terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Jesse Colin Young - Together

Cover
Músico: Jesse Colin Young
Disco: Together
Ano: 1972(*)
Gênero: Folk Rock, Country Rock
1. Good Times (Jesse Coling Young) 4:22
2. Sweet Little Child (Jesse Colin Young) 3:00
3. Together (Jesse Colin Young) 4:55
4. Sweet Little Sixteen (Chuck Berry) 3:03
5. The Peace Song (Jesse Colin Young) 4:34
6. Six Days On The Road (C. Montgomery, E. Greene) 3:11
7. Lovely Day (Jesse Colin Young) 3:13
8. Creole Belle (John Hurt) 2:08
9. 1000 Miles From Nowhere (6000 Miles) (Mercy Dee Walton) 3:56
10. Born In Chicago (Nick Gravenites) 2:45
11. Pastures Of Plenty (Traditional, Woody Guthrie) 4:17
Créditos:
Jesse Colin Young: Vocals, Guitar, Bass, Tenor Saxophone, Alto Saxophone
Scott Lawrence: Piano
Jeffery Myer: Drums
Richard Earthquake Anderson: Harmonica
Peter Childs: Dobro
Eddy Ottenstein: Lead Guitar ("Six Days On The Road", "Born In Chicago")
Jerry Corbitt: Harmonies
Suzi Young: Harmonies
Ron Stallings: Horns ("Good Times")
John Wilmeth: Horns ("Good Times")
(*) CD lançado em 1996.
Logo Design by FlamingText.com
Biografia:
A biografia do músico, que segue, em tradução livre do inglês, foi extraída do site Oldies, que, por sua vez, cita, como fonte primária do texto, a Encyclopedia Of Popular Music, de Colin Larkin (sob licença da editora Muze).
Nome verdadeiro: Perry Miller, nascido em 22 de novembro de 1941, em Manhattan, New York City, New York, EUA. Um dos vários artistas alto-astrais que frequentaram o circuito folk de Greenwich Village, Young foi descoberto em 1963 na renomada casa noturna Gerde's Folk City. Seu primeiro disco, "The Soul Of A City Boy", resultou de um set de gravação de quatro horas, mas, a despeito de sua rudimentariedade, a seleção musical mostrou a inesquecível voz tenor de Young e boas composições.
5O segundo álbum revelou-se igualmente fascinante, e contou com a brilhante assistência de John Sebastian (harmônica) e Pete Childs (dobro). Seu título, "Young Blood", também acabou fornecendo o nome do grupo de rock que Jesse fundou posteriormente. A carreira da Youngbloods durou seis anos e gerou alguns hits clássicos: "Get Together", "Sunlight" e "Darkness, Darkness", mas terminou em 1972, quando os interesses dos seus membros diversificaram-se a ponto de comprometer a união do grupo. Young já havia retomado sua carreira solo no mesmo ano, com "Together", uma coleção de material novo e canções tradicionais, mas sua independência firmou-se plenamente através de "Song For Juli", disco de 1974.
3O estilo leve e intimista desses primeiros lançamentos continou nas gravações ulteriores. Young reacendeu a memória dos seus antigos parceiros ao regravar duas canções favoritas da Youngbloods, "Sugar Babe" e "Josiane", em seu álbum "Songbird", de 1975, mantendo, contudo, uma postura mais contemporânea em duas novas e vigorosas seleções, "American Dreams" (1978) e "The Perfect Stranger" (1982). O último disco continha "Fight For It", um notável dueto com Carly Simon.
Irritado, porque entendeu que houve incúria (nota minha: provavelmente envolvendo a distribuição e divulgação do disco por parte da gravadora), Young acabou comprando o tape da gravação original de "The Perfect Stranger" visando a lançar o álbum por um selo independente, e desde então tem evitado gravar para grandes companhias.
6Ele excursionou com a reformulada Youngbloods, em meados dos anos 80, antes de retomar sua carreira com "The Highway Is For Heroes", de 1987. Durante esse período, ele também se envolveu bastante no trabalho de angariação de fundos para várias instituições de preservação ambiental. No início dos anos 90, Young criou sua própria gravadora, a Ridgetop Music, com sua mulher, Connie, e lançou, em 1993, "Makin' It Real", o primeiro disco pela etiqueta. Um incêndio, em 1995, destruiu sua casa, que também sediava sua atividade profissional, fato que o levou a mudar-se para o Havaí. Depois de construir um novo estúdio caseiro, ele começou a gravar novamente, lançando uma série de discos solos medianos no alvorecer do novo milênio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...