quarta-feira, 4 de maio de 2016

The Sutherland Brothers & Quiver - Dream Kid

Banda: The Sutherland Brothers & Quiver
Disco: Dream Kid
Ano: 1973(*)
Gênero: Folk Rock, Soft Rock
Faixas:
1. You And Me (Iain Sutherland) 4:20
2. I Hear Thunder (Iain Sutherland) 4:37
3. Flying Down To Rio (Iain Sutherland) 2:30
4. Seagull/Lonely Love (Gavin Sutherland) 4:28
5. Champion The Underdog (Iain Sutherland) 4:16
6. Bluesy World (Iain Sutherland) 2:43
7. Bad Loser (Gavin Sutherland) 2:05
8. Dream Kid (Iain Sutherland, Gavin Sutherland) 3:12
9. Maker (Iain Sutherland) 4:35
10. Rollin' Away/Rocky Road/Saved By The Angel (Iain Sutherland) 5:55
Créditos:
Tim Renwick: Lead Guitar, Vocals
Iain Sutherland: Vocals, Guitar
Gavin Sutherland: Vocals, Guitar
Bruce Thomas: Bass Guitar
Peter Wood: Keyboards
Willie Wilson: Drums
(*) CD lançado em 1999.
http://ow.ly/4noFie
Biografia:
Os irmãos Sutherland formavam um duo no início, constituído por Iain (nascido em 17 de novembro de 1948, em Ellon, Aberdeenshire, Escócia; vocais, guitarra e teclados) e Gavin (nascido em 6 de outubro de 1951, em Peterhead, Aberdeenshire, Escócia; baixo, guitarra e vocais). A dupla assinou com a Island Records, lançando "The Sutherland Brothers Band". Foi durante esse período que eles compuseram "Sailing", posteriormente um estrondoso sucesso na voz de Rod Stewart. Após gravarem seu segundo disco com músicos profissionais, eles começaram a procurar um grupo de apoio permanente. Um encontro reunindo Wayne Bordell, empresário do duo, e a banda Quiver revelou uma admiração mútua entre os artistas. Os irmãos Sutherland precisavam de uma banda e a Quiver de novas músicas. 
Então, unindo o útil e o agradável, concretizou-se a fusão dos grupos: nascia a Sutherland Brothers And Quiver, compreendendo Iain e Gavin, Tim Renwick (nascido em 7 de agosto de 1949, em Cambridge, Inglaterra; guitarra, vocais e flauta), Willie Wilson (nome verdadeiro: John Wilson, nascido em 8 de julho de 1947, em Cambridge, Inglaterra; bateria, vocais e percussão), Bruce Thomas (nascido em 14 de agosto de 1948, em Middlesbrough, Cleveland, Inglaterra; baixo), Cal Batchelor (vocais, guitarra e teclados) e Pete Wood (nascido em Middlesex, Inglaterra, e morto em 1994, em New York, USA; teclados). Após alguns meses, a banda lançou "Lifeboat". Nos EUA, creditou-se o disco à Sutherland Brothers And Quiver, mas no Reino Unido à Sutherland Brothers, tão-somente; as faixas também saíram diferentes nos dois continentes. 
A banda finalizou três faixas - "I Don't Want To Love You But You Got Me Anyway", "Have You Had A Vision" e "Not Fade Away" - antes de embarcar numa turnê pelos Estados Unidos, secundando o cantor Elton John, em 1973.
Concluída as gravações, Cal Batchelor anunciou sua saída, porque não via muito futuro para si no grupo. Assim, não participou da subsequente excursão americana. "Dream Kid", produzido por Muff Winwood, assinalou a última atuação do baixista Bruce Thomas (mais tarde integraria a Attractions). Terry "Tex" Comer, da Ace, assumiu o baixo no meio das gravações de "Beat Of The Street". E aqui uma curiosidade: a canção "How Long", que se pensava ser uma canção romântica, na verdade relata a insistência do grupo em trazer Comer. Com Mick Blackburn empresariando-a, a banda assinou com a CBS Records, e "Reach For The Sky" surgiu em 7 de novembro de 1975. 
Produzido por Ron e Howie Albert, o disco mostrou Dave Gilmour tocando pedal steel numa faixa (Gilmour já produzira "We Get Along", o lado B do single "Arms Of Mary"). Entrementes, Wood deixou o grupo para tornar-se tecladista de Al Stewart. Quando "Slipstream" chegou às lojas, integravam o lineup os irmãos Sutherland, Wilson e Renwick (o último, porém, por pouco tempo). Produzido por Bruce Welch, ex-Shadows, "Down To Earth" teve o reforço de uma porção de músicos respeitados, incluindo Ray Flacke (guitarra) e Brian Bennett (percussão). "When The Night Comes Down", o derradeiro disco, já não contou com Wilson. Dissolvida a banda, Gavin dedicou-se a escrever e editar livros, além de continuar compondo e tocando com músicos locais na Escócia. Também lançou um disco em 2000, com o subtítulo "música acústica para acalmar a alma perturbada". Iain, por sua vez, prosseguiu igualmente compondo, mas apresentando-se apenas esporadicamente (The Enclyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 1359; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...