terça-feira, 19 de julho de 2016

Barefoot Jerry - Southern Delight

Banda: Barefoot Jerry
Disco: Southern Delight
Ano: 1971(*)
Gênero: Country Rock, Southern Rock
Faixas:
1. Hospitality Song (M. Gayden, J. Harris) 4:48
2. I'm Proud To Be A Redneck (M. Gayden, J. Gayden) 2:33
3. Smokies (Wayne Moss) 2:16
4. Quit While You're A Head (Song Of Sensible Compromise) (W. Moss, J. Harris) 3:12
5. Blood Is Not The Answer (M. Gayden, J. Harris) 5:31
6. Come To Me Tonight (M. Gayden, J. Gayden) 4:44
7. Finishing Touches (Mac Gayden) 4:15
8. The Minstrel Is Free At Last (M. Gayden, J. Harris) 5:13
9. Nobody Knows (Traditional; arranged by Barefoot Jerry) 1:21
10. That's OK, He'll Be Your Brother Someday (Barefoot Jerry) 4:46
Créditos:
Mac Gayden: Guitar, Lead Vocal (faixas 1, 2, 5, 7, 8, 10), Bass (faixa 2)
John Harris: Keyboards
Kenneth Buttrey: Drums, Lead Vocal (faixa 4)
Wayne Moss: Bass, Steel Guitar (faixa 2), All Instruments (faixa 3), Vocals (faixa 3)
Charlie McCoy: Harp (faixa 1)
Bob Thompson: Acoustic Guitar (faixa 1)
Barefoot Jerry: Vocals (faixa 6)
(*) CD lançado em 1997.
Biografia:
O guitarrista Wayne Moss permaneceu como o único membro estável da Barefoot Jerry em gravações da banda para a Capitol, Warner Bros. e Monument, durante a década setentista. Moss tocou em vários grupos de R&B antes de aderir à banda de apoio de Brenda Lee no começo dos anos 60. Participou do disco "Blonde On Blonde", de Bob Dylan, gravado em Nashville no ano de 1966, e também integrou a Escorts no encerramento dos anos 60, formando depois a Area Code 615 com outros ex-colaboradores de Dylan. O grupo gravou um álbum homônimo em 1970 e, no ano seguinte, o disco "A Trip In The Country", mas compromissos musicais impediram-no de excursionar. Após sua única apresentação ao vivo, ocorrida no Fillmore West, em 1970, a Area Code 615 dissolveu-se. Moss retornou à ativa em 1971, formando a Barefoot Jerry com dois membros da Area Code 615 - o vocalista e guitarrista Mac Gayden e o baterista Kenny Buttrey - e o tecladista John Harris.
A banda assinou com a Capitol e lançou "Southern Delight" em 1971. No ano seguinte, quando editou seu disco homônimo, através da Warner Bros., já não contava mais com Gayden e Buttrey, substituídos por Russ Hicks e Kenny Malone. Outra mudança de gravadora (Monument) e novas trocas no lineup (Si Edwards na bateria, Dave Doran no baixo, Fred Newell nos vocais) caracterizaram "Watchin' TV", de 1974, que contou com Charlie McCoy, amigo de Moss. A Barefoot Jerry devolveu a cortesia participando de dois sucessos country de McCoy: "Boogie Woogie" e "Summit Ridge Drive". No ano subsequente, após a banda gravar "You Can't Get Off With Your Shoes On", a Monument relançou os dois álbuns emitidos pelas gravadoras Capitol e Warner Bros. num duplo LP, intitulado "Grocery".
Moss montou ainda outro grupo, em 1976, chamado Keys To The Country, aproveitando o arcabouço da Barefoot Jerry. Incluía o baixista Terry Bearmore, o guitarrista Jim Colvard, o multi-tecladista Warren Hartman e Charlie McCoy, que mais uma vez colaborou como convidado. Os mesmos integrantes (sem McCoy) retornaram para a gravação de um derradeiro disco, "Barefootin", em 1977. Wayne Moss permaneceu tocando e produzindo discos, principalmente para o seu parceiro McCoy (John Bush, AllMusic; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...