sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Hackamore Brick - One Kiss Leads To Another [Bonus Track]

Banda: Hackamore Brick
Disco: One Kiss Leads To Another [Bonus Track]
Ano: 2013(*)
Gênero: Blues Rock, Boogie Rock, Soft Rock
Faixas:
1. Reachin' (Chick Newman) 4:45
2. Oh! Those Sweet Bananas (Tommy Moonlight) 2:17
3. I Watched You Rhumba (Tommy Moonlight) 2:57
4. Radio (Tommy Moonlight) 3:38
5. Peace Has Come (Bob Roman, Tommy Moonlight) 3:05
6. Got A Gal Named Wilma (Tommy Moonlight) 3:23
7. I Won't Be Around (Chick Newman) 1:35
8. And I Wonder (Chick Newman) 7:26
9. Someone You Know (Chick Newman) 4:24
10. Zip Gun Woman (Chick Newman, Tommy Moonlight) 2:54
11. Searchin' [Single A-Side, 1971] [Bonus Track] (Jerry Leiber, Mike Stoller) 3:13
Créditos:
Chick Newman: Vocals, Keyboards
Robbie Biegel: Drums
Bob Roman: Bass
Tommy Moonlight: Guitar, Vocals
(*) LP lançado originalmente em 1970.
Biografia:
A Hackamore Brick foi um dos grandes grupos esquecidos do cenário musical novaiorquino do final dos anos 60. Em alguns círculos, o quarteto, cria do Brooklyn, ficou notabilizado pela influência da Velvet Underground, percebida em todas as faixas de "One Kiss Leads To Another", o disco que o grupo gravou para a Kama Sutra, subsidiária da Buddha Records.
O estilo vocal de Lou Reed evidencia-se em toda a entonação de Chick Newman, mas outros atributos se somam à performance do cantor, que prenuncia, admiravelmente, o encanto minimalista de Jonathan Richman, enquanto parte do material, como a canção "Peace Has Come", composta por Bob Roman e Tommy Moonlight, evoca uma embrionária Television. Havia muito talento espalhado no disco e algumas boas ideias sobre como explorá-lo, pelo menos como ponto de partida. Mas nem mesmo a revigorada Buddha teve ânimo ou interesse em relançar o álbum.
Quanto à banda, ela despertou alguma atenção na época – o disco foi bem resenhado pela imprensa roqueira, e ocorreram apresentações no Bitter End, em Greenwich Village (uma semana), e no St. Thomas, em Virgin Island (sete semanas).
Além das canções próprias, os shows do grupo incluíam interpretações de músicas de Chuck Berry, Leiber & Stoller e Curtis Mayfield, a par de clássicos do pop que remetiam ao tempo de "I’m In The Mood For Love" (nota minha: canção pop, escrita por Jimmy McHugh e Dorothy Fields, lançada em 1935, e inserida na trilha sonora do filme "Every Night At Eight" [no Brasil, "Às 8 em Ponto"], tendo sido regravada por dezenas e talvez até centenas de artistas). A banda continuou tocando ao redor de Nova Iorque por algum tempo e lançou o single "Searchin'", mas um cogitado segundo álbum nunca foi gravado, alegadamente sob o pretexto de uma desavença acerca do lugar onde aconteceria o registro, ocasionando o cancelamento de singles posteriores. A Hackamore dissolveu-se logo em seguida – Chick Newman e Tommy Moonlight permaneceram no ramo musical e chegaram a tocar em famosos lugares de Nova Iorque, como CBGB, Max's Kansas City e Folk City; lançaram inclusive um single, juntos, em Austin, Texas, em meados dos anos 80. Finalmente, depois de uma tentativa frustrada em 2003, Moonlight e Newman ressuscitaram a banda em 2008 e gravaram o primeiro disco de inéditas após 38 anos. O CD de seis faixas surgiu em 2009, pouco depois que o  primeiro disco da Hackamore foi relançado em CD. E, no encarte do álbum, anunciaram-se novos trabalhos, a partir do verão de 2009 (Bruce Eder, AllMusic; tradução livre do inglês).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...