quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Patto - Patto [Bonus Track]

Banda: Patto
Disco: Patto [Bonus Track]
Ano: 2010(*)
Gênero: Hard Rock, Progressive Rock
Faixas:
1. The Man (Halsey, Griffiths, Patto, Halsall) 6:19
2. Hold Me Back (Halsey, Griffiths, Patto, Halsall) 4:46
3. Time To Die (Halsey, Griffiths, Patto, Halsall) 3:01
4. Red Glow (Halsey, Griffiths, Patto, Halsall) 5:23
5. San Antone (Halsall, Patto) 3:15
6. Government Man (Halsall, Patto) 4:25
7. Money Bag (Halsall, Patto) 10:12
8. Sittin' Back Easy (Halsall, Patto) 3:50
9. Hanging Rope [Bonus Track] (Halsey, Griffiths, Patto, Halsall) 14:47
Créditos:
Mike Patto: Vocals
John Halsey: Drums
Olly Halsall: Acoustic & Lead Guitar, Vibraphone, Piano
Clive Griffiths: Bass
(*) LP lançado originalmente em 1970.
Biografia:
A biografia da banda, que segue, em tradução livre do inglês, foi extraída do site Oldies, que, por sua vez, cita, como fonte primária do texto, a Encyclopedia Of Popular Music, de Colin Larkin (sob licença da editora Muze).
A Patto foi formada em 1969 quando quatro membros da Timebox – Michael Patrick "Patto" McGrath (nascido no dia 22 de setembro de 1942, em Glasgow, Escócia, e morto no dia 4 de março de 1979; vocais), Ollie Halsall (nome verdadeiro: Peter Halsall, nascido no dia 14 de março de 1949, em Southport, Lancashire, Inglaterra, e morto no dia 29 de maio de 1992, em Madri, Espanha; guitarra e vibrafone), Clive Griffiths (baixo) e John Halsey (bateria) – abandonaram as coações comerciais e seguiram um rumo mais progressivo. Seu primeiro disco, "Patto", apresentou várias músicas que perduraram no setlist das apresentações ao vivo da banda. Embora o produtor Muff Winwood tenha optado por um som preferencialmente rudimentar, o álbum continha uma série de portentosas canções, com passagens complexas, vocais competentes e a soberba guitarra de Halsall, que, soando ora frenética, ora contida, realçou uma seleção por si só notável.
O segundo álbum, "Hold Your Fire", de 1971, aguçou o jazz rock do grupo, mas manteve a presteza e o furor do seu antecessor. Overdubs criteriosos garantiram um som mais encorpado, permanecendo intactas, contudo, a interação e a empatia da banda. Diante das poucas vendas do disco, ocorreu o lançamento do terceiro trabalho, que prometia capturar o lado irreverente da Patto. "Roll 'em Smoke 'em Put Another Line Out" foi bem-sucedido apenas parcialmente, destacando-se as faixas "Singing The Blues On Reds" e a compulsiva "Loud Green Song". Como o disco também não se comportou bem, comercialmente, e a gravadora rejeitou o lançamento do quarto álbum, "Monkey's Bum", a banda separou-se em 1973.
Mike Patto incorporou-se à Spooky Tooth, participando do último disco da banda, "The Mirror", lançado em 1974. Halsall ressurgiu na Tempest e depois emparceirou-se com Kevin Ayers. O guitarrista reencontrou-se com Patto em 1975, como integrante da Boxer, e posteriormente trabalhou ao lado de John Halsey na Rutles, banda que parodiava os Beatles. Halsey, acompanhado de Patto e de um supergrupo, gravou o disco "Hinkley's Heroes". Entretanto, a carreira do vocalista foi interrompida em março de 1979, quando sucumbiu a um câncer de garganta. Halsall permaneceu atuando como músico de estúdio até morrer de overdose de heroína em 1992. Griffiths ficou permanentemente hospitalizado após um acidente rodoviário. Em 1995, o primitivo produtor da banda, Muff Winwood, compilou uma remasterizada antologia das melhores canções do grupo, editada em CD duplo.

3 comentários:

Indignaldo Silva disse...

Link

Jaimemellorock Mello disse...

Conheço à algum tempo, acho interessante bandas com o Patto, que para mim é obscura e underground, fazerem um som tão comtemporânio que atingem os dias atuais! O Rockn`roll jamais morrerá. Abraço, Indignaldo.

Indignaldo Silva disse...

Sim, sempre haverá gente como nós, que curte uma boa música, mesmo que em minoria. Abraço, Jaime.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...