sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Colosseum - Those Who Are About To Die Salute You (Deluxe Expanded Edition)

Banda: Colosseum
Disco: Those Who Are About To Die Salute You (Deluxe Expanded Edition)
Ano: 2002(*)
Gênero: Blues Rock, Jazz Rock, Fusion
Faixas:
1. Walking In The Park (Graham Bond) 3:55
2. Plenty Hard Luck (Colosseum) 4:29
3. Mandarin (Tony Reeves, Dave Greenslade) 4:26
4. Debut (Colosseum) 6:20
5. Beware The Ides Of March (Colosseum) 5:38
6. The Road She Walked Before (Dick Heckstall-Smith) 2:44
7. Backwater Blues (Huddie Ledbetter) 7:39
8. Those About To Die (Colosseum) 4:55
9. I Can't Live Without You [Studio Outtake] [Bonus Track] (James Litherland) 4:16
10. A Whiter Spade Than Mayall [Recorded 17.12.68, broadcast 17.1.69, Top Gear, BBC] [Bonus Track] (Unidentified) 4:51
11. Walking In The Park [Recorded 24.2.69, broadcast 16.3.69, Symonds On Sunday, BBC] [Bonus Track] (Graham Bond) 3:44
12. Beware The Ides Of March [Recorded 24.2.69, broadcast 16.3.69, Symonds On Sunday, BBC] [Bonus Track] (Colosseum) 4:09
13. Plenty Hard Luck [Recorded 24.2.69, broadcast 16.3.69, Symonds On Sunday, BBC] [Bonus Track] (Colosseum) 2:42
14. Walking In The Park [Top Of The Pops, BBC, with Brian Matthews voiceover] [Bonus Track] Graham Bond) 3:17
Créditos:
John Hiseman: Drums
Dick Heckstall-Smith: Tenor & Soprano Saxes
Dave Greenslade: Organ, Vocals
Tony Reeves: Bass Guitar
James Litherland: Vocals, Guitar
Músicos adicionais:
Henry Lowther: Trumpet (faixa 1)
Jim Roche: Guitar (faixa 7)
(*) LP lançado originalmente em 1969.
Biografia:
Uma das mais influentes bandas de rock progressivo, entre as primeiras que surgiram no cenário britânico do gênero na época, a Colosseum fundiu uma ousada sonoridade roqueira com fortes influências do jazz e do blues e também dando ênfase ao teclado clássico; granjeou um fã-clube fiel e duradouro, embora nunca tenha emplacado um grande sucesso.
O grupo foi fundado em 1968 pelo saxofonista Dick Heckstall-Smith, o baixista Tony Reeves e o baterista Jon Hiseman; os três já haviam tocado no álbum "Bare Wires", de John Mayall, e Heckstall-Smith e Hiseman pertenceram anteriormente à Graham Bond Organization. O primeiro lineup completou-se com a adição de três músicos: o tecladista Dave Greenslade, o guitarrista Jim Roche e o vocalista James Litherland, que assumiu a guitarra quando Roche foi embora pouco tempo depois. Fazendo seu primeiro show em Newcastle, Inglaterra, a Colosseum teve como aliado o lendário disc jockey John Peel, da BBC, que apresentou a banda no Top Gear, seu programa de rádio. A gravadora Fontana Records contratou o grupo, e o primeiro disco, "Those Who Are About To Die Salute You", foi lançado em 1969, saindo-se bem nas paradas; a faixa de abertura, "Walkin In The Park", virou single, embora tenha sido o único 7" do grupo.
O segundo álbum, "Valentine Suite", surgiu ainda em 1969, e foi o primeiro pela influente gravadora Vertigo Records, especializada em rock pesado e progressivo. (A Vertigo e a Fontana eram filiadas à gravadora alemã Philips.) "Daughter Of Time", de 1970, mostrou uma nova formação: com as saídas de James Litherland (para formar a Mogul  Trash) e Tony Reeves (resolveu trabalhar como produtor em tempo integral), ingressaram o guitarrista Dave Clempson, o baixista Mark Clarke e o vocalista Chris Farlowe. O álbum seguinte, "The Grass Is Greener", de 1970, consistia, na verdade, de uma versão revisada de "Valentyne Suite", lançado apenas nos Estados Unidos, com quatro canções do LP original e quatro músicas novas. Em 1971, a banda rescindiu o contrato com a Vertigo e assinou com a recém-fundada gravadora Bronze Records, gravando um punhado de shows na Universidade de Manchester, em Manchester, e na boate Big Apple, em Brighton.
O grupo separou-se antes de completar um álbum de estúdio para sua nova gravadora, e "Colosseum Live", de 1971, contendo as apresentações em Manchester e Brighton, foi o último álbum da primeira fase da Colosseum. Em 1975, Jon Hiseman organizou a Colosseum II, um grupo mais direcionado ao jazz, que contava com Gary Moore na guitarra e Don Airey nos teclados. A nova banda lançou três discos antes de dissolver-se em 1978. Em 1994, o lineup que gravou "Daughter Of Time" reuniu-se para uma turnê, e um álbum ao vivo foi extraído dos concertos. Um novo disco de estúdio, "Breads & Circuses", surgiu em 1997, e a Colosseum voltou a se reagrupar para gravações periódicas e apresentações ao vivo desde então. A saxofonista Barbara Thompson (casada com Jon Hiseman) apareceu com frequência nos encontros da Colosseum e acabou se tornando membro oficial do grupo após a morte de Dick Heckstall-Smith, em 2004 (Mark Deming, AllMusic; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...