quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Nick Gravenites (With Michael Bloomfield) - My Labors [Bonus Tracks]

Músico: Nick Gravenites (With Michael Bloomfield)
Disco: My Labors [Bonus Tracks]
Ano: 2001(*)
Gênero: Blues, Blues Rock, R&B
Faixas:
1. Killing My Love [Live At Fillmore West, San Francisco, CA, 1969] (5:09)
2. Gypsy Good Time [Live At Fillmore West, San Francisco, CA, 1969] (4:35)
3. Holy Moly [Live At Fillmore West, San Francisco, CA, 1969] (3:52)
4. Moon Tune [Live At Fillmore West, San Francisco, CA, 1969] (9:04)
5. My Labors (2:53)
6. Throw Your Dog A Bone (2:58)
7. As Good As You've Been To This World (2:37)
8. Wintry Country Side [Live At Fillmore West, San Francisco, CA, 1969] (13:17)
9. It Takes Time [Live At Fillmore West, San Francisco, CA, 1969] [Bonus Track] 4:15
10. Blues On A Westside [Live At Fillmore West, San Francisco, CA, 1969] [Bonus Track] 6:40
11. It's About Time [Live At Fillmore West, San Francisco, CA, 1969] [Bonus Track] 6:55
Músicas de autoria de Nick Gravenites, exceto "It Takes Time", composta por Ottis Rush.
Créditos (faixas 1 a 4 e 8 a 11):
Nick Gravenites: Vocals, Guitar
Michael Bloomfield: Lead Guitar
Mark Naftalin: Piano
Ira Kamin: Organ
John Kahn: Bass
Bob Jones: Drums
Dino Andino: Conga
Noel Jewkis: Tenor Sax
Gerald Oshita, Snooky Flowers: Baritone Sax
John Wilmeth: Trumpet
As faixas 5 a 7 foram gravadas em estúdio por Nick Gravenites e amigos anônimos.
(*) LP lançado originalmente em 1969.
http://rarme.com/?aJ161
Biografia:
A biografia do músico,  que segue, em tradução livre do inglês, foi extraída do site Oldies, que, por sua vez, cita, como fonte primária do texto, a Encyclopedia Of Popular Music, de Colin Larkin (sob licença da editora Muze).
Nascido em Chicago, Illinois, EUA (nota minha: em 2 de outubro de 1938), Gravenites cresceu na zona sul da cidade. Ingressou na universidade em 1956, tendo sido imediatamente atraído para o círculo boêmio estudantil. Após frequentar várias casas noturnas de blues, inclusive a Frader's Jukebox Lounge, Gravenites juntou-se a um unido e abnegado grupo de músicos brancos aficionados pelo gênero, constituído, entre outros, por Charlie Musselwhite, Mike Bloomfield e Paul Butterfield.
Butterfield gravou uma música de Gravenites, "Born In Chicago", no primeiro disco de sua banda, mas foi com Bloomfield que Gravenites firmou uma rendosa parceria. Em 1967, ambos formaram a efêmera Electric Flag e, depois de se estabelecer em San Francisco, a dupla integrou-se ao circuito das apresentações ao vivo da Bay Area. O LP "Live At Bill Graham's Fillmore West" captou parte de uma informal aparição do duo, enquanto outras faixas, gravadas no mesmo concerto, formaram a espinha dorsal de "My Labors", o debute discográfico de Gravenites. Além dos esforçados vocais bluseiros de Gravenites, o álbum também mostrou alguns momentos inspirados de Bloomfield.
Gravenites também produziu o disco de estreia da Quicksilver Messenger Service, que mais tarde gravou várias músicas dele, inclusive "Joseph's Coat", que ele incluiu posteriormente no repertório da Big Brother And The Holding Company, da qual fez parte. Janis Joplin, ex-vocalista da Big Brother, gravou uma apaixonada versão de "Work Me Lord", de Gravenites, no álbum "Kozmic Blues". Gravenites compôs parte da trilha sonora de "Steelyard Blues", de 1973 (nota minha: no Brasil, o filme chamou-se "3 Ladrões Desajustados"), tocando igualmente no disco. E permaneceu ativo durante as décadas de 70 e 80, à frente das bandas Nick Gravenites Blues e Monday Night Live (com Huey Lewis) e trabalhando com John Cipollina, ex-guitarrista da Quicksilver. Continua sendo um artista muito respeitado, particularmente na Europa, onde realizou diversas turnês. O selo Evangeline, de Andrew Lauder, relançou "My Labors" em 2002, com faixas extras extraídas do disco gravado no Fillmore.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...