segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

The 13th Floor Elevators - The Psychedelic Sounds Of The 13th Floor Elevators (Limited Edition)

Front
Banda: The 13th Floor Elevators
Disco:  The Psychedelic Sounds Of The 13th Floor Elevators (Limited Edition)
Ano: 2010(*)
Gênero: Psychedelic Rock
Faixas:
Disk One: Original Mono Album
1. You're Gonna Miss Me (R. Erickson) 2:31
2. Roller Coaster (T. Hall, R. Erickson) 5:04
3. Splash 1 (Clementine Hall, R. Erickson) 3:53
4. Reverberation (T. Hall, S. Sutherland, R. Erickson) 2:47
5. Don't Fall Down (T. Hall, R. Erickson) 3:01
6. Fire Engine (T. Hall, S. Sutherland, R. Erickson) 3:19
7. Thru The Rhythm (T. Hall, S. Sutherland) 3:07
8. You Don't Know (John St. Powell) 2:56
9. Kingdom Of Heaven (John St. Powell) 3:08
10. Monkey Island (John St. Powell) 2:40
11. Tried To Hide (T. Hall, S. Sutherland) 2:48
Disk Two: Original 1966 Stereo Mix [Bonus Tracks]
1. You Don't Know (John St. Powell) 2:58
2. Thru The Rhythm (T. Hall, S. Sutherland) 3:08
3. Monkey Island (John St. Powell) 2:38
4. Roller Coaster (T. Hall, R. Erickson) 5:05
5. Fire Engine (T. Hall, S. Sutherland, R. Erickson) 3:20
6. Reverberation (T. Hall, S. Sutherland, R. Erickson) 2:48
7. Tried To Hide (T. Hall, S. Sutherland) 2:48
8. You're Gonna Miss Me (R. Erickson) 2:31
9. Splash 1 (Clementine Hall, R. Erickson) 3:53
10. Don't Fall Down (T. Hall, R. Erickson) 3:01
11. Kingdom Of Heaven (John St. Powell) 3:09
12. Fire Engine [Bob Sullivan's Original Stereo Desk Mix] [Bonus Track] (T. Hall, S. Sutherland, R. Erickson) 3:21
13. Monkey Island [Bob Sullivan's Original Stereo Desk Mix] [Bonus Track] (John St. Powell) 2:44
14. Roller Coaster [Bob Sullivan's Original Stereo Desk Mix] [Bonus Track] (T. Hall, R. Erickson) 5:04
15. Thru The Rhythm [Bob Sullivan's Original Stereo Desk Mix] [Bonus Track] (T. Hall, S. Sutherland) 3:03
16. Tried To Hide [Bob Sullivan's Original Stereo Desk Mix] [Bonus Track] (T. Hall, S. Sutherland) 2:52
Créditos:
Roky Erickson: Vocals, Guitar
Tommy Hall: Amplified Jug
Stacy Sutherland: Guitar
Benny Thurman: Bass, Violin
John Ike Walton: Drums
(*) LP lançado originalmente em 1966.
https://mega.co.nz/#!gh4FUARL!VaFLOLq96EKOICL2fP7EEh6QGKU7MIUUMIZXNyd1sTA
Biografia:
Formada em Austin, Texas, EUA, em 1965, essa influente banda de rock psicodélico desenvolveu-se a partir do núcleo do Lingsmen, um popular e atraente grupo local. Figuravam, no lineup original, Stacey Sutherland (guitarra), Benny Thurman (baixo), John Ike Walton (bateria) e Max Rainey (vocais), este substituído posteriormente por Roky Erickson (nome verdadeiro: Roger Kynard Erickson, nascido em 15 de julho de 1947, em Dallas, Texas, EUA; vocais e guitarra). O quarteto manteve sua anacrônica denominação até a entrada de Tommy Hall (nascido em 21 de setembro de 1943, USA; jug [nota minha: jug é um instrumento cujo som é emitido soprando-se no gargalo de um jarro, vaso ou garrafão vazio; não há palavra em português para defini-lo]), cuja mulher, Clementine, sugeriu um nome mais instigante.
