quinta-feira, 15 de setembro de 2011

The Allman Brothers Band - Brothers And Sisters

Front
Banda: The Allman Brothers Band
Disco: Brothers And Sisters
Ano: 1973(*)
Gênero: Blues Rock, Southern Rock, Jam Bands
Faixas:
1. Wasted Words (G. Allman) 4:19
2. Ramblin' Man (Betts) 4:47
3. Come And Go Blues (G. Allman) 4:53
4. Jelly Jelly (Martin) 5:45
5. Southbound (Betts) 5:10
6. Jessica (Betts) 7:05
7. Pony Boy (Betts) 5:52
Créditos:
Gregg Allman: Vocal (faixas 1, 3, 4 e 5), Rhythm Guitar (faixa 1), Organ (faixas 2, 3, 4, 5 e 6), Backgroung Vocal (faixa 2)
Richard Betts: Slide Guitar (faixa 1), Vocal (faixas 2 e 7), Lead Guitar (faixas 2, 3, 4, 5 e 6), Dobro (faixa 7), Hambone (faixa 7)
Berry Oakley: Bass (faixas 1 e 2)
Chuck Leavell: Piano, Background Vocals (faixa 2), Electric Piano (faixas 3 e 6)
Butch Trucks: Drums, Percussion (faixas 3, 4, 5 e 6), Congas (faixas 3 e 4), Tympani (faixa 6), Hambone (faixa 7)
Jaimoe: Drums (faixas 1 a 6), Congas (faixas 2 e 6)
Les Dudek: Lead Guitar (faixa 2), Acoustic Guitar (faixa 6)
Lamar Williams: Bass (faixas 3 a 6), Acoustic Bass (faixa 7)
Tommy Talton: Acoustic Guitar (faixa 7)
(*) CD lançado em 1986.

Resenha:
"Brothers And Sisters", o primeiro disco de estúdio da Allman Brothers Band em dois anos, mostra uma inclinação da banda pela técnica, que, juntamente com um par de canções populares, "Ramblin 'Man" e "Jessica", ajudou a consolidar o álbum no topo das paradas durante um mês e meio, além de conduzi-lo ao disco de platina. Foi o primeiro disco a mostrar a nova formação do grupo, com Chuck Leavell nos teclados e Lamar Williams no baixo, bem como o surgimento de Dickey Betts como vocalista, ao lado de Gregg Allman. As faixas aparecem no álbum na ordem em que foram gravadas, e as três primeiras, até por conta de "Ramblin 'Man", trazem a marca de Berry Oakley (nota minha: o resenhista equivoca-se: somente as duas primeiras faixas têm a participação de Oakley): o som é pesado e dinâmico. As músicas seguintes, com Williams assumindo o baixo, têm uma pegada menos intensa.
A interação entre Leavell e Betts é bem quente em algumas músicas, e o slide de Betts em "Pony Boy" é um trabalho deslumbrante, que surpreendeu a todos. Em que pese suas vendas, "Brothers And Sisters" não é exatamente um disco clássico (apesar de ter sido o melhor da banda durante os subsequentes 17 anos), especialmente na comparação com os quatro anteriores (nota minha: bem, o disco pode não ser um clássico para Bruce Eder, mas, para mim, é, e somente é superado, na discografia da banda, pela sua obra-prima, "Live At Fillmore East"), mas serviu como modelo para algumas performances de palco matadoras, e provou que o grupo pôde sobreviver à morte de dois dos seus membros-chave (Bruce Eder, AllMusic; tradução livre do inglês).

2 comentários:

Corwyn disse...

Hi, thank you very much for the Allman Bros collection, I appreciate your great efforts and your kindness in sharing.

Indignaldo Silva disse...

You're welcome, Corwyn.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...