quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Free - Tons Of Sobs [Bonus Tracks]

Banda: Free
Disco: Tons Of Sobs [Bonus Tracks]
Ano: 2001(*)
Gênero: Blues Rock, Electric Blues, British Blues
Faixas:
1. Over The Green Hills Pt. 1 (Rodgers) 0:50
2. Worry (Rodgers) 3:27
3. Walk In My Shadow (Rodgers) 3:30
4. Wild Indian Woman (Rodgers, Fraser) 3:40
5. Goin' Down Slow (Oden) 8:22
6. I'm A Mover (Rodgers, Fraser) 2:56
7. The Hunter (Jones, Wells, Dunn, Jackson, Cropper) 4:14
8. Moonshine (Rodgers, Kossoff) 5:04
9. Sweet Tooth (Rodgers) 4:54
10. Over The Green Hills Pt. 2 (Rodgers) 2:07   
11. I'm A Mover [BBC session] [Bonus Track] (Rodgers, Fraser) 3:05
12. Waitin' On You [BBC session] [Bonus Track] (King, Washington) 2:18
13. Guy Stevens Blues [Blues jam] [Bonus Track] (Free) 4:43
14. Moonshine [Alternate vocal] [Bonus Track] (Rodgers, Kossoff) 5:11
15. Sweet Tooth [Early take & alternative lyrics] [Bonus Track] (Rodgers) 4:56
16. Visions Of Hell [Unreleased master mix] [Bonus Track] (Rodgers, Fraser) 3:49
17. Woman By The Sea [Alternative version] [Bonus Track] (Rodgers, Fraser) 3:22
18. Over The Green Hills [BBC session] [Bonus Track] (Rodgers) 3:52
Créditos:
Paul Rodgers: Vocals
Paul Kossoff: Lead Guitar
Andy Fraser: Bass Guitar
Simon Kirke: Drums
Músico adicional:
Steve Miller: Piano
(*) LP lançado originalmente em 1968.
http://rarme.com/?VfnHb
Biografia:
Formada em meio ao boom do blues britânico de 1968, a Free originalmente compreendia Paul Rodgers (nascido em 17 de dezembro de 1949, em Middlesbrough, North Riding of Yorkshire, Inglaterra; vocais), Paul Kossoff (nascido em 14 de setembro de 1950, em Hampstead, Londres, Inglaterra, e morto em 19 de março de 1976; guitarra), Andy Fraser (nascido em 7 de agosto de 1952, em Londres, Inglaterra; baixo) e Simon Kirke (nascido em 28 de julho de 1949, em Shrewsbury, Shropshire, Inglaterra; bateria). Embora relativamente jovens, os membros da banda eram músicos experientes, particularmente Fraser, ex-membro da Bluesbreakers, de John Mayall. Kossoff e Kirke haviam participado da Black Cat Bones, banda de apoio de Champion Jack Dupree.
A Free, desde cedo, recebeu o incentivo de Alexis Korner, mas, após lançar, em 1968, seu primeiro disco, o excelente e vigoroso "Tons Of Sobs", começou a aprimorar um estilo próprio para a gravação do segundo álbum. A inserção de poderosas canções originais, incluindo "I'll Be Creeping", mostrou um talento amadurecido; por outro lado,  a expressiva voz de Rodgers e a pungente guitarra de Kossoff reforçaram a crescente reputação do grupo. O esmerado blues rock do quarteto atingiu o seu pico comercial com "Fire And Water", de 1970. Essa definitiva seleção apresentou comoventes baladas – "Heavy Load", "Oh I Wept" – e imprescindíveis canções em alta rotação, com "All Right Now" à frente. Uma versão editada dessa cativante música alcançou o 2° lugar nas paradas do Reino Unido e o 4° lugar nas paradas americanas em 1970, e desde então solidificou-se como uma das mais marcantes interpretações da música pop, reaparecendo periodicamente nas listas dos singles mais vendidos e/ou executados.
O quarto álbum da banda, "Highway", exibiu uma sonoridade mais branda, incrementando-se a utilização do piano em detrimento da guitarra de Kossoff. Em parte, isso resultou de atritos entre os integrantes do grupo, situação agravada quando o single "The Stealer" não conseguiu emular o sucesso do seu predecessor. O grupo separou-se em maio de 1971, paradoxalmente na esteira de outro single exitoso, "My Brother Jake" (4° lugar nas paradas britânicas), mas reagrupou-se em janeiro do ano seguinte, quando os projetos residuais desandaram, muito embora a associação de Kossoff e Kirke (Kossoff, Kirke, Tetsu And Rabbit) tenha frutificado. "At Last", o sexto disco do grupo, lançado em 1972, trouxe alguma centelha da antiga chama, e inseriu a música "Little Bit Of Love" no Top 20 do Reino Unido.
O agravamento do estado de saúde de Kossoff e a debandada de Fraser minaram a autoconfiança da banda. Um lineup formado às pressas, constituído por Rodgers, Kirke, John "Rabbit" Bundrick (nascido em 21 de novembro de 1948, em Houston, Texas, EUA; teclados) e Tetsu Yamauchi (nascido em 21 de outubro de 1946, em Fukuokoa, Japão; baixo) empreendeu uma turnê pelo Japão, mas, em que pese o retorno do guitarrista para vários shows no Reino Unido, sua contribuição para o último disco da Free, "Heartbreaker", mostrou-se diminuta. Kossoff dedicou-se à carreira solo em outubro de 1972; Wendel Richardson, da Osibisa, ocupou o seu posto temporariamente. Apesar de um derradeiro single Top 10, "Wishing Well", em janeiro de 1973, a banda encerrou suas atividades em julho daquele ano. Rodgers e Kirke formaram depois a Bad Company, enquanto Yamauchi uniu-se à Faces. Numa época em que o rock britânico desenvolvia-se mais rápido do que o som, a Free representou-o estupendamente. Misturando blues, metal e pop melódico, o grupo construiu um pequeno nicho destinado a perdurar no tempo (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 565; tradução livre do inglês).

4 comentários:

Spirit walker disse...

Amigão, ficaria muitíssimo feliz se você botasse na fila a discografia completa do Neil Merrywether, um super guitarrista que descobri estes dias, mas não tenho nada do camarada. Posso aguardar amigão ?

Indignaldo Silva disse...

Não recebi o e-mail do teu comentário. O Blogger ultimamente anda falhando. Mas vou ver o que eu tenho do Neil e, se for o caso, posto alguma coisa.

Rob disse...

Otro muy fregón, también.
Gracias, máster.

Indignaldo Silva disse...

Não há de quê, Rob.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...