sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atomic Rooster - Atomic Rooster [Expanded Deluxe Edition]

Cover
Banda: Atomic Rooster
Disco: Atomic Rooster [Expanded Deluxe Edition]
Ano: 2013(*)
Gênero: Progressive Rock, Hard Rock
Faixas:
1. Friday 13th (Crane) 3:31
2. And So To Bed (Crane) 4:10
3. Broken Wings (Mayall) 5:47
4. Before Tomorrow (Crane) 5:50
5. Banstead (Palmer, Graham, Crane) 3:28
6. S.L.Y. (Crane) 4:42
7. Winter (Crane) 6:54
8. Decline And Fall (Palmer, Graham, Crane) 5:46
9. Friday 13th [US Version] [Bonus Track] (Crane) 3:28
10. Before Tomorrow [US Version] [Bonus Track] (Crane) 5:48
11. S.L.Y. [US Version] [Bonus Track] (Crane) 4:53
12. Friday 13th [BBC Radio Session 26.5.70] [Bonus Track] (Crane) 4:28
13. Seven Lonely Streets [BBC Radio Session 26.5.70] [Bonus Track] (Cann) 6:20
Créditos:
Nick Graham: Bass, Vocals, Flute, Guitar
Carl Palmer: Drums, Congas, Glockenspiel
Vincent Crane: Organ, Piano
John Cann: Guitar, Vocals
(*) LP lançado originalmente em 1970.
http://ow.ly/WMgR1
Biografia:
Formada em 1969, no auge do boom do rock progressivo no Reino Unido, a Atomic Rooster compunha-se, originalmente, de Vincent Crane (nascido em 21 de maio de 1943, em Reading, Berkshire, Inglaterra, e falecido em 14 de fevereiro de 1989; órgão), Nick Graham (baixo) e Carl Palmer (nascido Carl Frederick Kendall Palmer, em 20 de março de 1950, em Handsworth, Birmingham, West Midlands, Inglaterra; bateria). Crane e Palmer tinham se afastado da Crazy World Of Arthur Brown, assídua frequentadora das paradas, e assumiram o compromisso de levar sua nova banda ao sucesso sustentado. Depois de apenas um disco, no entanto, o grupo fragmentou-se: Graham juntou-se à Skin Alley e Palmer fndou a Emerson, Lake And Palmer. Crane seguiu em frente com novos membros: John DuCann (guitarra, vocais; ex-Andromeda) e Paul Hammond (bateria), e lançando o disco "Death Walks Behind You".
1
A incursão da banda pelo hard rock produziu dois singles de sucesso no Reino Unido, recheados de riffs cativantes – "Tomorrow Night" (11º lugar em fevereiro de 1971) e "The Devil's Answer'" (4º lugar em julho de 1971) –, com Crane adotando o estilo de Ray Manzarek (Doors) de usar os teclados para gravar as linhas de baixo. Com a ajuda de Pete French, da Cactus, o trio gravou seu terceiro álbum, "In Hearing Of". Mas justo quando tudo parecia nos trilhos, o grupo separou-se. DuCann e Hammond foram para a Bullet – depois denominada Hardstuff – e French fundou a Leaf Hound.
5
O irreprimível Crane recusou-se a desistir e recrutou novos integrantes: o guitarrista Steve Bolton, o baixista Bill Smith e o baterista Rick Parnell (filho do bandleader Jack Parnell). O novo lineup completou-se com o famoso cantor Chris Farlowe (nascido John Henry Deighton, em 13 de outubro de 1940, em Islington, Londres, Inglaterra). Todavia, a dramática mudança musical para o blues-eyed soul (nota minha: segundo a Wikipedia, "blue-eyed soul [também conhecido como white soul] é um termo da mídia usado para descrever o rhythm and blues e soul music tocado por artistas brancos") não provocou o esperado aumento de público, e Crane finalmente extinguiu a banda em 1974. Depois disso, ele colaborou com o ex-colega Arthur Brown, mas não resistiu em reviver a fossilizada Rooster em 1979 (no mesmo ano ele se associou a Cann mais uma vez para um jingle do jeans Lee Cooper, "Don't Be A Dummy", apoiados por membros da Gillan e Status Quo).
6
Após dois discos antclímaces com o novo baterista Preston Hayman e o ressurgido Hammond, Crane definitivamente exterminou a sua criação artística. O último álbum de estúdio da Atomic Rooster contou com a participação de David Gilmour, Bernie Torme e John Mazarolli nas guitarras, no lugar de Cann. Em 1983, Crane aceitou o convite para gravar e excursionar com a Dexys Midnight Runners e apareceu em "Don't Stand Me Down", aclamado disco do grupo, de 1985. Ele já andava deprimido há algum tempo quando suicidou-se em 1989 (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 84; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...