terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Janis Joplin - I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! [Bonus Tracks]

Cover
Músico: Janis Joplin
Disco: I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! [Bonus Tracks]
Ano: 1999(*)
Gênero: Blues, Blues Rock, Classic Rock
Faixas:
1. Try (Just A Little Bit Harder) (J. Ragavoy, C. Taylor) 3:55
2. Maybe (R. Barrett) 3:39
3. One Good Man (J. Joplin) 4:10
4. As Good As You've Been To This World (N. Gravenites) 5:25
5. To Love Somebody (B. Gibb, R. Gibb) 5:13
6. Kozmic Blues (J. Joplin, G. Mekler) 4:22
7. Little Girl Blue (L. Hart, R. Rodgers) 3:49
8. Work Me, Lord (N. Gravenites) 6:36
9. Dear Landlord [Outtake from the Kozmic Blues session] [Bonus Track] (B. Dylan) 2:31
10. Summertime [Recorded live at the Woodstock Festival, 1969] [Bonus Track] (D. Heyward, G. Gershwin) 5:04
11. Piece Of My Heart [Recorded live at the Woodstock Festival, 1969] [Bonus Track] (J. Ragavoy, B. Berns) 6:31
Créditos:
Sam Andrew: Guitar, Background Vocals
Richard Kermode: Organ
Gabriel Mekler: Organ
Brad Campbell: Bass
Maury Baker: Drums
Lonie Castille: Drums
Cornelius "Snooky" Flowers: Baritone Sax, Background Vocals
Terry Clements: Tenor Sax
Luis Gasca: Trumpet
(*) LP lançado originalmente em 1969.
Biografia:
Cantora rock norte-americana influenciada pelo blues, nasceu a 19 de janeiro de 1943, em Port Arthur, Texas. Rejeitada na adolescência pelos colegas de escola e incapaz de se adaptar a uma sociedade conservadora, desde cedo encontrou na música o escape para os seus problemas. Para além da música, era viciada em drogas e álcool.
Conhecida pela sua voz arranhada e áspera, começou por atrair as atenções em espetáculos no North Beach Coffee Gallery de São Francisco, em 1963.
JanisEm 1966 tornou-se vocalista dos Big Brother And The Holding Company, com os quais atingiu o estrelato. A atuação no Monterey Pop Festival, em junho de 1967, impulsionou decisivamente a sua carreira. A versão única de "Ball and Chain", capturada em vídeo, foi um dos momentos inesquecíveis da carreira da cantora. Dois álbuns resultaram da colaboração com os Big Brother: Big Brother And The Holding Company (1967) e Cheap Thrills (1968). Datam deste período os clássicos "Piece Of My Heart" e "Ball And Chain".
Em 1968 formou a Kosmic Blues Band, tendo gravado I Got Dem Ol' Kosmic Blues Again, Mama (1969), que incluiu temas como "Try (Just A Little Bit Harder)", "Maybe" e "Little Girl Blue". Apesar deste trabalho ter sido um êxito, não foi o seu melhor. Vários problemas relacionados com a sua cada vez mais profunda adição às drogas, os alcoolismo e várias relações emocionais falhadas, pormenorizadamente descritas em diversas biografias publicadas, levaram Janis ao desmantelamento do grupo.
Janis 3Em maio de 1970 formou os The Full Tilt Boogie Band, tendo iniciado as gravações do álbum Pearl, que, no entanto, não concluiria: no dia 4 de outubro de 1970, devido a uma dose excessiva de droga, Janis foi encontrada sem vida no quarto de um hotel em Los Angeles, EUA. Considerado um dos trabalhos mais consistentes de Janis Joplin, o álbum foi editado em 1971, incluindo clássicos como "Mercedes Benz", "Get It While You Can" e "Me And Bobby McGee". O desaparecimento da cantora aconteceu no momento em que a sua carreira ganhava alguma consistência e quando a sua versatilidade como cantora/compositora estava no auge. Apesar das críticas numerosas à forma como conduziu o seu curto trajeto musical, Janis Joplin ainda teve tempo de deixar um estilo maduro de abordar os blues, o soul e o rock mais tradicional. O single "Me And Bobby McGee" tornou-se um número um póstumo e, por isso mesmo, é a canção com que Janis é mais frequentemente associada.
A voz deprimida de Janis Joplin pode ser escutada no registo Live at Woodstock: August 19, 1969 (1999), onde ficou guardada para a posteridade a singularidade desta personalidade sofredora. Destaque ainda para a compilação Janis Joplin's Grestest Hits, lançada em 1973, que reúne os principais êxitos da curta carreira de Janis Joplin (Infopédia; português lusitano).

5 comentários:

Taylor uchoa disse...

Qual a senha para extração do disco?

Indignaldo Silva disse...

Quando abre a janela dos comentários, aparece em cima a mensagem: "A senha está informada na coluna da direita do blog".

Reuel disse...

Digitei tanto "password" quanto "(password)", e deu erro de senha incorreta.

Reuel disse...

Agora que fui rever, que viagem a minha, é simplesmente "discofilos". kkkkkk

Valeu \/ (e desculpe a estupidez temporária rs)

Indignaldo Silva disse...

Sem problema, Reuel. Isso acontece.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...