Banda: Vanilla Fudge
Disco: Vanilla Fudge
Ano: 1967(*)
Gênero: Acid Rock, Heavy Psych, Progressive Rock, Hard Rock, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Ticket To Ride (Lennon, McCartney) 6:01
2. People Get Ready (Mayfield) 6:28
3. She's Not There (Argent) 4:55
4. Bang Bang (Bono) 5:24
5. STRA (Illusions Of My Childhood - Part One)/You Keep Me Hanging On (B. Holland, Dozier, E. Holland)/WBER (Illusions Of My Childhood - Part Two) 7:25
6. Take Me For A Little While (Martin)/RYFI (Illusions Of My Childhood - Part Three) 3:55
7. Eleanor Rigby (Lennon, McCartney)/ELDS (8:11)
Créditos (conforme a Wikipedia, porquanto não listados no disco):
✹Carmine Appice: Drums, Vocals
✹Tim Bogert: Bass Guitar, Vocals
✹Vince Martell: Guitar, Vocals
✹Mark Stein: Lead Vocals, Keyboards
(*) CD lançado em 1997.
Biografia:
Vanilla Fudge é uma veterana banda de rock psicodélico, viajante e pesado, que ficou famosa no final dos anos 60 por seu ritmo cadenciado e utilização de órgão na execução de vários sucessos da época.
Formada no ano de 1966, em Long Island, Nova Iorque, EUA, seus primeiros integrantes foram Carmine Appice (bateria e vocal), Tim Bogert (baixo e vocal), Vince Martell (guitarra e vocal) e o cantor Mark Stein, que também atuou como tecladista e arranjador do grupo. Precursora do heavy metal, a Vanilla Fudge mereceu citação, como influenciadora, de Deep Purple, Led Zeppelin, Styx, Uriah Heep e Yes, entre outras bandas.
A Vanilla Fudge estreou nas paradas pop rock em 1967 com o cover de "You Keep Me Hang On", da Supremes. Inicialmente um pequeno sucesso, essa canção reingressou nas paradas em 1968, quando então chegou ao Top 10 e se tornou a música mais conhecida da banda. Mais um Top 10 foi alcançado no encerramento de 1968 através da versão de "Take Me For A Little While", composta por Trade Martin.
Tanto "You Keep Me Hang On" quanto "Take Me For A Little While" figuraram no primeiro álbum do grupo, homônimo, lançado em 1967, que também continha covers de clássicos como "She's Not There", da Zombies, e "Eleanor Rigby", dos Beatles. Outros sucessos da banda, que continuaram até 1969: "Where Is My Mind" (1968), "Season Of The Witch, Pt. 1" (1968), "Shotgun" (1969), "Some Velvet Morning" (1969) e "Need Love" (1969).
Desde sua separação, em 1970, a banda se reuniu várias vezes ao longo dos anos, tendo se reagrupado de forma mais permanente em 1999. Permaneceu realizando turnês e se apresentando continuamente até os dias atuais com um lineup formado por três membros originais, Appice, Martell e Stein, acrescido de Pete Bremy no baixo. A Vanilla Fudge foi incluída no Long Island Music Hall Of Fame em 2006 (Allbutforgottenoldies.net; tradução livre do inglês).
Excelente, Indignaldo!! Gostei deste álbum por completo, principalmente as covers dos Beatles! Já ouvi falar que eles fazem parte do Rock Sinfônico, eu não entendi... Abraço, amigo. Força e aprendizado com o sofrimento do seu Estado, Você sabe, "na vida nada se perde, tudo se transforma"
ResponderExcluirOK, Jayme, valeu o comentário. Abraço.
Excluir