quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Jawbone - Jawbone [Bonus Tracks]

Banda: Jawbone
Disco: Jawbone [Bonus Tracks]
Ano: 2007(*)
Gênero: British Invasion, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Honeysuckle Redwood Cabin (Mynott) 2:35
2. Homestead (Duncan) 2:58
3. How's Ya Pa? (Longstaff, Duncan) 3:09
4. Brave White Knight (Mynott) 3:18
5. Bulldog Goes West (Hynes) 2:49
6. Across The Universe (Lennon, McCartney) 3:49
7. Million Times Before (Duncan) 3:02
8. Money Is (Hynes) 2:46
9. Mister Custer (Mynott) 3:10
10. Song For Sunny (Peters) 3:56
11. Chicago Cottage (Duncan, Hynes, Murray) 2:12
12. Jeremiah Dreams (Hynes) 5:48
13. Way, Way Down [Bonus Track] (Hynes) 2:17
14. We Can Fly [as Portobello Explosion] [Bonus Track] (Hynes) 2:40
15. Hot Smoke And Sasafrass [as Portobello Explosion] [Bonus Track] (Prince, Cox, Fore, Potter) 2:52
Créditos:
Pete Hynes: Vocals
Ray Glynn: Guitar, Vocals
Dee Murray: Guitar, Vocals
David Hynes: Drums, Vocals
Kirk Duncan: Keyboards
Jeff Peters: Bass
(*) LP lançado originalmente em 1970.
http://freetexthost.com/lfa4v6ung2
Biografia:
A Jawbone nasceu com o desmantelamento de Mirage e Turquoise, duas das maiores e cultuadas bandas pop psicodélicas do Reino Unido (e ambas com coletâneas lançadas recentemente pela RPM e Rev-Ola, respectivamente), e seu solitário disco de 1970 fez jus à sua história. O grupo formou-se após o guitarrista Ray Glynn e o baterista Dave Hynes decidirem reformular a Mirage na esteira de uma curta passagem pelo Spencer Davis Group, concluída no final de 1969 (a dupla participou do excelente single "Short Change" e do malfadado disco "Funky). O vocalista Pete Hynes e o baixista Dee Murray, integrantes da banda de Elton John, juntamente com o tecladista Kirk Duncan, antigo parceiro e compositor da Mirage, foram rapidamente recrutados. Duncan, por sua vez, chamou Jeff "Gus" Peters, ex-colega da exinta Turquoise, para empunhar o baixo.
Dave Hynes conseguiu um contrato com a gravadora Carnaby, recentemente constituída por Merv Cohn, e então, depois de mudar seu nome para Portobello Explosion, a banda gravou um single, com a sonhadora e beatleniana "We Can Fly" de um lado, e um vigoroso e afiado cover da Bubble Puppy, "Hot Smoke And Sassafras" (que chegou a fazer relativo sucesso nos Estados Unidos) do outro lado.  O single não deu em nada, mas, apesar disso, sessões do futuro disco começaram a ser registradas no encerramento de 1969, com a regravação de três canções antigas da Mirage - "How's Ya Pa?", "Chicago Cottage" e "Jeremiah Dreams" (intitulada "Jeremiah's Dream" no álbum) - que faziam parte da inédita suite psicodélica "Ebeneezer Beaver", de 1967. Quando "How's Ya Pa?" saiu no formato single, no começo de 1970, a banda já tinha outra denominação: Jawbone. Deslumbrado com a The Band - comportamento típico na época -, Dave Hynes passou a remodelar a imagem do grupo.
Consequentemente, músicas como "Honeysuckle Redwood Cabin", "Homestead" e "Mister Custer" ganharam tratamento rústico e andamento acelerado, fruto da manifesta influência de The Band e Byrds. No lado B do LP, a melancólica e dylaniana "Song For Sunny", composta por Jeff Peters, soa como uma música descartada da Turquoise, "Brave White Knight" combina Donovan, Simon & Garfunkel e "Greensleeves" (nota minha: canção folclórica inglesa, de domínio público), com resultado surpreendente, e a soberba interpretação de "Across The Universe", dos Beatles, é repleta de rebuscados vocais, guitarra com efeito Wah-Wah e toda sorte de memoráveis artifícios psicodélicos. O álbum veio acompanhado de um luxuoso, artístico e, sem dúvida, dispendioso cartaz, mas afundou sem deixar vestígios. Um outro single, não inserido no LP, "Way Way Down", apareceu pouco depois, mas teve o mesmo destino. A Jawbone, então, uniu-se a Joe Brown, tornando-se sua banda de apoio - chamada Home Brew - durante os cinco anos seguintes, garantindo, pelo menos, uma renda estável. Dave Hynes acabou tocando bateria com Steve Marriott no final dos anos 70 e início dos anos 80 (Cherry Red Records; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...