Banda: 49th Parallel
Disco: 49th Parallel [Bonus Tracks]
Ano: 1997(*)
Gênero: Alternative Rock, Garage Rock, Folk-Rock, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Now That I'm A Man (Hockett) 2:35
2. Get Away (Stallings) 2:37
3. Eye To Eye (Abbott) 2:58
4. Missouri (Abbott, Carlson) 3:30
5. Lazerander Filchy (Hockett) 3:05
6. (Come On Little Child &) Talk To Me (Lowe) 3:02
7. (The) Magician (Hockett) 3:45
8. Twilight Woman (Abbott) 2:34
9. Close The Barn Door (Carlson, Abbott, Lowe, Bare, Cook) 3:15
10. The People (Bare, Velker, Lowe) 2:56
11. Labourer [Bonus Track] (Woodhouse, Carlson, Petch, Abbott, Bare, Lowe) 2:31
12. You Do Things [Bonus Track] (Abbott, Carlson, Bare, Petch, Woodhouse, Lowe) 2:28
13. Citizen Freak [Bonus Track] (Abbott, Carlson, Bare, Petch, Woodhouse, Lowe) 1:42
Créditos (presumíveis):🔘Dennis Abbott: Vocals🔘Bob Carlson, Dan Lowe: Guitar🔘Dave Petch, Dennis Mundy: Organ🔘Dave Downey, Mick Woodhouse, Alf Cook: Bass🔘Terry Bare: Drums
(*) LP lançado originalmente em 1969.
Biografia:
49th Parallel foi uma das raras bandas punk-garageiras surgidas no Canadá na metade dos anos 60. Inicialmente denominada Shades Of Blond (por ocasião do seu aparecimento, em Calgary, Alberta), a banda tinha Dennis Abbott nos vocais, Dan Lowe e Bob Carlson nas guitarras, Dave Petch no órgão, Mick Woodhouse no baixo e Terry Bare na bateria.
A banda foi contratada pela gravadora Gaiety Records e lançou, em meados de 1967, seu primeiro single, "Labourer", uma marcante canção punk-garageira, carregada de guitarras distorcidas e tom desafiador, que vendeu razoavelmente bem em território canadense. O segundo single, "Blue Bonnie Blue" (música coescrita pelo então desconhecido Delaney Bramlett, versando, nada mais nada menos, sobre a igualmente incógnita Bonnie Bramlett, casada com o compositor), possuía um enlevo folk-rock mais poético, sem prejuízo de letra e melodia afiadas. Àquela altura, Woodhouse saiu e foi substituído por Dave Downey, que, por sua vez, também cedeu depois seu posto para Alf Cook. E Dennis Mundy sucedeu Petch, sendo outrossim trocado por Jack Velker, posteriormente. Na primavera de 1969, o grupo finalmente fez sucesso no Canadá com a música "Twilight Woman", que por igual chegou às paradas em algumas regiões americanas; mais pop e mais folk, a canção remetia ao som que conjuntos como Tomorrow estavam construindo na Inglaterra.
A banda, porém, nunca conseguiu capitalizar o êxito de "Twilight Woman" (e do single subsequente, "Now That I'm A Man", também de 1969), em parte porque não se mostrou capaz de manter sua formação. O vocalista Dennis Abbott partiu após o lançamento dos dois compactos de 1969, e, com a mudança dos integrantes, a sonoridade da banda modificou-se. Em 1970, o grupo passou a chamar-se Painter, e fez relativo sucesso através dos singles "West Coast Woman" e "Crazy Feeling", ambos de 1973, antes de ser rebatizado de Hammersmith no começo dos anos 70 e lançar, assim renomeado, um par de singles ("Feelin' Better" e "Late Night Lovin' Man") no meio da década setentista.
No seu ápice, a 49th Parallel fazia um som poderoso e incisivo, que poderia tê-a enfileirado na linha de frente das bandas punk-garageiras. Suas guitarras cortantes e órgão tempestuoso, mesclado aos vocais de Abbot, estampavam um estilo atraente e marcante, facilmente inserido no punk psicodélico. Suas baladas lentas afiguravam-se adequadamente espaciais, numa pegada pop/rock, mas o destaque ficava mesmo com seu som mais vigoroso. Como ocorreu com um monte de bandas sessentistas, a 49th Parallel sobreviveu à sua época e ramificou-se em novas formas e direções. Mais tarde, o guitarrista Dan Lowe fez fortuna na área de design de som multimídia, ao inventar o Q-Sound (Bruce Eder, AllMusic; tradução livre do inglês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A senha está informada na coluna da direita do blog. The password is informed in the right column of the blog.