5A banda assinou com o selo International Artists, que lhe designou o produtor Lelan Rogers (nascido em 1928, nos Estados Unidos, e morto em 22 de julho de 2002, em Nashville, Tennessee, EUA), irmão do astro country Kenny Rogers. A 13th Floor Elevators estreou com o single "You're Gonna Miss Me". Erickson já havia gravado essa acre canção com a Spades, sua banda anterior, mas seus novos companheiros adicionaram-lhe um acentuado arrebatamento, ausente na versão original. Os tremolos expressivos do jug de Hall, improváveis numa composição roqueira, insinuavam um gosto pelo inusitado, intensificado pela aura mística da banda. Seu primeiro disco longo, "The Psychedelic Sounds Of The 13th Floor Elevators", de 1966, combinou essa espiritualidade insólita com um impolido R&B, gerando algumas das músicas mais impressionantes da época.
1No entanto, o escancarado proselitismo da banda relativamente ao consumo de drogas levou-a a confrontos inevitáveis com as conservadoras autoridades texanas. Várias prisões ocorreram e as apresentações recebiam monitoramento da polícia estadual. Enquanto isso, uma disputa envolvendo a gestão da banda provocou a saída de Walton e do novo baixista Ronnie Leatherman (que ocupara o posto de Thurman após o lançamento de "You're Gonna Miss Me").
A 13th Floor Elevators ficou parada durante o verão de 1967, mas Hall, Erickson e Sutherland reativaram-na com uma nova seção rítmica, constituída por Dan Galindo (nascido em San Antonio, Texas, EUA, e morto em maio de 2001, em Austin, Texas, EUA) e Danny Thomas. O segundo álbum, "Easter Everywhere", manteve o apuro do seu antecessor, mas pressões externas, extremamente fortes, mostraram-se incontroláveis.
2Sobras de estúdio foram regravadas, em overdub (nota minha: segundo a Wikipedia, "Overdub (ou Superimposition, SI, como também é conhecida) é a técnica de gravação que consiste em adicionar novos sons a uma gravação já anteriormente realizada") e o acréscimo de falsos aplausos, para a criação do inadmissível "Live". Finalmente, ao apagar das luzes do ano de 1968, a banda desintegrou-se, em decorrência da prisão de Erickson e Sutherland por posse de drogas. Para escapar da cadeia, Erickson, com a maior desfaçatez, jurou de pés juntos que era marciano, uma alegação maluca que redundou no seu confinamento no Rusk State Hospital, destinado a criminosos insanos. Sutherland não teve tanta sorte e acabou trancafiado, como delinquente "normal", no presídio de Huntsville, Texas. Uma coletânea derradeira, "Bull Of The Woods", juntou performances ao vivo, parcialmente registradas, com antigas e inéditas gravações. Erickson recebeu alta do Rusk State em 1972 e movimentou-se no sentido de reformular a 13th Elevators com Walton e outros músicos, mas a manobra não deu certo. Numerosas reedições e compilações do material da banda, aliadas à carreira solo de Erickson, têm conseguido manter-lhe a reputação em alta, merecidamente. Todavia, a trágica história da 13th Elevators desfechou-se em 1978, com o assassinato de Sutherland por sua mulher (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, pp. 1388-9; tradução livre do inglês).

7 comentários:

Anônimo disse...

Great Band Great Post!

Indignaldo Silva disse...

Thanks for comment, anonymous.

tugabuga disse...

Muchas gracias!

tugabuga disse...

Desculpe, Muito obrigado!

Indignaldo Silva disse...

Não há de quê, tugabuga.

Filipe Andrade disse...

Qual é a senha?

Indignaldo Silva disse...

discofilos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...