sábado, 8 de novembro de 2014

Strawbs - Ghosts [Bonus Track]

Cover
Banda: Strawbs
Disco: Ghosts [Bonus Track]
Ano: 1998(*)
Gênero: Progressive Rock, Folk Rock
Músicas:
1. Ghosts: (a) Sweet dreams (b) Night light (c) Guardian Angel (Cousins) 8:33
2. Lemon Pie (Cousins) 4:01
3. Starshine/Angel Wine (Cronk) 5:15
4. Where Do You Go (when you nedd a hole to crawl in) (Cousins) 3:02
5. The Life Auction: (a) Impressions of Southall from the train (Hawken, Cousins) (b) The auction (Cousins, Lambert) 6:53
6. Don't Try To Change Me (Lambert) 4:28
7. Remembering (Hawken) 1:00
8. You And I (when we were young) (Cousins) 4:00
9. Grace Darling (Cousins) 3:55
10. Changes Arrange Us [Bonus Track] (Coombes) 3:55
Créditos:
David Cousins: Vocals, Acoustic Guitars, Electric Guitars, Recorder
Dave Lambert: Vocals, Electric Guitars, Acoustic Guitars
John Hawken: Piano, Electric Piano, Harpsichord, Mellotron, Moog Synthesizer, Hammong Organ, Pipe Organ
Chas Cronk: Bass, Acoustic Guitar, Backing Vocals
Rod Coombes: Drums, Congas, Percussion, Backing Vocals, Lead Vocals ("Change Arrange Us"), Guitar ("Change Arrange Us")
Participação especial:
Claire Deniz: Cello ("Starshine/Angel Wine")
(*) LP lançado originalmente em 1975.
http://www.filefactory.com/file/76c86ceywxa7/STECROPWALHFMF.rar
Biografia:
Uma das melhores bandas britânicas de rock progressivo do começo dos anos 70, a Strawbs diferia de suas compatriotas mais bem-sucedidas (Moody Blues, King Crimson, Pink Floyd), principalmente porque o seu som originava-se da música folk inglesa ao invés do rock. Fundada em 1967, como um trio de bluegrass chamado Strawberry Hill Boys, pelo cantor e guitarrista Dave Cousins, o grupo, originalmente, consistia de Cousins, guitarrista e vocalista, Tony Hooper, bandolinista, e Arthur Phillips, que foi substituído em 1968 por Ron Chesterman, no baixo. Naquele mesmo ano, o grupo ⏤ agora rebatizado de Strawbs e tocando um repertório bem além dos limites do bluegrass ⏤ rapidamente se tornou um quarteto, com a adição temporária de Sandy Denny, que permaneceu o tempo suficiente para gravar um punhado de músicas com o grupo no selo Hallmark antes de ingressar na Fairport Convention.
5Em 1969, a Strawbs assinou contrato com a A&M Records e gravou seu primeiro álbum, o acústico "Strawbs", naquele mesmo ano. Para seu segundo álbum, "Dragonfly", gravado e lançado no ano seguinte, a banda ampliou seu som com a presença de um grupo de músicos, incluindo o pianista e organista Rick Wakeman. Logo após o lançamento desse disco, o grupo tornou-se uma banda madura, com a adição não só de Wakeman, mas também de Richard Hudson e John Ford, na bateria e baixo, respectivamente. Essas mudanças, juntamente com a destreza crescente de Cousins na guitarra, deu à Strawbs um som muito mais poderoso daquele que foi exibido no álbum anterior.
O disco ao vivo, "Just a Collection of Antiques and Curios" (1970) vendeu bem, e foi seguido, no próximo ano, por "From the Witchwood". Em 1971, Wakeman saiu da Strawbs, a fim de integrar-se à Yes, tendo sido substituído por Blue Weaver, anteriormente da Amen Corner. "Grave New World" (1972) mostrou a banda entrando na sua melhor fase, com as músicas de Cousin sendo acrescidas pelo novo time de compositores, constituído por Hudson e Ford. O disco tornou-se o mais vendido até agora. Infelizmente, o seu lançamento também anunciou a saída de Tony Hooper. Ele foi substituído por Dave Lambert, um guitarrista identificado com um rock mais agressivo, e sua adição levou o grupo ao auge. O disco de 1973, "Bursting at the Seams", teve dois hits, "Lay Down" e "Part of the Union", incluídos no Top Ten britânico, e uma faixa do álbum, "Down by the Sea", acumulou posições consideráveis nas paradas de sucesso das rádios FM americanas.
Como tudo que é bom dura pouco, Blue Weaver deixou a banda depois de uma turnê, enquanto Hudson e Ford saíram para formar a Hudson-Ford, com contrato assinado também com a A&M. A Strawbs reagrupou-se em 1974, com "Hero and Heroine", gravado com uma formação nova, constituída por Cousins, Lambert, o tecladista John Hawken, o baixista Chas Cronk e o baterista Rod Coombes. O novo álbum foi um fracasso comercial e de crítica na Inglaterra, mas foi muito popular na América. Seus dois álbuns seguintes, "Ghosts" (1975) e "Nomadness" (1976) saíram-se melhor nos Estados Unidos do que no Reino Unido. Nada disso, no entanto, foi suficiente para sustentar o grupo, que continuou a perder membros e também deixou a A&M. Mais dois álbuns no selo Oyster foram mal distribuídos e mal recebidos, e um disco para a Arista, "Deadlines" (1978), mostrou-se um fracasso, enquanto um segundo registro para a mesma etiqueta nunca recebeu lançamento. O grupo deixou de existir no final da década de 1970 e Cousins embarcou em alguns projetos solo, em associação com o guitarrista Brian Willoughby, que atraíram o interesse de fãs ardorosos, mas raros.
9Isso poderia ter sido o fim da história do grupo, se não fosse por um convite para a Strawbs tocar em 1983 no Cambridge Folk Festival. A banda atendeu o convite, tendo se apresentado com Cousins, Hooper, Hudson, Ford, Weaver e Willoughby, e a resposta foi tão favorável que uma turnê foi agendada, a qual, por sua vez, levou a banda a regressar ao Estados Unidos em meados dos anos 80. O grupo prosseguiu com o lançamento de dois discos de estúdio no Canadá.
Em 1993, a banda editou o seu disco retrospectivo de concertos, "Greatest Hits Live!", que resume muitos dos pontos altos de sua história. E continuou tocando ao longo da década e no século seguinte, lançando uma série de discos ao vivo e álbuns de estúdio. Em 2008, a formação original da época de "Hero and Heroine" voltou ao estúdio para gravar "The Broken Hearted Bride", um retorno empenhado, que consolidou o poder de permanência da banda (Bruce Eder, AllMusic; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...