Banda: Agitation Free
Disco: Malesch [Bonus Track]
Ano: 2008(*)
Gênero: Krautrock, Acid Rock, Experimental Rock, Progressive Rock, Psychedelic Rock
Faixas:
1. You Play For Us Today (6:14)
2. Sahara City (7:50)
3. Ala Tul (4:54)
4. Pulse (4:51)
5. Khan El Khalili (5:34)
6. Malesch (8:36)
7. Rücksturz (2:19)
8. Music Factory Live [Recorded live February 25, 1972 in Mainz] [Bonus Track] (15:14)
Músicas de autoria da banda.
Créditos:🔘Lutz Ulbrich: Guitar, Zither, Keys🔘Jörg Schwenke: Guitar🔘Burghard Rausch: Drums, Percussion, Marimba, Vocals🔘Michael Hoenig: Synthesizer, Keys, Steel Guitar🔘Michael Günther: Bass, Live-TapesMúsicos convidados:🔘Uli Popp: Percussion🔘Peter Michael Hamel: Organ
(*) LP lançado originalmente em 1972.
Biografia:
Formada em Berlim, Alemanha, no ano de 1967, por Lutz "Lüül" Ulbrich, Michael "Fame" Günther, Lutz "Ludwig" Kramer e Christoph Franke. Inicialmente, o grupo denominava-se Agitation (criado no final de 1966, pela fusão dos membros das bandas roqueiras berlinenses Centries [Lutz Ulbrich, Christoph Franke] e Ugly Things [Lutz Kramer, Michael Günther]), mas teve que se renomear porque já havia outra banda homônima. Escolheu então se chamar Agitation Free, nome baseado no cartaz de um concerto promocional grátis.
Famosa por seus shows de luzes multimídia, a Agitation Free foi contratada para ser a banda permanente da notória casa noturna berlinense Zodiac. Em 1968, o vocalista John L. ingressou no grupo, sendo afastado, porém, no mesmo ano, provavelmente por andar pelo palco nu, fazendo palhaçadas. Ludwig Kramer saiu em 1970 e Ax Genrich entrou no seu lugar. No mesmo ano, Christoph Franke também pulou fora, para se unir à Tangerine Dream (que, assim como Ash Ra Tempel, ensaiava no mesmo lugar ocupado pela Agitation Free). Para preencher as lacunas, recrutaram-se Jörg Schwenke e Gerd Klemke. O segundo, porém, não durou muito, e o grupo finalmente se estabilizou em 1971 como um quinteto, com o acréscimo de Michael Hoenig e Burghard Rausch.
Em 1972, a Agitation Free excursionou pelo Egito, Líbano, Jordânia e Grécia, e, durante esse período, realizou gravações que constaram em seu primeiro LP, "Malesch", lançado em junho de 1972. Em março de 1973, Schwenke partiu; Stefan Diez substituiu-o. Na mesma época, ingressou outro baterista, Dietmar Burmeister. Assim organizada, a banda gravou o disco "Last", editado postumamente. E, sem Diez, gravou o álbum "2nd", em Munique, no mês de julho de 1973. Pouco depois, Diez foi embora, entrando Gustl Lutjens. O grupo efetuou seus últimos registros em estúdio no ano de 1974 e então se dissolveu, após um show de despedida, em Berlim, ocorrido no mês de novembro de 1974. (Material composto em 1974 apareceriam mais tarde no LP "Last", de 1976, no álbum "Fragments", de 1995, e no CD "The Other Sides Of Agitation Free", de 1999.) Mas acabou retornando, com seus integrantes primitivos, e lançou, em 1999, o álbum "River Of Return". Depois prosseguiu se apresentando ao vivo, como, por exemplo, em Tóquio e Berlim, nos anos de 2007 e 2013, respectivamente (Discogs; tradução livre do inglês).
This is "Krautrock" at his best. Excellent, grandiose as the video and announcement (in french, sorry). Un très grand MERCI
ResponderExcluirAgradeço o comentário.
Excluir