terça-feira, 1 de agosto de 2017

The Lovin' Spoonful - Do You Believe In Magic [Bonus Tracks]

Banda: The Lovin' Spoonful
Disco: Do You Believe In Magic [Bonus Tracks]
Ano: 2002(*)
Gênero: Folk Rock, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Do You Believe In Magic (John Sebastian) 2:05
2. Blues In The Bottle (Traditional; arranged by Sebastian, Yanovski, Boone, Butler, Stampfel, Weber) 2:12
3. Sportin' Life (Traditional; arranged by Sebastian, Yanovski, Boone, Butler) 4:05
4. My Gal (Traditional; arranged by Sebastian, Yanovski, Boone, Butler, Kweskin, Jacobsen) 2:36
5. You Baby (Barry Mann, Cynthia Weil, Phil Spector) 2:56
6. Fishin' Blues (Traditional; arranged by John Sebastian) 2:01
7. Did You Ever Have To Make Up Your Mind (John Sebastian) 2:02
8. Wild About My Lovin' (Traditional; arranged by John Sebastian) 2:34
9. Other Side Of This Life (Fred Neil) 2:29
10. Younger Girl (John Sebastian) 2:19
11. On The Road Again (John Sebastian) 1:52
12. Night Owl Blues (John Sebastian) 3:02
13. Alley Oop [Previously Unreleased] [Bonus Track] (Dallas Frazier) 2:19
14. Younger Girl [Demo Version] [Previously Unreleased] [Bonus Track] (John Sebastian) 2:40
15. Blues In The Bottle [Alternate Vocal Version] [Previously Unreleased] [Bonus Track] (Traditional; arranged by Sebastian, Yanovski, Boone, Butler, Stampfel, Weber) 3:02
16. Wild About My Lovin' [Alternate Vocal Version] [Previously Unreleased] [Bonus Track] (Traditional; arranged by John Sebastian) 2:37
17. Other Side Of This Life [Instrumental] [Previously Unreleased] [Bonus Track] (Fred Neil) 2:31
Créditos:
John Sebastian: Vocals, Guitar, Autoharp, Harmonica
Zal Yanovsky: Lead Guitar, Vocals
Steve Boone: Electric Bass
Joe Butler: Drums, Vocals
(*) LP lançado originalmente em 1965.
Biografia:
Poucas bandas pop norte-americanas ganharam tanta afeição internacional ao longo do tempo como a brilhante e subestimada Lovin' Spoonful. Seu antigo catálogo tem sido constantemente atualizado e relançado e o seu conceito vem crescendo.
O grupo foi formado em 1965 por John Sebastian (nascido em 17 de março de 1944, em Greenwich Village, Nova Iorque, NY, EUA; vocais, guitarra, harmônica e cítara de cordas) e Zalman "Zally" Yanovsky (nascido em 19 de dezembro de 1944, em Toronto, Canadá, e morto em 13 dezembro de 2002, em Kingston, Ontário, Canadá; guitarra e vocais), após integrarem juntos a Mugwumps (a banda Mamas And The Papas fala sobre isso no sucesso "Creeque Alley"). O lineup era completado por Steve Boone (nascido em 23 de setembro de 1943, em Camp Lejeune, Carolina do Norte, EUA; baixo) e Joe Butler (nascido em 19 janeiro de 1943, em Long Island, Nova Iorque, EUA; bateria e vocais).
A singular mistura de música tradicional, folk, blues e rock & roll da Lovin Spoonful, sintetizando o que se costuma denominar de "música elétrica alto-astral", manteve-a diferenciada de qualquer outro grupo estado-unidense da época. Em dois anos, a banda abiscoitou 10 sucessos Top 20 americanos, todos compostos por John Sebastian. A qualidade das letras e melodias de Sebastian reputaram-no como um dos melhores compositores ianques. A diversão começa desde o dedilhar da cítara de cordas de Sebastian na abertura de "Do You Believe In Magic" e prossegue na evocativa "You Didn't Have To Be So Nice", na lânguida e cantarolante "Daydream", na vigorosa e liricamente soberba "Summer In The City" ("é verão na cidade, faz muito calor, meu colarinho está sujo e grudento") e deságua no aprazível romantismo de "Rain On The Roof" ("você e eu, pegos por um aguaceiro de verão, a chuva batendo no telhado, e nós dois nos secando enquanto a água encharca as flores, talvez fiquemos presos por horas").
Os quatro discos da banda – sem contar os singles, as coletâneas e as trilhas sonoras –, incluindo a obra-prima "Daydream", estão recheados de outras pérolas além das canções famosas. Adicionalmente, Sebastian compôs – sozinho ou em parceria – a trilha sonora de dois filmes: "What's Up, Tiger Lily?", de Woody Allen, e "You're A Big Boy Now", de Francis Ford Coppola (na fita de Coppola, constou a bonita "Darling Be Home Soon"). Lamentavelmente, a festa sem hora para acabar chegou ao fim em 1967, após a saída de Yanovsky e o ingresso, ainda que breve, de Jerry Yester. A partida de Sebastian, no ano seguinte, jogou uma pá de cal sobre o futuro da banda, embora os membros restantes ainda tenham emplacado dois singles de relativo sucesso antes da separação definitiva.
Os membros originais da Lovin' Spoonful reuniram-se em 1980 para fazer uma participação especial no malogrado filme "One Trick Pony", escrito e estrelado por Paul Simon. Onze anos depois, Steve Boone, Joe Butler e Jerry e Jim Yester recriaram a banda. Jim Yester a deixou em 1993, mas com o recrutamento dos jovens músicos Lena Beckett (teclados) e Mike Arturi (bateria), o grupo permaneceu tocando no circuito nostálgico. Sem Yanovsky e Sebastian, no entanto, a "magia" deixou de existir, e a morte de Yanovsky em 2002 acabou com qualquer esperança de um reencontro dos integrantes originais da banda. A Lovin' Spoonful entrara no Rock And Rock Hall Of Fame dois anos antes. E não é exagero colocá-la num pedestal, ao lado de Byrds, Mamas And The Papas e Beach Boys, como um dos grupos criadores da melhor música pop americana de todos os tempos, nem tampouco inserir Sebastian como um dos principais talentos dessa época de ouro da música pop (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, pp. 877-8; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...