domingo, 28 de abril de 2013

Man - Revelation

Banda: Man
Disco: Revelation
Ano: 1969(*)
Gênero: Psychedelic Rock, Classic Rock
Músicas:
1. And in the beginning... (Leonard) 4:23
2. Sudden life (Leonard, John) 4:48
3. Empty room (John, Williams) 3:45
4. Puella! Puella! (Woman! Woman!) (M. Jones) 3:37
5. Love (Leonard) 2:55
6. Erotica (Leonard, John, M. Jones, J. Jones, Williams) 4:13
7. Blind man (Leonard) 4:15
8. And castles rise in children's eyes (M. Jones) 3:25
9. Don't just stand there (Come in out of the rain) (M. Jones) 4:17
10. The missing pieces (Leonard, John, Ace, Reynolds) 3:50
11. The future hides its face (Leonard) 3:39
Créditos:
Roger Leonard: Guitar, Harp, Piano, Percussion, Vocals
Clive John: Organ, Piano, Guitar, Vocals
Mike Jones: Lead Guitar, Vocals
Ray "Taff" Williams: Bass
Jeff Jones: Drums, Percussion
(*) CD lançado em 1989.
https://mega.nz/#!MB8UGDRI!3Zaf2Y0sh7oFtrYr7b1eyH147lKrRcBjid105cVm6nM
Biografia:
A Man foi uma das bandas mais promissoras saídas do País de Gales no início dos anos 70. Junto com a Brinsley Schwarz, a Man ajudou a estabelecer o núcleo do pub rock, mas o grupo apostou mais alto e também teve um componente progressivo no seu trabalho, que o diferenciava de muitos dos seus concorrentes. A Man surgiu como um grupo vocal do tipo Four Seasons cumulado com Beach Boys, com base em Swansea, País de Gales, chamado inicialmente de Bystanders, que começou a experimentar um som mais consistente, mais progressivo, no palco. A banda foi encorajada a prosseguir nessa direção, e assim foi formada: Micky Jones (guitarra e vocal), Deke Leonard (guitarra e vocal), Clive John (guitarra, teclados, vocais), Ray Williams (baixo) e Jeff Jones (bateria).
Seu primeiro disco, "Revelation", lançado em 1969 pela Pye, foi um álbum-conceito, do qual resultou um sucesso europeu único, "Erotica", que continha o som de um orgasmo e, por isso, não entrou nas paradas inglesas. Seu segundo álbum, "2 Ozs. Of Plastic With A Hole In The Middle", mostrou uma ligeira nova tendência da banda, com um som de estúdio quase ao vivo e mais interação criativa entre as guitarras, que alguns críticos compararam ao início da carreira da Quicksilver Messenger Service e outras bandas da Costa Oeste. Deke Leonard, em particular, cujo modo de tocar foi fortemente influenciado por Mick Green, da Pirates, tornou-se a estrela do grupo, por aclamação popular. Quando seu contrato com a Pye Records terminou em 1969, o grupo assinou com a United Artists-Liberty, com uma nova seção rítmica composta por Terry Williams na bateria e vocais e Martin Ace no baixo. Seu terceiro álbum, "Man", foi um sucesso, e o disco seguinte, "Do You Like It Here, Are You Settling In", de 1971, rendeu vários shows populares.
Em fevereiro de 1972, o grupo apareceu no Greasy Trucker's Ball, um concerto beneficente realizado em Londres, que foi gravado para a posteridade, ao lado da Brinsley Schwarz e da Hawkwind. Seu desempenho foi tão impressionante que o chefe da United Artists, Andrew Lauder (que também foi responsável por ajudar o pós-Flamin' Groovies, Roy Loney, a apresentar-se junto), encorajou a banda a gravar um álbum ao vivo. O resultado foi "Live At The Padget Rooms, Penarth", o disco inovador da banda, apesar de ter sido originalmente lançado em uma edição limitada de 8.000 cópias. O álbum se tornou um cobiçado item de colecionador na Inglaterra, e, de repente, o grupo despertou a atenção da maioria do público comprador de discos.
Infelizmente, foi depois do lançamento desse álbum que Deke Leonard decidiu sair da banda e seguir carreira solo, na qual ele começou com o bem sucedido álbum "Iceberg". A Man estava construindo sua reputação e seu disco posterior, "Be Good To Yourself At Least Once A Day", rendeu algumas boas canções (incluindo "Bananas"). Nesse ponto, a Pye lançou uma retrospectiva dos seus dois primeiros álbuns, enquanto a formação do grupo na época começou a mudar novamente – Deke Leonard estava de volta para gravar "Rhinos, Winos And Lunatics", e o disco "Slow Motion" levou o grupo à sua primeira turnê americana. Seguiu-se o seu primeiro deslize grave, uma união com o integrante da Quicksilver, John Cippolina, para a produção de um álbum decepcionante, "Maximum Darkness". "The Welsh Connection", lançado pela MCA em 1976, marcou o fim da história do grupo original, embora a banda tenha desovado mais um disco, "All's Well That Ends Well".
Durante a década de 1980, Micky Jones reuniu o grupo e os membros interessados (inclusive Deke Leonard) e encontrou um trabalho estável no circuito de pub rock. Enquanto isso, Terry Williams passou a participar da Rockpile e da Dire Straits. O interesse na Man era forte o suficiente para justificar o lançamento de uma compilação, "Perfect Timing: The U.A. Years", em 1991. Em meados dos anos 90, a Beat Goes On começou a relançar os álbuns individuais da Man e o trabalho solo de Deke Leonard em CD (Bruce Eder, AllMusic; tradução livre do inglês).

5 comentários:

Only Good Song disse...

mAN pra mim é uma das melhores quase bandas fodoes do rock. Tive a feleicidade de conhece-la antes desse boom de discos na internet.
Não mto tempo eu postei o solo do Clive John, but acho que não agradou mto.
Mas isso não importa, realmente.
--
Eu tirei esse sábado e domingo pra deixar algumas coisas prontas/propramadas pois vou precisar fazer um viajadão esta semana (comments eu modero facil em qq hotel) e vou sumir por umas 3 ou 5 semanas. QQ problema é melhor falar por email. O post de hj havia programaado pra quarta, mas num resisiti e soltein hj. Dá uma orelhada na 12 musica e me diz que vc achou.
[]s

Only Good Song disse...

desculpaê essa qtd de erros, mas é mto dificil pra mim usar esses pquenos cel.
´[]s

Musicômano disse...

Cara, se eu te disser que só conheci a banda no tempo do Seres? Pois é, e é realmente uma das melhores da psicodelia, não deixando nada a dever para os medalhões do gênero.
Vou conferir a tua postagem.
Quanto aos erros, e eu, que só uso o celular para ligar e receber chamadas? É uma coisa gozada. Sou bastante ligado em computadores, mas tablets, celulares, etc., não sou muito chegado, talvez pelo tamanho. Alguns dias atras comprei uma TV/Monitor de 29 polegadas para usar como monitor. Uma droga. Tive que voltar ao antigo monitor. Conclusão: só use monitor para computador, TV só para ver o Faustão... Um abraço, Only. E boa viagem.

Sergej disse...

Amazing blog.
Do you have maybe Spencer Davis - Mousetrap?

Musicômano disse...

Thanks for comment, Sergej. No, I don't have Mousetrap. This album was only released on vinyl.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...