domingo, 18 de outubro de 2015

The Guess Who - It's Time

Banda: The Guess Who
Disco: It's Time
Ano: 1966(*)
Gênero: Blues Rock, Boogie Rock, Classic Rock
Faixas:
1. All Right (Ross, Vanadore) 2:23
2. And She's Mine (Randy Bachman) 2:42
3. As (Randy Bachman) 2:25
4. You Know He Did (Al Ramson) 2:06
5. Baby Feelin' (Johnny Kidd) 2:02
6. Clock On The Wall (Randy Bachman) 3:03
7. Don't Act So Bad (Jim Kale) 3:11
8. Believe Me (Randy Bachman) 2:55
9. Seven Long Years (Burton Cummings) 2:48
10. One Day (Randy Bachman) 2:03
11. Gonna Search (Randy Bachman) 2:29
12. Guess I'll Find A Place (Chad Allan) 2:24
Créditos:
Chad Allan: Lead Vocals, Rhythm Guitar
Randy Bachman: Lead Guitar, Backing Vocals
Jim Kale: Bass, Backing Vocals
Garry Peterson: Drums
Burton Cummings: Keyboards, Backing Vocals, Lead Vocals (faixas 1, 6, 7, 9)
(*) CD lançado em 1997.
http://tinyurl.com/q2turnx
Biografia:
A Guess Who foi a banda de rock mais popular do Canadá nos anos 60 e início dos anos 70. O grupo proveio de uma banda chamada Chad Allan And The Reflections, formada em Winnipeg, Canadá, no ano de 1962, que, por sua vez, adveio de duas outras, Allan And The Silvertones e Velvetones. O lineup original da Chad Allan And The Reflections compreendia Allan (nome verdadeiro: Allan Kobel; guitarra e vocais), Jim Kale (nascido em 11 agosto de 1943; baixo), Randy Bachman (nascido em 27 de setembro de 1943, em Winnipeg, Manitoba, Canadá; guitarra), Bob Ashley (piano) e Garry Peterson (nascido em 26 de maio de 1945; bateria).
Seu primeiro single, "Tribute To Buddy Holly", chegou às lojas do Canadá em 1962, pelo selo Canadian American. Seguiram-se singles pelas gravadoras Quality e Reo. Em 1965, o grupo mudou seu nome para Chad Allan And The Expressions e gravou "Shakin' All Over", um cover da Johnny Kidd And The Pirates, lançado em território canadense pela Quality e em solo americano pela Scepter Records. O single alcançou o 1° lugar nas paradas canadenses e o 22° lugar nas paradas americanas. Ashley deixou o grupo e foi substituído por Burton Cummings, ex-membro da banda canadense Deverons, que dividiu os vocais com Allan durante um ano. Em 1965, o grupo lançou seu primeiro disco longo, "Shakin' All Over". Querendo sugerir aos potenciais compradores do álbum que o grupo era inglês, a Quality adicionou a expressão "Guess Who?" na capa, propiciando à banda uma deixa para renomear-se assim dali em diante.
Em 1966, Allan abandonou o grupo. No seu lugar, entrou Bruce Decker, outro ex-integrante da Deveron, que, porém, permaneceu pouco tempo, tendo Cummings assumido o posto de vocalista do quarteto.
Apesar de não figurar nas paradas americanas por três anos, a Guess Who permaneceu popular no Canadá. Em 1967, a banda conseguiu emplacar nas paradas do Reino Unido o single "His Girl", distribuído pela etiqueta King. Uma breve e desorganizada turnê pelo Reino Unido deixou o grupo endividado. Retornando ao Canadá, gravou comerciais para a Coca-Cola e apareceu no programa televisivo Let's Go, impulsionando ainda mais sua popularidade no país.
Seus singles continuaram sendo lançados no Canadá pela Quality, e nos Estados Unidos pelas gravadoras Amy e Fontana Records. Em 1968, com apoio financeiro do produtor Jack Richardson, a banda gravou, em Nova Iorque, "Wheatfield Soul", editado no Canadá pela Nimbus 9, selo de Richardson. O terceiro single do disco, "These Eyes", composto por Cummings e Bachman, chegou ao topo das paradas canadenses e proporcionou ao grupo um contrato com a americana RCA Records.
O mesmo single alcançou o 6° lugar nas paradas estadunidenses em 1969. Ainda em 1969, o segundo disco longo, "Canned Wheat Packed By The Guess Who", também chegou às paradas, assim como "Laughing", o lado B do compacto "Theses Eyes" (Top 10) e "Undun", 22° lugar nas paradas norte-americanas.
O agitado ano do grupo terminou com o single "No Time" na colocação nas paradas.
Em março de 1970, a vigorosa "American Woman" tornou-se a única canção da Guess Who a figurar no primeiro posto das paradas ianques. O lado B do single, "No Sugar Tonight", também recebeu considerável divulgação radiofônica. "American Woman" foi o único disco longo da banda incluído no Top 10 americano na época. Em julho de 1970, Bachman deixou a Guess Who, pois queria encontrar um grupo de rock compatível com a sua religião mormonista. Ele reapareceu, primeiramente, junto com Chad Allan, numa nova banda chamada Brave Belt e, mais tarde, na Bachman Turner Overdrive (sem Allan), que, por si só, ironicamente, ficou famosa na década de 70 tocando rock pesado.
Um disco gravado pela Guess Who enquanto Bachman ainda a integrava acabou cancelado. E os guitarristas Kurt Winter e Greg Leskiw preencheram a lacuna deixada por Bachman. O ano de 1970 terminou com outro single Top 10 nos Estados Unidos, "Share The Land". A banda seguiu empilhando singles e discos nas paradas no início dos anos 70, incluindo "Albert Flasher" e "Rain Dance" em 1971. Já o seu "Greatest Hits" chegou ao 12° lugar nas classificações de sucessos. Em 1972, Leskiw e Kale saíram, sendo substituídos por Don McDougall e Bill Wallace, respectivamente. Em 1974, foi a vez de Winter e McDougall irem embora, entrando Dom Troiano (nome verdadeiro: Domenic Troiano, nascido em 17 de janeiro de 1946, em Modugno, Itália, e morto em 25 de maio de 2005, em Toronto, Ontário, Canadá), ex-guitarrista da James Gang. Naquele ano, o single "Clap For The Wolfman", composto para o disc jockey americano Wolfman Jack, atingiu o 6° lugar nas paradas americanas, mas foi o último sucesso do grupo. Em 1975, Cummings dissolveu a banda e iniciou carreira solo.
Em 1979, a Guess Who reagrupou-se em torno de Allan, Kale, McDougall e três novos membros, gravando e excursionando, mas a iniciativa resultou malsucedida. Reformulações parecidas (sem Cummings) também falharam. Uma reunião em 1983 provocou alguma visibilidade e gerou um disco e um show gravado em vídeo. Bachman e Cummings excursionaram juntos em 1987, embora sem grandes plateias. Ainda que a banda continue se apresentando com diferentes formações, uma exitosa reunião dos seus membros originais teve lugar no novo milênio (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, pp. 632-3; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...