no primeiro semestre de 1968, e teve de deixar o país para livrar-se da prisão. O resto da banda ficou compreensivelmente relutante em abandonar a turnê, e por isso se providenciou a substituição de McCullough por Mick Cox (ex-The End, The Alleykatz). A banda finalmente assinou contrato com a Buddah Records, sendo a primeira banda não-americana a figurar no catálogo da gravadora.
1Com novo guitarrista e Jimi Hendrix na cadeira de produtor, a banda gravou o seu LP de estreia, pela Buddah Records, em outubro de 1968. "Sunrise" misturou rock, pop sessentista, psicodelia e um pouco do som progressivo então emergente. Sua natureza diversificada tem sido usada para depreciá-lo, de vez em quando, mas o disco encontra-se há bastante tempo na lista dos colecionadores do gênero psicodélico. Tem vendido razoavelmente até agora e foi reeditado durante vários anos. Era comum encontrá-lo em promoção, mas hoje é mais difícil achá-lo em bom estado (nota minha: é óbvio que o autor do texto está falando do LP). Uma música do álbum, "Mr. Guy Fawkes", transformou-se num sucesso da banda psicodélica australiana Dave Miller Set, que lhe deu uma versão fantástica. Mick Cox deixou a banda, por razões desconhecidas, previamente ao lançamento do disco. No seu posto entrou "Tiger" David Taylor (ex-Teddie & The Tigers), em novembro de 1968.
De volta a Londres, no início de 1969, a banda gravou uma nova música, "Rock 'N' Roll Band", que estampou o lado A do seu segundo single. A Buddah lançou o LP de estreia em janeiro (?) (nota minha: a interrogação consta no texto original) de 1969 apenas nos Estados Unidos. O resto do mês gastou-se em turnê na Europa com Hendrix. As performances da banda, nessa excursão, em Stuttgart (19 de janeiro) e Viena (22 de janeiro), sobreviveram em áudio através de gravações amadoras. O set de meia hora inclui covers de "The Price of Love" (Everly Brothers), "Highway 61 Revisited" (Dylan) e "Gloria" (Them), mais tarde estendidos com o acréscimo de naipe de metais completo e solo de bateria. No final da turnê, o relacionamento de Mike Jeffreys e Hendrix rompeu-se, e a banda voltou para o Reino Unido sem empresário e gravadora.
3Ainda em 1969, a banda tentou estabelecer-se no Reino Unido, mas encontrou resistências por ter concentrado seu trabalho em turnês americanas e pertencer ao cast de uma gravadora ianque, obrigando-a a recomeçar do zero novamente. O segundo single saiu em março de 1969, destinado a promover o lançamento do disco de estreia da banda no Reino Unido. "Rock 'N' Roll Band" é muito boa, mas a canção do lado B, "Yes I Need Someone", é soberba. O disco não alcançou as paradas. Em 20 de abril, o grupo gravou três faixas para o programa John Peel BBC Top Gear, que nunca mereceram lançamento. Em maio de 1969, o LP da banda finalmente chegou às lojas do Reino Unido, com um pequena alteração na sequência das faixas.
4A banda continuou a excursionar até o fim de 1969 e também em 1970. Após um longo ano de turnês por inexpressivas casas noturnas e universidades na Grã-Bretanha, e com pouco material para mostrar, a Eire Apparent decidiu separar-se ao término de 1970. Na época, Tiger Taylor já havia saído para formar a Anno Domini. Substituiu-o, durante um breve período, Peter Tolson (guitarra e vocais), mais conhecido como membro da Pretty Things em meados dos anos 70. Ernie Graham gravou um brilhante LP solo para o selo Liberty Records, em 1971, auxiliado por integrantes da Brinsley Schwartz, envolveu-se com a Help Yourself (ligeiramente, em 1972) e, em seguida, formou a Clancy. Dave Lutton tocou bateria com Heavy Jelly, Ellis e Marc Bolan. Chrissie Stewart agrupou-se à Full House, de Frankie Miller, e posteriormente à Spooky Tooth.
Depois que deixou a Eire Apparent, Henry McCullough integrou a Sweeney's Men e, mais tarde, a Grease Band, que acompanhava Joe Cocker, e lançou dois álbuns individuais pela gravadora Dark Horse, de George Harrison. Também participou, como convidado, em incontáveis discos. Mick Cox constituiu a Mick Cox Band e gravou com Van Morrison nos anos 80 (irishrock.org; tradução livre do inglês).

2 comentários:

juan manuel muñoz disse...

muchas gracias, saludos

Musicômano disse...

Obrigado pelo comentário, Juan. Saludos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...