segunda-feira, 11 de julho de 2016

Downchild Blues Band - Bootleg

Banda: Downchild Blues Band
Disco: Bootleg
Ano: 1971(*)
Gênero: Blues, Blues Rock, Boogie Rock
1. Rock It (Don Walsh) 3:57
2. Just A Little Bit (Roscoe Gordon) 3:02
3. Down In Virginia (Jimmy Reed) 3:30
4. That's All Right (Jimmy Rodgers) 4:50
5. Messin' With The Kid (Mel London) 3:18
6. Don't You Bother My Baby (Don Walsh) 4:01
7. Change My Way Of Livin' (Taj Mahal) 5:04
8. You Don't Have To Go (Jimmy Reed) 3:04
9. Next Time You See Me (Earl Forest, Bill Harvey) 2:20
10. I'm Sinkin' (Rick & Don Walsh) 2:45
Créditos:
Don Walsh: Guitar
Rick (The Hock) Walsh: Vocals
Jim Milne: Bass
Cash Wall: Drums
Dave Woodward: Tenor Saxophone
Ron Jacobs: Tenor & Baritone Saxophones
(*) CD lançado em 2007.
http://ow.ly/NwF63026NMu
Biografia:
Liderada pelo guitarrista, vocalista e compositor Donnie "Mr. Downchild" Walsh, a Downchild Blues Band é a principal banda de blues do Canadá. Seu blues com naipe de metais proporcionou uma grande inspiração para Dan Aykroyd e o falecido John Belushi, da Blues Brothers, que incluíram as músicas "Everything I Need (Almost)" e "Shotgun Blues", ambas de Walsh, em seu primeiro disco, "Briefcase Full Of Blues", de 1978. Formada em 1969 por Walsh e seu irmão, Richard "Hock" Walsh, a Downchild Blues Band suportou a troca contínua de pessoal.
Mais de dezoito músicos entraram e saíram, incluindo Gene Taylor, que passou a tocar na Fabulous Thunderbirds, e Kenny Neal, que se juntou ao grupo depois de deixar a banda de Buddy Guy e se mudar para Toronto. O conflito entre os irmãos Walsh resultou no afastamento de "Hock" pouco antes de iniciados os trabalhos para o terceiro álbum da banda, em 1974. Embora ele tenha voltado a atuar com o grupo em 1977 e 1985, sua vida turbulenta foi abreviada em fevereiro de 1999, por conta de um aparente ataque cardíaco. Desde o início dos anos 90, a Downchild Blues Band tem-se beneficiado com uma formação mais estável.
O vocalista e compositor Chuck Jackson, que se juntou ao grupo em 1990, recebeu um prêmio "Maple Blues" como "melhor vocalista masculino de 1999" e um prêmio "Blues Whit A Feeling", da Toronto Blues Society, por suas "realizações durante uma marcante carreira". Michael Maples Fonfara, um ex-membro da banda de rock sessentista Rhinoceros, ganhou um prêmio "Mape Blues", em 2000, como "pianista e tecladista do ano". Mike Fitzpatrick tocou bateria com Big Joe Turner, Sonny Rhodes, Hubert Sumlin e Bob Margolin e gravou com vários artistas de blues, tais como Snooky Pryor e B.B. Odom.
Gary Kendall, que tocou baixo nas primeiras gravações da banda, voltou depois de uma pausa de 12 anos, durante a qual ele realizou shows no Silver Dollar, um bar de blues de Toronto. Ele foi beneficiário da honraria "Blues With A Feeling", em 1993, e abiscoitou os prêmios da "Mape Blues", como baixista do ano, em 1997, 1999, 2000 e 2002. A marca registrada do som da Downchild Blues Band continua a emanar do saxofonista Pat Carey. Membro da banda desde 1985, Carey já trabalhou com Winnepeg Symphony, Jimmy King Golden Boy Brass, Tony Faim & The Dukes e Richard "Hock" Wilson.  
Além de fornecer arranjos de metais para muitos artistas canadenses, entre eles Jack DeKeyzer, Big Daddy G, Sonny Fournier Sonny e Chuck Jackson & The All Stars, ele já gravou com Rita Chiarelli, Fathead, Unity Band, Danny Brooks e Curley Bridges. Ganhador do prêmio "Blues Maple" como "saxofonista do ano", em 1999, 2000, 2001 e 2002, ele gravou o "Starlight" com seu grupo, Pat Carey's Jazz Navigators.
Criados no norte de Ontário, onde seus pais possuíam um resort, Donnie e Richard "Hock" Wilson mudaram-se para Toronto na adolescência. Juntos com a Downchild Blues Band, eles gravaram um dos primeiros discos independentes lançados no Canadá. Registrado em duas noites num pequeno estúdio improvisado no Rochdale College, o álbum, intitulado "Bootleg", foi distribuído pela RCA Victor e relançado no Canadá e no Japão. O segundo disco da banda, "Straight Up", lançado em 1974, continha um solitário sucesso, "Flip, Flop And Fly", cover de Joe Turner (Craig Harris, AllMusic; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...