quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mountain - Masters Of War

Cover
Banda: Mountain
Disco: Masters Of War
Ano: 2007
Gênero: Hard Rock, Classic Rock
Faixas:
1. Masters Of War (4:38)
2. Serve Somebody (3:55)
3. Blowin' In The Wind [Heavy] (5:37)
4. Everything Is Broken (4:09)
5. Highway 61 Revisited (3:27)
6. This Heart Of Mine (3:56)
7. Subterranean Homesick Blues (4:20)
8. The Times They Are A-Changin' (4:59)
9. Seven Days (3:29)
10. Mr. Tambourine Man (5:31)
11. Like A Rolling Stone (3:29)
12. Blowin' In The Wind [Acoustic] (3:56)
Músicas de autoria de Bob Dylan.
Créditos:
Leslie West: Guitars, Vocals, Bass (faixa 2)
Corky Laing: Drums, Vocals (faixa 11)
Richie Scarlet: Bass (faixas 3, 7)
Brian Mitchell: Organ (faixas 1, 9), Accordion (faixa 6), Piano (faixa 8)
Kenny Aronson: Bass (faixas 1, 4, 5, 6, 9, 10)
Todd Wolfe: Rhythm Guitar (faixas 1, 4, 9)
Músicos convidados:
Ozzy Osbourne: Vocals (faixa 1)
Warren Haynes: Lead Guitar (faixa 2), Guitar (faixa 8)
http://tinyurl.com/gt6o7ky
Biografia:
Uma das primeiras bandas da geração metaleira, a Mountain foi formada pelo ex-guitarrista da Vagrants, Leslie West (nome verdadeiro: Leslie Weinstein, nascido em 22 de outubro de 1945, em Forest Hills, Nova Iorque, NY, EUA) e o baixista Felix Pappalardi (nascido em 30 de dezembro de 1939, no Bronx, Nova Iorque, NY, EUA, e morto em 17 de abril de 1983, em Manhattan, Nova Iorque, NY, EUA), em julho de 1969, na cidade de Nova Iorque, NY, EUA. Pappalardi tinha produzido o primeiro disco solo de West, "Mountain", lançado naquele verão. Complementada pelo baterista N. D. Smart (nome verdadeiro: Norman Smart) e o tecladista Steve Knight, a banda tocou no festival de Woodstock no final do ano (embora sua apresentação não apareça no documentário do evento).
8Seu álbum de estreia, "Climbing!", foi lançado no ano seguinte, tendo Corky Laing (nome verdadeiro: Laurence Gordon Laing, nascido em 26 de janeiro de 1948, em Montreal, Quebec, Canadá) substituído Smart. Com os densos acordes de guitarra de West e as delicadas melodias de Pappalardi, a Mountain rapidamente estabeleceu seu próprio som, apesar das influências da Cream serem notadas aqui e ali. "Climbing!" foi um sucesso absoluto, atingindo o 17° lugar na parada de discos da Billboard, em novembro de 1970. Os dois álbuns seguintes da banda, construídos sob a mesma formação, depuraram-lhe o estilo, resultando um amálgama de riffs pesados, rocks fincados no blues e longos solos de guitarras e teclados.
9"Nantucket Skighride" (a faixa título foi usada mais tarde como tema musical para o programa de televisão britânico Weekend World) e "Flowers Of Evil" alcançaram as paradas da Billboard, em 16° e 35° lugares, respectivamente. Seguiu-se um álbum ao vivo, com solos intermináveis, que acabou sendo mal recebido. Após, a banda dissolveu-se temporariamente, por conta de projetos paralelos dos seus integrantes. Pappalardi retornou à produção de discos, enquanto West e Laing firmaram uma parceria com Jack Bruce, da Cream, e criaram a West, Bruce & Laing. Em 1974, a Mountain ressurgiu, com Alan Schwartzberg e Bob Mann ocupando os lugares de Laing e Knight, para gravar "Twin Peaks", ao vivo, no Japão.
10
O novo lineup durou pouco e Laing voltou para a gravação do decepcionante disco de estúdio "Avalanche". A banda colapsou novamente e West retomou sua carreira solo. Em 1983, Pappalardi foi baleado e morto por sua esposa, Gail Collins. Dois anos mais tarde, West e Laing ressuscitaram a Mountain, com Mark Clarke (ex-baixista da Rainbow e da Uriah Heep), e lançaram "Go For Your Life". O grupo excursionou com a Deep Purple por toda a Europa em 1985, mas permaneceu com baixa atividade no restante da década. Em 1995, a banda gravou duas músicas novas com Noel Redding, ex-baixista de Jimi Hendrix, para uma antologia. Novamente inspirados, West, Laing e Clarke lançaram "Man's World" no ano seguinte. Um hiato de cinco anos decorreu antes de West e Laing reunirem-se para gravar o disco de estúdio "Mystic Fire", em 2002. A banda prosseguiu realizando turnês com o baixista Richie Scarlet (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, pp. 1003-4; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...