quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Hot Tuna - Yellow Fever

Banda: Hot Tuna
Disco: Yellow Fever
Ano: 1975(*)
Gênero: Blues Rock, Folk Rock, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Baby What You Want Me To Do (Reed) 6:42
2. Hot Jelly Roll Blues (Carter) 4:21
3. Free Rein (Kaukonen, Zeigler) 4:13
4. Sunrise Dance With The Devil (Kaukonen) 4:29
5. Song For The Fire Maiden (Kaukonen, Douglass) 4:17
6. Bar Room Crystal Ball (Kaukonen) 6:50
7. Half/Time Saturation (Kaukonen, Casady, Steeler) 4:44
8. Surphase Tension (Kaukonen) 4:01
Créditos:
Jorma Kaukonen: Vocals, Guitar
Jack Casady: Bass
Bob Steeler: Drums
John Sherman: 2nd Guitar ("Baby What You Want Me To Do")
Nick Buck: Synthesizer ("Bar Room Crystal Ball")
(*) CD lançado em 1990.
http://freetexthost.com/gzisld1ppc
Biografia:
Essa banda americana foi constituída por dois membros da Jefferson Airplane, Jack Casady (nascido John William Casady, em 13 de abril de 1944, em Washington, DC, EUA; baixo) e Jorma Kaukonen (nascido em 23 de dezembro de 1940, em Washington, DC, EUA; guitarra e vocais). A banda desenvolveu-se durante os hiatos da Jefferson Airplane, e Kaukonen e Casady serviam-se dos colegas Paul Kantner (guitarra) e Spencer Dryden (bateria) e outros convidados para exibirem seus talentos como músicos de blues. As apresentações iniciais integravam-se na mesma programação da Airplane. Numa pausa da Airplane, a dupla começou a alçar voo solo, muitas vezes como um trio, completado por Joey Covington, então baterista da Airplane. Rejeitando o nome Hot Shit (Kaukoken sempre o refutou), Casady e Kaukonen decidiram intitular-se Hot Tuna e lançaram, como um duo, um disco homônimo, convidando Will Scarlett para tocar harmônica no álbum.
O repertório do disco constituía-se, em grande parte, de blues tradicionais e canções de ragtime compostas por Jelly Rol Morton e (Reverendo) Gary Davis, com as poderosas e sinuosas linhas de baixo de Casady interagindo soberbamente com a fluída guitarra acústica de Kaukonen. Por ocasião do seu segundo disco — desta vez um trabalho ao vivo —, o duo tinha virado um maduro quarteto, pois acrescentara à sua formação o violinista Papa John Creach (nascido John Henry Creach, em 28 de maio de 1917, em Beaver Falls, Pensilvânia, EUA, e falecido em 22 de fevereiro de 1994, em Los Angeles, Califórnia, EUA) e o baterista Sammy Piazza. Era o lineup ideal para a perfeita combinação de rock elétrico e acústico com blues que Casady e Kaukonen estavam procurando.
Creach abandonou o grupo no meio da gravação de "The Phosphorescent Rat", e Piazza, que já havia saído para juntar-se à Stoneground, foi substituído por Bob Steeler em 1974. A música tornou-se progressivamente mais alta, de modo que, na gravação do seu sexto disco, o som da banda era um caldeirão estrondoso de rock pesado, blues tradicional e ragtime. O limitado vocal de Kaukonen lutava para encaixar-se nessa estranha mistura, mas a banda sempre conseguiu manter um público fiel. Em 1978, a dupla cindiu-se. Casady embarcou numa impensada aventura com a banda SVT, que poderia ser rotulada de punk. Kaukonen continuou com uma carreira solo, combinando trabalhos acústicos e elétricos. Ao fim e ao cabo, a Hot Tuna revelou-se, na melhor das hipóteses, um grupo estimulante e diferenciado, e, na pior, uma banda enfadonha e estridente. Entre as músicas acima da média do seu irregular repertório citam-se: "Mann's Fate", de "Hot Tuna", "Keep On Truckin'' e "Sea Child", de "Burgers", "Song From The Stainless Cymbal", de "Hoppkorv", e "Hit Single #1", de "America's Choice". Casady e Kaukonen reuniram-se em meados dos anos 80 e gravaram, em 1991, um disco primoroso que, contudo, não obteve muita repercussão comercial. Desde 1984, a Relix Records tem lançado variado material de arquivo do grupo, bem como registros de suas apresentações ao vivo mais atuais (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 700; tradução livre do inglês).

6 comentários:

tangledblue3 disse...

Hi, I love your site. Thanks for all the work you do. Would it be possible to re-up this album, please?

Indignaldo Silva disse...

Yes, just wait a few days or less.

Indignaldo Silva disse...

New link.

Lúcius Renatus disse...

obrigado! excelente trabalho. estava a procura dessa obra há muito tempo.Parabéns.

Lúcius Renatus disse...

desejo apenas acrescentar, que foi uma agradável surpresa ser presenteado com um download de honestos 320 kbps e em stereo.genial.longa vida e prosperidade.

Indignaldo Silva disse...

Obrigado pelos comentários, Lúcius.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...