domingo, 15 de junho de 2014

Eyes Of Blue - Discografia essencial

Banda: Eyes Of Blue
Gênero: Progressive Rock, Psychedelic Rock

Front
Disco: Crossroads Of Time
Ano: 1968
Faixas:
1. Crossroads Of Time (Stewart) 5:00
2. Never Care (Francis) 3:18
3. I'll Be Your Friend (Francis) 3:48
4. 7+7 Is (Lee) 2:32
5. Prodigal Son (Francis) 5:27
6. Largo (Francis) 3:14
7. Love Is The Law (Stewart) 5:16
8. Yesterday (Lennon, McCartney) 4:22
9. I Wonder Why (Francis) 3:13
10. World Of Emotions (Francis) 2:48
11. Inspiration For A New Day (Francis) 3:09
Créditos:
Phil Ryan: Organ, Piano
Ritchie Francis: Bass, Piano, Vocals
John "Pugwash" Weathers: Drums, Vocals
Raymond "Taff" Williams: Guitar
Gary Pickford-Hopkins: Vocals, Guitar
Wyndham Rees: Vocals
Logo Design by FlamingText.com
Cover
Disco: In Fields Of Ardath
Ano: 1969
Faixas:
1. Merry Go Round (Francis) 9:05
2. The Light We See (Pickford-Hopkins) 2:12
3. Souvenirs (Tribute To Django) (Grappelly, Reinhart) 2:39
4. Ardath (Weathers) 2:35
5. Spanish Blues (Bond) 3:48
6. Door (The Child That Is Born On The Sabbath Day) (Bennet, Ryan) 6:45
7. Little Bird (Francis) 2:35
8. After The War (Pickford-Hopkins) 3:27
9. Extra Hour (Ryan) 2:25
10. Chances (Francis) 2:59
Créditos:
Phil Ryan: Organ, Piano
Ritchie Francis: Bass, Piano, Vocals
John "Pugwash" Weathers: Drums, Vocals
Raymond "Taff" Williams: Guitar
Gary Pickford-Hopkins: Vocals, Guitar
Logo Design by FlamingText.com

Biografia:
Por direito, a Eyes Of Blue deveria ter um lugar destacado no panteão de bandas de art rock (nota minha: segundo a Wikipedia, "art rock é subgênero do rock que possui influências da música experimental e da vanguarda. O art rock muitas vezes usa mais teclado do que guitarra, e frequentemente conta uma história com temas filosóficos na sua letra") e rock progressivo. O grupo estava no circuito antes de quase todas elas, trabalhando com filme e música numa linguagem jazz-rock, precedentemente à assimilação do gênero, e assinou contrato com duas grandes gravadoras em seqüência, Deram e Mercury. Em vez disso, com exceção do baterista John Weathers, que mais tarde se juntou à Gentle Giant, a Eyes Of Blue é pouco lembrada.
1A banda começou como um conjunto de jazz e R&B (Graham Bond escreveu as notas para o seu primeiro álbum), fazendo canções nessa linha, assim como tocando material mais diversificado, como "Yesterday". Inicialmente, o grupo assinou com a Deram Records, uma subsidiária da Decca, que trabalhava com rock progressivo, e gravou uma série de excelentes singles, porém negligenciados, e então migrou para a Mercury, onde se concentrou nos discos longos e desfrutou a sua grande fase musical, ainda que sem sucesso comercial. O grupo era respeitado no meio musical, chegando a colaborar com Quincy Jones na partitura do filme Toy Grabbers (nota minha: o filme, de 1970, dirigido por Don Joslyn e estrelado por Julie Newmar, Wally Cox e Victor Buono, na verdade foi lançado com os nomes de "The Seduction Of A Nerd" e "Mother [Seduction Of A Nerd]") e tendo conseguido aparecer no filme "Connecting Rooms" (nota minha: no Brasil, "Quartos Conjugados", de 1970; a banda interpretou a música "What Happens To Her", da trilha sonora do filme).
2Seus primeiros trabalhos baseavam-se no R&B, incluindo músicas de Bond, como "Love Is The Law", "Crossroads Of Time" e "7 And 7 Is", mas mesmo no seu primeiro disco, a banda mostrou alguma influência oriental. Seu segundo álbum teve algumas faixas da trilha do primeiro filme do grupo (nota minha: "The Seduction Of A Nerd"), bem como uma música de Graham Bond, mas foi basicamente experimental, com longas passagens instrumentais e algum influxo da música clássica. No final de 1968, a Eyes Of Blue atuou como banda de apoio para Buzzy Linhart num disco homônimo, e participou, em 1969, de um show no Marquee Club, em Londres, mas seus dias estavam contados dada à carência de êxito comercial. Phil Ryan tocou na Man, posteriormente, e John Weathers juntou-se a Pete Brown & Piblokto!, na gravadora Harvest, antes de entrar na Gentle Giant (Bruce Eder, AllMusic; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...