sexta-feira, 25 de novembro de 2016

The Marshall Tucker Band - The Marshall Tucker Band [Bonus Track]

Banda: The Marshall Tucker Band
Disco: The Marshall Tucker Band [Bonus Track]
Ano: 2004(*)
Gênero: Southern Rock, Country Rock
Faixas:
1. Take The Highway (6:15)
2. Can't You See (6:04)
3. Losing You (5:05)
4. Hillbilly Band (2:35)
5. See You Later, I'm Gone (3:07)
6. Ramblin' (5:07)
7. My Jesus Told Me So (5:32)
8. Ab's Song (1:14)
9. Everyday (I Have The Blues) [Recorded Live at Winterland Auditorium, San Francisco, California, in September 1973] [Bonus Track] (12:32)
Músicas de autoria de Toy Cadwell, exceto "Everyday (I Have The Blues)", composta por Peter Chapman.
Créditos:
Tom Caldwell: Bass, Percussion, Background Vocals, Drums ("See You Later, I'm Gone")
Toy Caldwell: Lead & Steel Guitars, Acoustic Guitar ("Can't You See", "Hillbilly Band"), Lead Vocals ("Can't You See", "Hillbilly Band")
George McCorkle: Rhythm & Acoustic Guitars, Percussion
Paul Riddle: Drums
Doug Gray: Lead Vocals & Percussion
Jerry Eubanks: Alto Saxophone, Flute, Percussion, Background Vocals
Músicos convidados:
Jai Johanny Johanson: Congas & Guitcongas ("Can't You See", "Losing You", "My Jesus Told Me So")
Paul Hornsby: Acoustic & Electric Piano, Moog
Donna Hall, Ermestine Jones, Ella Brown: Background Vocals ("My Jesus Told Me So")
Fred Wise: Fiddle ("Hillbilly Band")
Oscar Jackson: Tenor Saxophone ("Ramblin'")
Samuel Dixon: Trumpet ("Ramblin'")
(*) LP lançado originalmente em 1973.
Biografia:
Formada em 1971 na Carolina do Sul, EUA, essa banda de southern rock desfrutou de popularidade nacional desde o início até o fim dos anos 70.
Originalmente compreendia os irmãos Toy Caldwell (nascido em 13 de novembro de 1947, em Spartanburg, Carolina do Sul, EUA, e morto em 25 de fevereiro de 1993, em Moore, Carolina do Sul, EUA; guitarra solo) e Tommy Caldwell (nascido em 1950, em Spartanburg, Carolina do Sul, EUA, e morto em 28 de abril de 1980; baixo), mais Doug Gray (voz e teclados), George McCorkle (nascido em Chester, Carolina do Sul, EUA, e morto em 29 de junho de 2007, em Lebanon, Tennessee, EUA; guitarra rítmica), Jerry Eubanks (saxofone e flauta) e Paul Riddle (bateria). Nunca houve no grupo alguém chamado Marshall Tucker; o nome foi uma homenagem ao dono do lugar onde a banda ensaiava.
Assim como aconteceu com Allman Brothers, Wet Willie e vários outros grupos, a Marshall Tucker assinou com a Capricorn Records e solidificou o estilo southern rock, enfatizando longas improvisações construídas sob influência do soul e do boogie. Entre 1962 e 1965, antes, portanto, da criação da Marshall Tucker, Toy Caldwell tocou num grupo local chamado Rants. Após servir na Marinha, de 1965 a 1969, Toy integrou a Toy Factory, que incluía Gray e Eubanks. McCorkle (outro ex-Rants), Riddle e Tommy Caldwell ingressaram na banda em 1972, dali em diante renomeada como Marshall Tucker. O primeiro disco do grupo pela Capricorn, homônimo, alcançou o 29° lugar nas paradas americanas em 1973.
No ano seguinte, saiu o LP duplo "We All Belong", contendo uma gravação em estúdio e outra ao vivo. Seu disco mais bem-sucedido, "Searchin' For A Rainbow", surgiu em 1975, coincidentemente no mesmo ano em que um single da banda conseguiu atingir as paradas, no caso "This Ol' Cowboy". A maioria dos álbuns da banda ganhou discos de ouro ou de platina até 1978, e o single "Heard It In A Love Song", lançado em 1977, foi seu best-seller, subindo ao 14° lugar nas paradas (embora tenha sido considerado originalmente uma "canção de álbum"). Após uma coletânea de grandes hits, editada em 1978, a banda transferiu-se para a Warner Brothers Records e lançou seus três últimos discos de sucesso antes de 1981.
A Marshall Tucker seguiu em frente após a morte de Tommy Caldwell num acidente de carro em 28 de abril de 1980 (Franklin Wilkie, ex-Toy Factory, assumiu o baixo), mas nunca readquiriu o sucesso dos anos 70. Por volta do início dos anos 80, a banda havia simplesmente desaparecido do cenário musical estadunidense. Em que pese a debandada do lineup original em 1983, vários outros membros da banda mantiveram-na ativa, inclusive gravando novos discos, para satisfação dos seus fiéis admiradores (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 912; tradução livre do inglês).

4 comentários:

acuarelamusical disse...

No funciona gracias

Indignaldo Silva disse...

OK, consertado. Obrigado pelo aviso.

Thales disse...

Cara...postagem muito boa, parabéns! Além de rock sulista procuro por obscuras bandas de hard-rock dos anos 70 é isso.

Indignaldo Silva disse...

OK, Thales, obrigado pelo comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...