quarta-feira, 12 de julho de 2017

Freeport - Freeport

Banda: Freeport
Disco: Freeport
Ano: 1970
Gênero: Folk Rock, Classic Rock
Faixas:
1. It's A Brand New Morning (Kevin Raleigh) 4:30
2. I Need Your Lovin' (Eric Carmen) 2:47
3. Just What You Need (Kevin Raleigh) 2:15
4. What She's Done (Kevin Raleigh) 3:00
5. Nonsense (Roger Lewis, Dennis Stredney) 3:49
6. Old Man (Kevin Raleigh) 3:53
7. Call Yourself The Wind (Roger Lewis) 4:57
8. Forty Long Faces (Roger Lewis, Kevin Raleigh) 4:05
9. Lend A Hand (Kevin Raleigh) 3:05
Créditos:
Craig Holt: Bass, Vocals
Kevin Raleigh: Organ, Piano, Lead Vocal
Roger Lewis, Dennis Stredney: Lead Guitar, Lead Vocal
Bill Stalling: Percussion, Drums, Vocal
Biografia:
A Paper Sun formou-se no começo de 1968 ou perto disso. Embora não se saiba ao certo qual era o seu lineup inicial, em fevereiro de 1969 integravam a banda Eric Janson (guitarra e vocais), Kevin Raleigh (teclados e vocais), Craig Holt (baixo) (nota minha: no original, equivocadamente, consta Greg Holt) e Bill Stalling (bateria). Assim constituída, gravou algumas músicas em Landen para a infortunada gravadora Abbey. Depois que a Chess assumiu a distribuição em todo território americano, uma tiragem limitada local de um single, contendo duas canções – “Sweetest Thing On My Mind”, composta por Phil Okulovich sob o pseudônimo Jason Richards, e “Here Comes Tomorrow”, escrita por Raleigh – saiu pela gravadora Abbey.
A banda, influenciada pela Traffic, tocava uma variedade de sons roqueiros típicos do final da década sessentista, e era popular nos bailes de adolescentes, tais como os que se realizavam em Hullabaloo, na região nordeste de Ohio.
Em dado momento, Janson saiu e dois guitarristas entraram – Dennis Stredney e Roger Lewis. Lewis integrava a Poppy, mas teve que deixá-la após lesionar-se num acidente automobilístico. Com essa formação (ou antes, não se sabe ao certo), o grupo passou a chamar-se Freeport, progredindo e passando a apresentar-se constantemente nas cidades de Cleveland e Youngstown (graças, sem dúvida, às conexões de Roger Lewis).
Otto Neuber era o empresário do grupo, tarefa que já exercia no tempo da Paper Sun. A Freeport gravou um LP em Miami para a gravadora Mainstream, contendo várias canções originais e a música “I Need Your Lovin’”, de Eric Carmen (descoberta através de uma demo do autor).
Um compacto de 45” foi lançado com duas músicas não constantes no LP (nota minha: “Now That She's Gone/Misunderstood”, de 1970). Após as gravações, Bill Stalling foi substituído por Myron Grombacher, de Youngstown. A banda então passou a denominar-se Freeport Express, realizando shows nas casas noturnas da região nordeste de Ohio nos anos de 1972 e 1973.
O tecladista Kevin Raleigh tornou-se, posteriormente, membro da banda de Michael Stanley, ao passo que o baterista Bill Stalling atuou durante algum tempo como disc jockey. Roger Lewis foi parar na banda RMA. Craig Holt juntou-se à American Noise. Myron Grombacher, depois de unir-se à Cocunut e a outras bandas, virou o baterista de Pat Benatar (ligando-se a Neil Giraldo, nativo de Cleveland) (Buckeye Beat; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...