Banda: AC/DC
Gênero: Blues-Rock, Boogie Rock, Hard Rock
Disco: High Voltage [Australasia Edition]
Ano: 1975(*)
Faixas:
1. Baby, Please Don't Go (Broonzy) 4:53
2. She's Got Balls (A. Young, M. Young, Scott) 4:53
3. Little Lover (A. Young, M. Young, Scott) 5:47
4. Stick Around (A. Young, M. Young, Scott) 4:44
5. Soul Stripper (A. Young, M. Young) 6:31
6. You Ain't Got A Hold On Me (A. Young, M. Young, Scott) 3:36
7. Love Song (Oh Jene) (A. Young, M. Young, Scott) 5:26
8. Show Business (A. Young, M. Young, Scott) 4:47
Créditos (segundo a Wikipedia):
🔘Bon Scott: Lead Vocals
🔘Angus Young: Lead & Rhythm Guitars
🔘Malcolm Young: Rhythm Guitar, Backing Vocals, Lead Guitar (faixas 3, 5, 6, 8)
🔘Rob Bailey: Bass Guitar (faixas 1-3, 5, 6, 8)
🔘Peter Clack: Drums (faixa 1)
🔘George Young: Bass Guitar (faixas 4, 7), Backing Vocals
🔘Harry Vanda: Backing Vocals
🔘Tony Currenti: Drums (faixas 2-8)
(*) CD lançado em 1987.

Disco: High Voltage [International Edition]
Ano: 1976(*)
Faixas:
1. It's A Long Way To The Top (If You Wanna Rock 'N' Roll) (A. Young, M. Young, Scott) 5:02
2. Rock 'N' Roll Singer (A. Young, M. Young, Scott) 5:03
3. The Jack (A. Young, M. Young, Scott) 5:53
4. Live Wire (A. Young, M. Young, Scott) 5:50
5. T.N.T. (A. Young, M. Young, Scott) 3:34
6. Can I Sit Next To You Girl (A. Young, M. Young) 4:12
7. Little Lover (A. Young, M. Young, Scott) 5:39
8. She's Got Balls (A. Young, M. Young, Scott) 4:51
9. High Voltage (A. Young, M. Young, Scott) 4:14
Créditos (conforme a Wikipedia):
🔘Bon Scott: Lead Vocals, Bagpipes (faixa 1)
🔘Angus Young: Lead Guitar
🔘Malcolm Young: Rhythm Guitar, Lead Guitar (faixa 7), Backing Vocals
🔘Mark Evans: Bass Guitar (faixas 1-6)
🔘Phil Rudd: Drums (faixas 1-6)
🔘George Young: Bass Guitar (faixa 9)
🔘Rob Bailey: Bass Guitar (faixas 7, 8)
🔘Tony Currenti: Drums (faixas 7-9)
(*) CD lançado em 1986.
Biografia:
Banda metaleira oriunda da Austrália, a AC/DC se caracteriza por realizar shows teatrais e energéticos, que a colocaram entre os artistas de arena mais populares da década oitentista. Seus principais membros são/foram Angus Young (nascido no dia 31 de março de 1955, em Glasgow, Escócia), Malcolm Young (nascido no dia 6 de janeiro de 1953, em Glasgow, Escócia, e falecido em 18 de novembro de 2017, em Sydney, Austrália), Bon Scott (nome verdadeiro: Ronald Belford Scott; nascido no dia 9 de julho de 1946, em Kirriemuir, Angus, Escócia, e morto no dia 21 de fevereiro de 1980, em Londres, Inglaterra), Brian Johnson (nascido no dia 5 de outubro de 1947, em Newcastle upon Tyne, Tyne and Wear, Inglaterra), Phil Rudd (nome verdadeiro: Phillip Rudzevecuis; nascido no dia 19 de maio de 1954, em Melbourne, Victoria, Austrália) e Cliff Williams (nascido no dia 14 de dezembro de 1949, em Romford, Essex, Inglaterra).
Os irmãos Young criaram a AC/DC em Sydney, Austrália, no ano de 1973, com Angus (famoso por seu traje de colegial de calças curtas) na guitarra solo e Malcolm na guitarra base. A formação restante do grupo modificou-se quando os Young foram para Melbourne, e os discos bluseiros e as apresentações ao vivo tornaram a AC/DC uma das bandas prediletas do público australiano em meados dos anos 70. Houve então a transferência para Londres, Inglaterra, em 1976, e o subsequente sucesso no Reino Unido através do disco "Let There Be Rock", de 1977. Depois de solidificar seu lineup (além dos Young, Scott como vocalista, Rudd na bateria e Williams no baixo), a banda lançou, em 1979, "Highway To Hell, que lhe trouxe fama internacional. Sua ascensão, porém, acabou dificultada pela morte de Scott, em decorrência de alcoolismo, ocorrida em fevereiro de 1980, mas o falsete do novo cantor, Johnson, combinou bem com a genuína pegada metaleira e a imagem insubordinada e despojada do grupo. O álbum seguinte, "Back In Black", de 1980, vendeu mais de 10 milhões de cópias somente nos Estados Unidos, e "For Those About To Rock", de 1981, seguiu o mesmo caminho: um campeão de vendas. O auge da AC/DC, em termos de performances ao vivo, aconteceu no início até a metade dos anos 80; a partir dali passou por constantes modificações na sua formação.
Na década de 1990, a AC/DC se entrincheirou, confortavelmente, entre os veteranos artistas metaleiros. "The Razor's Edge", de 1990, apresentou os exitosos singles "Thunderstruck" e "Moneytalks"; "Moneytalks", aliás, o seu único single a chegar ao Top 40 da Billboard. A banda estabeleceu um padrão de aproximadamente dois discos de estúdio editados por década. Após "The Razor's Edge" vieram, em 1995, "Ballbreaker", produzido por Rick Rubin, e, em 2000, "Stiff Upper Lip", um álbum que tentava captar o som lotado de estádios da era "Back In Black".
Após mais de 30 anos emitindo algumas das canções mais pesadas e barulhentas da história do heavy metal, a AC/DC conseguiu finalmente colocar "Black Ice", seu álbum de 2008, no 1° lugar das paradas da Billboard. E, em 2010, obteve outro marco, ao abocanhar o primeiro Grammy, na categoria de melhor performance de rock pesado, com o single "War Machine".
Nos anos seguintes, a idade dos integrantes da banda começou a pesar, ocasionando uma série de alterações no seu lineup. Em 2014, o grupo anunciou que Malcolm Young, um dos seus membros fundadores, fora diagnosticado com demência e se retirara. Foi substituído pelo seu sobrinho, Stevie Young, que gravou com a banda o álbum "Rock Or Bust", lançado em 2014 com bom resultado comercial. Após a prisão de Rudd, em 2014, por porte de drogas e outros delitos, Chris Slade, que já tocara com a AC/DC, assumiu as baquetas. Dois anos depois, Johnson se viu forçado a abandonar as viagens, devido a uma perda auditiva, e, no seu lugar, entrou Axl Rose, frontman da Guns N' Roses. Ao término da turnê Rock Or Bust, de 2016, Williams anunciou sua aposentadoria. A AC/DC foi introduzida ao Hall da Fama do Rock and Roll em 2003 (Gillian G. Gaar, Encyclopædia Britannica; tradução livre do inglês).
Nicely. I didn't know there were 2 versions. Cheers.
ResponderExcluirPra falar a verdade, eu também não sabia.😬 Obrigado pelo comentário.
Excluir