segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

The Sensational Alex Harvey Band - Next...

Front
Banda: The Sensational Alex Harvey Band
Disco: Next...
Ano: 1973(*)
Gênero: Blues Rock, Hard Rock
Faixas:
1. Swampsnake (A. Harvey, H. McKenna) 4:53
2. Gang Bang (A. Harvey) 4:44
3. The Faith Healer (A. Harvey, H. McKenna) 7:09
4. Giddy Up A Ding Dong (F. Bell, P. Lattanzi) 3:14
5. Next (J. Brel; English Lyrics: E. Elau, M. Schuman) 4:01
6. Vambo Marble Eye (A. Harvey, H. McKenna) 4:17
7. The Last Of The Teenage Idols (A. Harvey, H. McKenna) 7:15
Créditos:
Alex Harvey: Vocals, Harmonica, Guitar
Zal Cleminson: Guitar, Backing Vocals
Hugh McKenna: Electric Piano, