domingo, 8 de setembro de 2013

Fairport Convention - Liege & Lief [Deluxe Edition]

Banda: Fairport Convention
Disco: Liege & Lief [Deluxe Edition]
Ano: 2007(*)
Gênero: Folk Rock
Faixas:
Disc One: The Original Album
1. Come All Ye (Denny, Hutchings) 5:00
2. Reynardine (Traditional, Arranged by Fairport Convention) 4:30
3. Matty Groves (Traditional, Arranged by Fairport Convention) 8:07
4. Farewell, Farewell (Thompson) 2:37
5. The Deserter (Traditional, Arranged by Fairport Convention) 4:31
6. Medley: The Lark In The Morning/Rakish Paddy/Foxhunter's Jigs/Toss The Feathers (Traditional, Arranged by Fairport Convention) 4:06
7. Tam Lin (Traditional, Arranged by Swarbrick) 7:11
8. Crazy Man Michael (Thompson, Swarbrick) 4:40
Disc Two: Studio Out-takes & BBC Sessions
1. Sir Patrick Spens [Sandy Denny Vocal Version] (Traditional, Arranged by Fairport Convention) 3:59
2. Quiet Joys Of Brotherhood [Take 4] (Farina, Traditional, Arranged by Sandy Denny) 5:59
3. The Ballad Of Easy Rider (McGuinn) 4:53
4. Tam Lin [BBC Session] (Traditional, Arranged by Swarbrick) 7:46
5. Medley: The Lark In The Morning/Rakish Paddy/Foxhunter's Jigs/Toss The Feathers [BBC Session] (Traditional, Arranged by Fairport Convention) 4:13
6. Sir Patrick Spens [BBC Session] (Traditional, Arranged by Fairport Convention) 3:44
7. Reynardine [BBC Session] (Traditional, Arranged by Fairport Convention) 4:19
8. Quiet Joys Of Brotherhood [Take 1] (Farina, Traditional, Arranged by Sandy Denny) 7:50
9. The Lady Is A Tramp [BBC Session] (Rodgers, Hart) 2:11
10. Medley: The Lady Is A Tramp (Rodgers, Hart)/In Other Words (Fly Me To The Moon) (Howard) 2:21
Créditos:
Sandy Denny: Vocals
Ashley Hutchings: Bass Guitar
Dave Mattacks: Drums
Simon Nicol: Guitars
Dave Swarbrick: Violin, Viola
Richard Thompson: Guitar
(*) LP original lançado em 1969.
Logo Design by FlamingText.com
Biografia:
A biografia da banda, que segue, em tradução livre do espanhol, foi extraída do site Aloha Criticón.
A Fairport Convention foi um dos grupos mais importantes da história do folk rock britânico, com enfoque também, no âmbito das suas raízes, a postulados sonoros da costa oeste estado-unidense. Por sua formação passou um bom punhado de significativos nomes do gênero na Inglaterra, como Sandy Denny, Richard Thompson, Ashley Hutchings, etc., etc.
A banda começou sua carreira em 1967 como um sexteto. Em sua primeira formação, era integrada pela vocalista Judy Dyble (nascida em 13 de fevereiro de 1949, em Londres), o vocalista Ian Matthews (nascido em 16 de junho de 1946, em Lincolnshire), o guitarrista e vocalista Richard Thompson (nascido em 3 de abril de 1949, em Londres), o guitarrista e vocalista Simon Nicol (nascido em 13 de outubro de 1950, em Muswell Hill), o baixista Ashley Hutchings (nascido em 26 de janeiro de 1945, em Muswell Hill) e o baterista Marin Lamble (nascido em 28 de agosto de 1949, em St. Johns Wood).
14Tendo alcançado uma notável repercussão em suas atuações ao vivo nas casas noturnas londrinas, o grupo estreou em disco com "Fairport Convention" (1968), um LP produzido por Joe Boyd e lançado pela Polydor Records. Trata-se de um disco fenomenal, que abre com a versão da Merry-Go-Round, "Time Will Show The Wiser", e segue com canções valiosas como "Decameron" e "Sun Shade".
Depois desse disco, que não fez muito sucesso, Judy Dyble deixou o grupo para formar a Trader Horne. Seu posto foi ocupado por Sandy Denny (nascida em 6 de janeiro de 1948, em Wimbledon), que havia passado pela Strawbs. Essa incoporação seria fundamental para que o grupo ganhasse popularidade.
