terça-feira, 21 de agosto de 2018

Banchee - Discografia essencial

Banda: Banchee
Gênero: Psychedelic Rock, Hard Rock

Disco: Banchee
Ano: 1969(*)
Faixas:
1. The Night Is Calling (Alongi) 3:27
2. Train Of Life (Marino) 3:16
3. Ask Me Thinks (DeJesus) 3:05
4. Follow A Dream (DeJesus) 4:21
5. Beautifully Day (Alongi) 5:07
6. Evolmia (DeJesus, DiGilio) 3:18
7. I Just Don't Know (Alongi) 3:17
8. Hands Of A Clock (Marino) 4:14
9. Tom's Island (Alongi) 8:39
Créditos:
Jose Miguel DeJesus: Guitar, Vocals
Victor DiGilio: Drums, Vocals
Michael Marino: Bass, Vocals
Peter Alongi: Lead Guitar, Vocals
Johnny Pacheco: Congas (faixa 4)
(*) CD lançado em 2001.

Resenha:
O primeiro LP da Banchee, homônimo, era energético mas continha um rock pesado e psicodélico sem muita identidade, fazendo acenos à psicodelia guitarreira da Costa Oeste americana e à primitiva sonoridade metaleira, além de mergulhar em certas harmonias à Crosby, Stills e Nash, com letras enriquecedoras. 
É um disco desfocado: as músicas muitas vezes ficam à deriva por conta das suas próprias mudanças, incapazes de prender a atenção, e carecem de riffs, melodias ou conceitos marcantes, capazes de se adequarem aos padrões supercompetitivos do intrépido rock do final dos anos 60. O problema é que os sons pesados e leves explorados pelo grupo não apresentavam muita compatibilidade, e a empolgação também não era o seu forte. O álbum saiu em conjunto com o segundo LP da banda, “Thinkin’”, mais vigoroso e rebuscado em relação ao primeiro, num único CD, em 2001, através da gravadora Lizard (Richie Unterberger, AllMusic; tradução livre do inglês).

Disco: Thinkin
Ano: 1971(*)
Faixas:
1. John Doe (DeJesus) 4:30
2. Willya (DeJesus) 3:28
3. 3/4 Song (Alongi) 3:18
4. Thinkin' (DeJesus) 4:08
5. Searcher's Life (Alongi) 3:10
6. Iceberg (DeJesus) 3:47
7. Children Of The Universe (DeJesus) 3:11
8. "38" (DeJesus) 8:54
Créditos:
Peter Anthony Alongi: Lead Guitar, Vocals
Jose Miguel DeJesus: Rhythm Guitar, Vocals
Michael Gregory Marino: Bass, Vocals
Victor William DiGilio: Drums
Fernando Luis "Papo" Roman: Percussion, Vocals
(*) CD lançado em 2001.

Resenha:
Gravado no Electric Lady Studios, em Nova Iorque, com Michael Jeffrey, ex-empresário de Jimi Hendrix, figurando como “produtor executivo” (a banda agradece ao seu empresário, Peter W. Glick, nos créditos), o segundo disco da Banchee, intitulado "Thinkin'", soa como uma superficial Steely Dan pretendendo ser uma pesada Santana. A bonita capa do disco contribui para aumentar a confusão, com uma pintura do que parece ser um cavaleiro negro montando um cavalo branco, no lado de fora de um castelo coberto de nuvens. 
Lembra quando a H.P. Lovecraft desprendeu-se do H.P. (nota minha: passou a chamar-se Love Craft) e virou uma banda de rock latino? Embora a Banchee possa ser considerada mais eficiente, tecnicamente falando, do que Michael Tegza & Cia., o seu material é, infelizmente, tão insípido quanto o da Love Craft. A faixa-título do disco enfeixa uma profusão de faiscantes solos de guitarra e é tão "vigorosa" quanto a banda Lighthouse sem seu naipe de metais, ao passo que "Searcher's Life" ecoa tão anêmica como "Black Friday" quatro anos antes de Fagen e Becker colocarem-na no Top 40. Os acordes estridentes da guitarra de Peter Anthony Alongi parecem querer saltar pra fora dos alto-falantes, e os afinados e às vezes ominosos vocais ficam deslocados. Um site da internet estava vendendo o LP por 95 dólares, o que é bastante surpreendente. A produção – executada pela banda e os engenheiros de som Dave Palmer e Ralph Moss – utilizou alguns riffs bluseiros de Chicago e de outras bandas da moda na época, sem encontrar, porém, um single para impactar e fazer sucesso. "Children Of The Universe" demonstra que o quinteto precisaria ouvir mais Black Sabbath para entender como o esquema funciona. Mas os membros da banda merecem uma nota A pelo trabalho – o virtuosismo está lá, e no verso da capa eles parecem mesmo os colegas da Sabbath. A complicação do álbum pode ser resumida na faixa de 8 minutos e 58 segundos que o encerra. "38" é muito pesada para ser um rock leve e muito leve para ser um rock pesado. A canção de Jose Miguel de Jesus tem um vocal imitando o David Crosby de "Almost Cut My Hair". E o "casamento" de CSNY com Ozzy Osbourne não se mostra muito prazeroso (Joe Viglione, AllMusic; tradução livre do inglês).

4 comentários:

  1. (nota minha: passou a chamar-se Love Craft)

    Na verdade, existem dois álbuns do grupo pós HP Lovecraft. O primeiro (Valley of the Moon, 1970) é creditado a "Lovecraft". O segundo (We Love You (Whoever You Are) 1975) é creditado a "Love Craft".

    In fact there are two albums by the post HP Lovecraft group. The first (Valley of the Moon 1970) is credited to "Lovecraft". The second (We Love You (Whoever You Are) 1975) is credited to "Love Craft".

    ResponderExcluir
  2. A banda referida pelo resenhista do AllMusic é a Love Craft (separado), que gravou o disco "We Love You (Whoever You Are)", de 1975, que Viglione entende como sendo do gênero latino. Correta, portanto, a minha nota. Até porque o disco "Valley Of The Moon" aparece creditado, no site Discogs, à H.P. Lovecraft, embora a banda o tenha gravado com o nome Lovecraft tão-somente.

    ResponderExcluir

A senha está informada na coluna da direita do blog. The password is informed in the right column of the blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...