terça-feira, 21 de março de 2017

Nazz - Nazz

Banda: Nazz
Disco: Nazz
Ano: 1968(*)
Gênero: Garage Rock, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Open My Eyes (Rundgren) 2:44
2. Back Of Your Mind (Rundgren) 3:46
3. See What You Can Be (Rundgren) 3:00
4. Hello It's Me (Rundgren) 3:57
5. Wildwood Blues (Rundgren, Van Osten, Mooney, Stewkey) 4:36
6. If That's The Way You Feel (Rundgren) 4:49
7. When I Get My Plane (Rundgren) 3:05
8. Lemming Song (Rundgren) 4:26
9. Crowded (Stewkey, Mooney) 2:20
10. She's Goin' Down (Rundgren) 4:59
Créditos:
Carson Van Osten: Bass Guitar
Thom Mooney: Drums
Todd Rundgren: Lead Guitar
Stewkey: Vocals, Piano, Organ
(*) CD lançado em 2006.
Biografia:
A biografia da banda, que segue, em tradução livre do inglês, foi extraída do site Oldies, que, por sua vez, cita, como fonte primária do texto, a Encyclopedia Of Popular Music, de Colin Larkin (sob licença da editora Muze).
Formada em Filadélfia, EUA, em 1967, a banda pop psicodélica Nazz compreendia Todd Rundgren (nascido em 22 de junho de 1948, em Upper Darby, Filadélfia, Pensilvânia, EUA; guitarra e vocais), Carson Van Osten (nascido em 24 de setembro de 1946, na Filadélfia, Pensilvânia, EUA; baixo e vocais), ambos ex-membros da banda bodegueira Woody's Truck Stop, Robert "Stewkey" Antoni (nascido em 17 novembro de 1947, em Newport, Rhode Island, EUA; vocais e teclados) e Thom Mooney (bateria). Embora o quarteto tenha realizado sua primeira apresentação ao vivo abrindo um show da Doors, o empresário John Kurland cultivava, deliberadamente, uma postura inacessível, que acabou tolhendo o progresso da banda. Um lucrativo contrato de gravação com a Screen Gems resultou no disco homônimo de 1968, uma síntese da música pop britânica e americana inspirada em Who, Jimi Hendrix, Buffalo Springfield e Small Faces.
No entanto, apesar da excelência de faixas como "Open My Eyes" e "Hello It's Me" (um sucesso menor), a anglofilia e a afetação mod da banda mostraram-se inconciliáveis com o seu acid rock, incompatibilidade que, aliada à crescente desarmonia interna, lançou as sementes da sua dissolução. "Nazz Nazz" enfatizou os elementos positivos do seu antecessor, e, conquanto estampasse as mesmas influências, um senso de individualidade também se fazia presente no disco.
O afastamento de Rundgren para seguir carreira solo, em 1970, apressou o óbito da Nazz, e "Nazz III", uma compilação de material das sessões de "Nazz Nazz", surgiu como um álbum póstumo. Antoni e Mooney uniram-se posteriormente a Rick Nielsen e Tom Petersson (depois integrante da Cheap Trick) no lineup da Fuse, mas apenas Rundgren alcançou sucesso duradouro fora da Nazz. Apesar das vendas insignificantes, o trabalho da Nazz mereceu aclamação ulterior como precursor de uma geração de bandas americanas com influência britânica, principalmente Raspberries, Stories e Sparks.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...