O primeiro trabalho da Fairport Convention com Sandy foi seu debute na gravadora Island, "What We Did On Our Holidays" (1968), uma excelente coletânea de canções folk, que incluía músicas como "Fotheringay", o single "Meet On The Ledge" e composições de Joni Mitchell e Bob Dylan, dois grandes inspiradores do grupo, que se caracterizou, além de sempre oferecer boa música, pelo vaivém dos seus componentes.
12Após "What We Did On Our Holidays" e em plena gravação do seu terceiro disco, "Unhalfbricking" (1969), o grupo perdeu Ian Matthews, descontente com o som menos roqueiro e mais tradicional da banda.
"Unhalfbricking" foi um dos trabalhos mais inspirados do grupo e um dos seus discos mais bem acolhidos, a ponto de alcançar o 12º lugar nas paradas do Reino Unido. Continha três regravações de músicas de Bob Dylan, entre elas a singela "Si Tu Dois Partir" (21º lugar nas paradas do Reino Unido). "A Sailor's Life", adaptada por Richard Thompson, é uma das melhores cancões da discografia da banda.
Durante uma excursão, o baterista Marin Lamble acabou vitimado por um acidente de trânsito. Seu substituto nas baquetas foi Dave Mattacks. Para ocupar o lugar do afastado Matthews, chegaria o vocalista e violinista Dave Swarbrick, que tocaria em "Leige And Lief" (1969), outro destacado disco do gênero folk.
11A seguir, ocorreram duas baixas importantes no grupo. Sandy Denny decidiu deixar a banda para formar um grupo novo, que seria batizado com o nome de uma de suas músicas, Fotheringay, enquanto o baixista Ashley Hutchings fundou a Steeleye Span, sendo substituído por Dave Pegg para a gravação do disco subsequente, "Full House" (1970). Nessa época o grupo gravou também o disco ao vivo "Live At The L.A. Troubadour" (1970), um álbum que só seria lançado após seis anos de sua gestação. Outra baixa aconteceu nesse período: a de Richard Thompson, um dos líderes da banda.
Apesar das trocas, o grupo não perdeu o seu atrativo comercial. Ao contrário, haja vista que "Angel Delight" (1971) se converteu no seu LP de maior sucesso no Reino Unido (8º lugar nas paradas da Inglaterra). O disco foi produzido por John Wood.
O quarteto, formado por Simon Nicol e os três Daves: Dave Mattacks, Dave Swarbrick e Dave Pegg, gravou o conceitual "Babbacombe Lee" (1971), um dos prediletos para muitos admiradores do grupo. A Fairport Convention, já uma verdadeira instituição do folk britânico, perderia Nicol depois desse disco, deixando órfã a sua formação no tocante aos membros fundadores. Nicol, substituído por Roger Hill, se incorporaria à Albion Band.
Fairport Convention, summer 2004As constantes idas e vindas se sucederam. Mattacks abandonou o grupo, sendo substituído por Tom Farnall, mas retornou posteriormente, e Dave Rea tocou guitarra por algum tempo. Na época da gravação do disco seguinte, "Rosie" (1973), a banda era composta por Dave Pegg, Dave Swarbrick, Dave Mattacks e os recém-chegados Jerry Donahue, guitarrista, e Trevor Lucas, vocalista e guitarrista.
Essas gravações foram menos intensas do que as primeiras obras do grupo, apesar do retorno de Sandy Denny. Após "Nine" (1973), Mattacks sairia novamente. Outros LPs posteriores da banda foram "Rising For The Moon" (1975) e "Gottle O'Geer" (1976).
Sandy, um dos núcleos da banda em seus melhores momentos, sofreria uma hemorragia cerebral que a levaria à morte em 21 de abril de 1978.
Posteriormente, a banda, com uma formação imutável, prosseguiria lançando discos, porém sem o mesmo interesse inicial.

4 comentários:

Ansina disse...

Bom de mais, obrigado!

Musicômano disse...

Obrigado a você pelo comentário, Ansina. Um abraço.

Sara Wood disse...

Muito obrigado por compartilhar este musical!

Indignaldo Silva disse...

Não há de quê, Sara.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...