terça-feira, 7 de junho de 2016

The Turtles - It Ain't Me Babe [Bonus Tracks]

Banda: The Turtles
Disco: It Ain't Me Babe [Bonus Tracks]
Ano: 1994(*)
Gênero: Folk Rock, Garage Rock, Psychedelic Rock
Faixas:
1. Wanderin' Kind (Kaylan) 2:05
2. It Was A Very Good Year (Drake) 1:55
3. Your Maw Said You Cried (Schlaks, Glazer) 1:42
4. Eve Of Destruction (Sloan) 2:40
5. Glitter And Gold (Mann, Weil) 2:07
6. Let The Cold Winds Blow (Kaylan) 2:18
7. It Ain't Me Babe (Dylan) 2:09
8. A Walk In The Sun (Kaylan) 2:12
9. Last Laugh (Kaylan, Garfield) 1:45
10. Love Minus Zero (Dylan) 2:52
11. Like A Rolling Stone (Dylan) 3:14
12. We'll Meet Again [Bonus Track] (Parker, Charles) 2:29
13. Grim Reaper Of Love [Bonus Track] (Portz, Nichol) 2:43
14. So Goes Love [Bonus Track] (Goffin, King) 2:39
(*) LP lançado originalmente em 1965.
Créditos:
Howard Kaylan: Lead Vocals
Jim Tucker: Rhythm Guitar
Don Murray: Drums
Al Nichol: Lead Guitar & Vocals
Chuck Portz: Bass
Mark Volman: Vocals & Tambourine
http://thinfi.com/034z
Biografia:
Iniciando sua carreira tocando em grupos instrumentais de surf music – Nightriders e Crossfires – esse sexteto de Westchester, Los Angeles, Califórnia, EUA, alterou abruptamente seu estilo musical e passou a tocar beat music em 1964, imitando os Beatles. O lineup era composto por Howard Kaylan (nome verdadeiro: Howard Kaplan, nascido em 22 de junho de 1947, no Bronx, Nova Yorque, EUA; vocais e saxofone) e Mark Volman (nascido em 19 de abril de 1947, em Los Angeles, Califórnia, EUA; vocais e saxofone), secundados por Al Nichol (nascido em 31 de março de 1945, na Carolina do Norte, EUA; piano e guitarra), Jim Tucker (nascido em 17 de outubro de 1946, em Los Angeles, Califórnia, EUA; guitarra), Chuck Portz (nascido em 28 de março de 1945, em Santa Mônica, Califórnia, EUA; baixo) e Don Murray (nascido em 8 de novembro de 1945, em Los Angeles, Califórnia, EUA, e morto em 22 de março de 1996; bateria).
No verão de l965, a banda atirou-se de cabeça no boom do folk rock e, impressionada com o sucesso da Byrds, concorrente grupo local, projetou adotar o nome Tyrtles, intento, porém, que não prosperou. Mas, seguindo fielmente a fórmula da Byrds, a Turtles gravou um cover de Dylan, "It Ain't Me Babe", que repercutiu consideravelmente, alcançando o 8° lugar nas paradas americanas no outono de 1965.
Após discordar da inclusão de "Eve Of Destruction" no segundo single, o grupo valeu-se da obra do autor da canção, P. F. Sloan, o novo "rei do protesto". A pena do compositor gerou dois outros hits, "Let Me Be" (29° lugar, em outubro de 1965) e "You Baby" (20° lugar, em fevereiro de 1966), antes de seu apelo comercial murchar.
A explosão da psicodelia em 1967 coincidiu com uma mudança na imagem da banda e flutuações na sua formação: ingressaram o baterista John Barbata e, sucessivamente, os baixistas Chip Douglas e Jim Pons (ex-Leaves). A exuberante "Happy Together" devolveu a banda à parada americana em fevereiro de 1967 (1° lugar) e colocou-a na parada britânica, pela primeira vez, em março do mesmo ano (12° lugar). A canção virou um clássico de permanente sucesso, sempre rodando nos toca-discos. "She'd Rather Be With Me" (3° e 4° lugar nas paradas americanas e britânicas, respectivamente), estabilizou a Turtles, agora sem Tucker, como um habilidoso grupo pop.
"You Know What I Mean" (12° lugar nas paradas americanas), executada em moderato, e "Elenore" (6° e 7° lugar nas paradas americanas e britânicas, respectivamente) revelaram-se também impactantes, com a costumeira, módica e amistosa paródia trabalhando contra todas as probabilidades. A banda raramente aparentava ser uma estrela da música pop, mas cantava baladas adolescentes deliciosamente anacrônicas. E, através de "You Showed Me" (6° lugar nas paradas americanas, em janeiro de 1969), gravada originalmente pela Byrds em 1964, resolveu encerrar sua trajetória de sucessos e retornar às suas raízes fincadas no folk rock.
Como suprema ironia, a gravadora lançou "Eve Of Destruction", o single anteriormente rejeitado, marcando a despedida da banda. Após a dissolução, Kaylan e Volman (com Pons) uniram-se a Frank Zappa e sua Mothers Of Invention, ressurgindo posteriormente como Flo And Eddie, gravando discos solos e atuando como produtores e vocalistas de apoio para inúmeros e proeminentes artistas. Os dois, mais tarde, ressuscitaram a banda, com o nome de Turtles... Featuring Flo And Eddie, objetivando excursionar. Don Murray morreu em decorrência de complicações de uma cirurgia realizada em 1996 (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, pp. 1417-8; tradução livre do inglês).

3 comentários:

Israel Fernandes de Morais disse...

Eu me interessei pelo "the turtles" mas não consegui baixar. Talvez seja até por burrice, mas aparece uns cinco locais para clicar para baixar e nenhum funciona. Aparece sempre outras coisas que não são de meu interesse.

Indignaldo Silva disse...

É que, para baixar pelo 4shared, tem que logar numa rede social ou registrar-se no site. Mas estou subindo outro link. É só aguardar.

Indignaldo Silva disse...

Novo link do Mega.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...