quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Country Joe McDonald - Paris Sessions

Cover 1
Músico: Country Joe McDonald
Disco: Paris Sessions
Ano: 1972(*)
1. Fantasy (3:36)
2. Movieola (2:51)
3. I'm So Tired (4:56)
4. Moving (2:57)
5. I Don't Know Why (2:01)
6. Zombies In A House Of Madness (1:43)
7. Sexist Pig (3:55)
8. Colorado Town (3:12)
9. Coulene Anne (3:45)
10. St. Tropez (2:30)    
Músicas de autoria de Joe McDonald, exceto "Zombies In A House Of Madness", composta por Michael Beasley e Joe McDonald, e "Colorado Town", composta por Barry Melton e Joe McDonald.
Créditos:
All Star Band:
Joe McDonald: Acoustic Guitar, Vocals
Ann Rizzo: Steel Guitar, Spoons, Drums, Vocals
Dorothy Moscowitz: Piano, Vocals
Tucki Bailey: Saxophone, Flute
Peter Albin: Bass
Músicos adicionais:
John Vierra: Moog Synthesizer
David Getz: Drums
Phil Marsh: Guitar, Vocals
Sebastian: Congas
John Rewind: Electric Guitar, Wah Wah Guitar
(*) CD lançado em 1996.
Logo Design by FlamingText.com
Biografia:
Country Joe McDonald nasceu em 1 de janeiro de 1942, em El Monte, California, EUA (nota minha: no seu site, o músico afirma que nasceu em Washington, D.C., EUA; a Wikipedia confirma a informação do próprio músico [nem poderia ser diferente], e noticia que McDonald apenas cresceu em El Monte, California).
CJMD 1Chamado de Joe por seus pais, ativivistas políticos, em homenagem a Joseph Stalin, McDonald mergulhou no folk de Berkeley e nos movimentos de protesto durante o início dos anos 60. Em 1964, gravou um disco discreto com o seu camarada músico Blair Hardman, e mais tarde criou a revista planfetária Rag Baby. O primeiro número da publicação incluía um compacto com quatro faixas, contendo a versão original de "I-Feel-Like-I'm-Fixin'-To-Die-Rag", celebrada canção de McDonald, composta contra a guerra do Vietnã.
CJMD 2Em 1965, McDonald formou a banda Instant Action Jug, embrião do futuro Country Joe And The Fish, influente grupo de acid rock, que demonstrou ser um dos melhores da época, o que não impediu que, em 1969, McDonald retomasse sua carreira solo. Dois discos tributários, "Thinking Of Woody Guthrie" e "Tonight I'm Singing Just For You" (uma seleção das favoritas canções country do músico) já prenunciava o seu primeiro álbum com composições próprias, "Hold On, It's Coming", gravado em Londres, com vários músicos britânicos.
CJMD 5Seguiram-se "Quiet Days In Clichy", trilha sonora de um filme adaptado do romance homônimo de Henry Miller (nota minha: o filme é "Stille dage i Clichy", de 1970, dirigido pelo dinamarquês Jens Jørgen Thorsen, sem lançamento oficial no Brasil), e "War, War, War", uma eloquente adaptação da obra do poeta Robert Service. O aclamado "Paris Sessions" tornou-se um sucesso de crítica, porém os relançamentos subsequentes falsearam o propósito inicial do artista. McDonald conseguiu manter-se na berlinda, mediante apresentações ao vivo, e seu compromisso com as causas políticas e ambientais não arrefeceu, como exemplificado no lançamento de 1989, "Vietnam Experience" (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 934; tradução livre do inglês).

2 comentários:

rintesh disse...

Thanks for this post.

Indignaldo Silva disse...

You're welcome, rintesh.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...