sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

The Allman Brothers Band - The Allman Brothers Band

Front
Banda: The Allman Brothers Band
Disco: The Allman Brothers Band
Ano: 1969(*)
Gênero: Blues Rock, Southern Rock, Jam Bands
Faixas:
1. Don't Want You No More (Spencer Davis, Edward Hardin) 2:25
2. It's Not My Cross To Bear (Gregg Allman) 5:01
3. Black Hearted Woman (Gregg Allman) 5:08
4. Trouble No More (McKinley Morganfield) 3:45
5. Every Hungry Woman (Gregg Allman) 4:13
6. Dreams (Gregg Allman) 7:17
7. Whipping Post (Gregg Allman) 5:19
Créditos:
Duane Allman: Lead, Slide & Acoustical Guitars
Gregory Allman: Organ & Vocals
Dick Betts: Lead Guitar
Berry Oakley: Bass
Butch Trucks: Drusm, Timbales & Maracas
Jai Johanny Johansen: Drums & Congas
(*) CD lançado em 2012.
https://mega.co.nz/#!gh4FUARL!VaFLOLq96EKOICL2fP7EEh6QGKU7MIUUMIZXNyd1sTA
Biografia:
Constituída em Macon, Geórgia, EUA, em 1969, pelo guitarrista Duane Allman (nome verdadeiro: Howard Duane Allman, nascido em 20 de novembro de 1946, em Nashville, Tennessee, EUA, e morto em 29 outubro de 1971, em Macon, Geórgia, EUA), a banda completava-se com seu irmão Gregg Allman (nome verdadeiro: Gregory Lenoir Allman, nascido em 8 de dezembro de 1947, em Nashville, Tennessee, EUA; teclados e vocais), Forrest Richard "Dickey" Betts (nascido em 12 de dezembro de 1943, em West Palm Beach, Flórida, EUA; guitarra), Raymond Berry Oakley (nascido em 4 de abril de 1948, em Chicago, Illinois, EUA, e morto em 11 de novembro de 1972, em Macon, Geórgia, EUA; baixo), Butch Trucks (nome verdadeiro: Claude Hudson Trucks, Jr., nascido em 11 de maio de 1947, em Jacksonville, Flórida, EUA; bateria) e Jai "Jaimoe" Johanny Johanson (nome verdadeiro: John Lee Johnson, nascido em 8 de julho de 1944, em Ocean Springs, Mississippi, EUA; bateria).
LogoO lineup acima era um amalgamento de membros de diversas bandas iniciantes de southern rock, sendo que a Hour Glass se mostrava a mais prolífica. Duane e Gregg integravam a Hour Glass, que se dissolveu quando a sua gravadora rejeitou as demos de um projetado terceiro disco da banda. Duane, então, empregou-se no estúdio Fame, onde participou de numerosos discos, gravados, entre outros, por Aretha Franklin, Wilson Pickett e King Curtis. Dali partiu para a formação do novo sexteto.
A Allman Brothers granjeou renome com suas apresentações ao vivo, e os dois primeiros discos do grupo, "The Allman Brothers Band" e "Idlewild South", distinguiram-se pelas sólidas raízes bluseiras e empolgante dinamismo rítmico.
18Entretanto, foi um sensacional disco duplo, "Live At The Fillmore East", que estampou a sua impressionante riqueza criativa. "Whipping Post", um tour de force de 22 minutos, permanece como uma das performances improvisatórias definitivas da música roqueira. A gravação deixou a banda à beira do estrelato. Já o conceito de Duane como guitarrista intensificou-se por sua contribuição em "Layla And Other Assorted Love Songs", o memorável álbum da Derek And The Dominos. Infelizmente, o talentoso músico morreu num fatídico acidente de moto, ocorrido em 29 de outubro de 1971.
Os membros remanescentes concluíram "Eat A Peach", que compreendia material gravado ao vivo e em estúdio. Depois a banda enveredou por uma sonoridade mais branda, expressa no blockbuster "Brothers And Sisters", sobretudo na canção "Ramblin' Man", que chegou ao 2° lugar das paradas.
19Um segundo pianista, Chuck Leavell (nascido em 1950, em Tuscaloosa, Alabama, EUA [nota minha: segundo o AllMusic e a Wikipedia, Leavell teria nascido em 28 de abril de 1952, em Birmingham, Alabama, EUA]), passou a fazer parte do grupo, mas justo quando a boa fortuna voltava a sorrir para a Allman Brothers, Berry Oakley vitimou-se fatalmente, em 11 de novembro de 1972, num desastre assustadoramente semelhante àquele que matou seu ex-colega. Compreensivelmente, a banda afigurava-se exaurida; os lançamentos subsequentes não conseguiram igualar a chama dos primeiros discos. E sua capacidade reduziu-se ainda mais por conta de diversos trabalhos paralelos do pessoal que a compunha. Gregg Allman (que posteriormente se casou duas vezes com Cher) e Dickey Betts iniciaram carreiras individuais, enquanto Leavell, Johanson e o novo baixista, Lamar Williams (nascido em 14 de janeiro de 1947, em Hansboro, Mississippi, EUA, e morto em 21 de janeiro de 1983, de câncer), formaram a Sea Level.
16A Allmans rachou, com acrimoniosidade, em 1976, após um notório processo relacionado a drogas, em que Gregg testemunhou contra um antigo empresário de turnês da banda. Embora os outros membros tivessem jurado nunca mais tocar com o vocalista, um reconstituído lineup, em 1978, juntou novamente Allman, Betts e Trucks. "Enlightened Rogues" fez sucesso, alcançando o Top 10 americano, mas os discos que o sucederam não renderam o esperado, ocasionando o segundo rompimento do grupo. Uma nova formação surgiu em 1989, com Gregg Allman (vocais e órgão), Betts (vocais, guitarra solo), Warren Haynes (nascido em 6 de abril de 1960, em Asheville, Carolina do Norte, EUA; vocais, guitarra slide e guitarra solo), Douglas Allen Woody (nascido em 3 de outubro de 1955, em Nashville, Tennessee, EUA [nota minha: e morto em 26 de agosto de 2000, em Queens, Nova Iorque, EUA]; baixo), Johnny Neel (teclados), Trucks (bateria) e Jaimoe (bateria) (nota minha: no original, no lugar de Jaimoe aparece Quiñones, num evidente equívoco do autor).
17A reformulada banda – um retorno bastante badalado – produziu um disco satisfatório: "Seven Turns". A seguir, Neel abandonou-a e o remanescente sexteto lançou "Shades Of Two Worlds". Quiñones (congas e percussão) potenciou o grupo no álbum "An Evening With The Allman Brothers", de 1992. "Where It All Begins", editado em 1994, foi gravado ao vivo em estúdio, com eficiência, cabendo a produção, mais uma vez, a Tom Dowd, que já exercera a mesma função em anteriores trabalhos da banda. Seguiram-se outros álbuns de estúdio, mas é com as turnês que o grupo mantém sua extraordinária popularidade. Woody e Haynes deixaram-na em abril de 1997, unindo-se à Gov't Mule. Derek Trucks (nascido em 8 de junho de 1979, em Jacksonville, Flórida, EUA; guitarra) e Oteil Burbridge (baixo) ocuparam os lugares vagos. Sacado da banda no início de 2000, Betts lançou, no ano seguinte, o disco "Let's Get Together".
10O trabalho de guitarra apresentado nos primeiros cinco discos da Allman Brothers Band perdura entre os melhores do gênero, no período compreendido entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, destacando-se, em particular, a interação entre os dois talentosos e imaginativos músicos, Duane e Betts (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, pp. 52-3; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...