segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tony Joe White - Black And White [Bonus Tracks]

Cover CD
Músico: Tony Joe White
Disco: Black And White [Bonus Tracks]
Ano: 1969(*)
Gênero: Roots Rock, Swamp Rock, Country Rock, Folk Rock
Faixas:
1. Willie And Laura Mae Jones (White) 5:00
2. Soul Francisco (White) 1:59
3. Aspen Colorado (White) 2:52
4. Whompt Out On You (White) 2:27
5. Don't Steal My Love (White) 3:56
6. Polk Salad Annie (White) 3:48
7. Who's Making Love (Banks, Crutcher, Davis, Jackson) 3:16
8. Scratch My Back (Moore) 3:04
9. Little Green Apples (Russell) 4:02
10. Wichita Lineman (Webb) 2:53
11. Look Of Love (Bacharach, David) 3:23
12. Ten More Miles To Louisiana [Bonus Track] (White) 2:54
13. Georgia Pines [Bonus Track] (Buie, Adkins) 2:27
Créditos:
Tony Joe White: Vocals, Guitar, Harmonica
David Briggs: Piano, Organ
Norbert Putnam: Bass
Chip Young: Guitar ("Look Of Love")
Jimmy Isbell: Drums ("Who's Making Love")
(*) CD lançado em 1996, com 2 faixas extras.
http://tinyurl.com/pm8eze4
Biografia:
Tony Joe White reina supremo como um dos verdadeiros mestres na execução do swamp rock (nota minha: subgênero do roots rock [rock de raiz] e celebrizado por artistas como o próprio White, Credence Clearwater Revival, Elvin Bishop e outros). O cantor, compositor e guitarrista nasceu em 23 de julho de 1943, caçula de sete filhos que cresceram numa fazenda de algodão perto de Oak Grove, em Louisiana.
5Ele começou a tocar em bailes escolares. Após concluir o ensino fundamental, passou a atuar em casas noturnas no Texas e Louisiana. Em 1968, mudou-se para Nashville, onde obteve grande sucesso com sua canção "Polk Salad Annie", um clássico do "hard-stomping" (nota minha: seria uma música de ritmo pesado, ou uma música para dançar com passos pesados, típica dos vaqueiros americanos ou da região sulista americana). Mas alcançou apenas relativo êxito com as músicas "The Lady In My Life" e "We Belong Together".
10Brook Benton registrou um grande êxito com sua interpretação comovente da bela "Rainy Night In Georgia", de White. Entre os artistas que gravaram canções de White contam-se Dusty Springfield, Ray Charles, Wilson Pickett, George Jones, Hank Williams Jr., Waylon Jennings, Jerry Reed, Jessi Colter e Elvis Presley (o Rei do Rock'n'Roll canta "Polk Salad Annie" nos concertos "Elvis On Tour" e "Elvis: That's The Way It Is", que viraram documentários). Em 1989, White escreveu quatro músicas para o disco "Foreign Affair", de Tina Turner, e tocou guitarra e harmônica no álbum. Ele excursionou com as bandas Steppenwolf, Creedence Clearwater Revival e Sly And The Family Stone.
9Também compôs jingles para a McDonald's e a Levis, bem como as trilhas sonoras do filme televisivo "Living Straight" e da ópera rock  shakespeariana "Catch My Soul" (ele acabou interpretando o personagem Cassio no filme realizado posteriormente, baseado na peça teatral). Bastante cultuado na Europa, White continua a gravar discos em seu próprio selo, Swamp Records, e fazendo apresentações pelo mundo todo (IMDb; tradução livre do inglês).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...