quarta-feira, 29 de maio de 2024

Vanilla Fudge - Vanilla Fudge

Banda: Vanilla Fudge
Disco: Vanilla Fudge
Ano: 1967(*)
Gênero: Acid Rock, Heavy Psych, Progressive Rock, Hard Rock, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Ticket To Ride (Lennon, McCartney) 6:01
2. People Get Ready (Mayfield) 6:28
3. She's Not There (Argent) 4:55
4. Bang Bang (Bono) 5:24
5. STRA (Illusions Of My Childhood - Part One)/You Keep Me Hanging On (B. Holland, Dozier, E. Holland)/WBER (Illusions Of My Childhood - Part Two) 7:25
6. Take Me For A Little While (Martin)/RYFI (Illusions Of My Childhood - Part Three) 3:55
7. Eleanor Rigby (Lennon, McCartney)/ELDS (8:11)
Créditos (conforme a Wikipedia, porquanto não listados no disco):
✹Carmine Appice: Drums, Vocals
✹Tim Bogert: Bass Guitar, Vocals
✹Vince Martell: Guitar, Vocals
✹Mark Stein: Lead Vocals, Keyboards
(*) CD lançado em 1997.

Biografia:
Vanilla Fudge é uma veterana banda de rock psicodélico, viajante e pesado, que ficou famosa no final dos anos 60 por seu ritmo cadenciado e utilização de órgão na execução de vários sucessos da época. 
Formada no ano de 1966, em Long Island, Nova Iorque, EUA, seus primeiros integrantes foram Carmine Appice (bateria e vocal), Tim Bogert (baixo e vocal), Vince Martell (guitarra e vocal) e o cantor Mark Stein, que também atuou como tecladista e arranjador do grupo. Precursora do heavy metal, a Vanilla Fudge mereceu citação, como influenciadora, de Deep Purple, Led Zeppelin, Styx, Uriah Heep e Yes, entre outras bandas.
A Vanilla Fudge estreou nas paradas pop rock em 1967 com o cover de "You Keep Me Hang On", da Supremes. Inicialmente um pequeno sucesso, essa canção reingressou nas paradas em 1968, quando então chegou ao Top 10 e se tornou a música mais conhecida da banda. Mais um Top 10 foi alcançado no encerramento de 1968 através da versão de "Take Me For A Little While", composta por Trade Martin. 
Tanto "You Keep Me Hang On" quanto "Take Me For A Little While" figuraram no primeiro álbum do grupo, homônimo, lançado em 1967, que também continha covers de clássicos como  "She's Not There", da Zombies, e "Eleanor Rigby", dos Beatles. Outros sucessos da banda, que continuaram até 1969: "Where Is My Mind" (1968), "Season Of The Witch, Pt. 1" (1968), "Shotgun" (1969), "Some Velvet Morning" (1969) e "Need Love" (1969). 
Desde sua separação, em 1970, a banda se reuniu várias vezes ao longo dos anos, tendo se reagrupado de forma mais permanente em 1999. Permaneceu realizando turnês e se apresentando continuamente até os dias atuais com um lineup formado por três membros originais, Appice, Martell e Stein, acrescido de Pete Bremy no baixo. A Vanilla Fudge foi incluída no Long Island Music Hall Of Fame em 2006 (Allbutforgottenoldies.net; tradução livre do inglês).

2 comentários:

  1. Excelente, Indignaldo!! Gostei deste álbum por completo, principalmente as covers dos Beatles! Já ouvi falar que eles fazem parte do Rock Sinfônico, eu não entendi... Abraço, amigo. Força e aprendizado com o sofrimento do seu Estado, Você sabe, "na vida nada se perde, tudo se transforma"

    ResponderExcluir

A senha está informada na coluna da direita do blog. The password is informed in the right column of the blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...