domingo, 24 de novembro de 2013

Foghat - Foghat

Banda: Foghat
Disco: Foghat
Ano: 1972(*)
Gênero: Hard Rock, Boogie Rock, Classic Rock
Faixas:
1. I Just Want to Make Love to You (W. Dixon) 4:19
2. Trouble Trouble (D. Peverett) 3:16
3. Leavin' Again (Again!) (T. Stevens, D. Peverett) 3:35
4. Fool's Hall Of Fame (D. Peverett) 2:57
5. Sarah Lee (R. Price, D. Peverett) 4:33
6. Highway (Killing Me) (R. Price, D. Peverett) 3:48
7. Maybellene (C. Berry) 3:30
8. A Hole To Hide In (R. Earl, R. Price, D. Peverett) 4:06
9. Gotta Get To Know You (D. Malone, A. Williams) 7:43
Créditos:
Dave Peverett: Vocals, Rhythm Gitar
Rod Price: Lead Guitar, Slide Guitar, Dobro
Tony Stevens: Bass Guitar, Harmony Vocals
Roger Earl: Drums, Percussion
Músicos adicionais:
Andy Fairweather Low: Backing Vocals
Dave Edmunds: Additional Guitars
John Ward: Additional Bass
(*) CD lançado em 1990.

Biografia:
A biografia da banda, que segue, em tradução livre do inglês, foi extraída do site Oldies, que, por sua vez, cita, como fonte primária do texto, a Encyclopedia Of Popular Music, de Colin Larkin (sob licença da editora Muze).
Embora de origem britânica, foi nos Estados Unidos, para onde se transferiu (nota minha: no início dos anos 70), que a Foghat, banda de boogie blues, conquistou uma legião de admiradores na década setentista.
1O grupo era composto, originalmente, por "Lonesome" Dave Peverett (nascido em 16 de abril de 1943, em Dulwich, Londres, Inglaterra, e falecido em 7 de fevereiro de 2000; vocais, guitarra), Tony Stevens (nascido em 12 de setembro de 1949, em Willsden, Londres, Inglaterra; baixo e vocais), Roger Earl (nascido em 16 de maio de 1946, em Londres, Inglaterra; bateria) e Rod Price (nascido em 22 de novembro de 1947, em Londres, Inglaterra, e falecido em 22 de março de 2005, em Wilton, New Hampshire, EUA; guitarra e vocais). Peverett, Stevens e Earl integravam antes a Savoy Brown, banda bluseira do Reino Unido, mas, tão logo a deixaram, estabeleceram-se no território americano com o novo grupo, e lá a Foghat assinou com a Bearsville Records, pertencente ao empresário Albert Grossman.
5
Seu primeiro disco, homônimo, de 1972, recebeu a produção de Dave Edmunds e alcançou as paradas americanas, acompanhado do single "I Just Want To Make Love To You", cover do clássico blues de Willie Dixon. Uma versão ao vivo da música também chegou às paradas em 1977. A Foghat gravou mais de uma dúzia de discos usando a mesma fórmula, sempre através do selo Bearsville e todos atingindo as paradas americanas. E o disco ao vivo, de 1977, mostrou-se o mais popular, ranqueado em 11º lugar no hit parade da Billboard. A banda passou por várias mudanças de pessoal, baixistas principalmente, com Nick Jameson (tocou em "Fool For The City", de 1975) e Craig MacGregor (desde "Night Shift", de 1976, até "Tight Shoes", de 1980) revezando-se no instrumento durante o instável período.
7O guitarrista fundador Rod Price cedeu seu posto para Erik Cartwright (nascido em 10 de julho de 1950, em New York City, New York, EUA) em 1980. A Foghat permaneceu ativa durante os anos 80, apresentando-se regularmente nos Estados Unidos, mas, em 1985, Peverett abandonou-a, retornando à Inglaterra. Earl, Cartwright e MacGregor (que tinha entrado e saído do grupo ao longo dos últimos cinco anos) continuaram a trabalhar com o nome de Kneetremblers, trocado posteriormente para Roger Earl's Foghat. Seguiram-se alterações no lineup até que os problemas se agravaram de tal maneira que Peverett resolveu lançar sua própria versão da Foghat, em 1990.
6Finalmente, em 1993, os membros originais da banda reuniram-se para gravar o disco de estúdio "Return Of The Boogie Men". Ato contínuo, surgiu um álbum ao vivo, e a Foghat permaneceu excursionando até o final dos anos 90, com boa aceitação, antes de sofrer dois grandes golpes: Price participou sua saída, em 1999, e, no seu lugar, entrou Bryan Bassett (nascido em 11 de agosto de 1954, em Pittsburgh, Pennsylvania, EUA), e, em 2000, Peverett sucumbiu ao câncer, sendo substituído por Charlie Huhn. Assim reformulada, a banda retornou às turnês e gravou o álbum "Family Joules". No início de 2005, o ex-baixista Craig MacGregor reintegrou-se à banda no posto de Stevens. Naquele mesmo ano, Price vitimou-se fatalmente de um traumatismo craniano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...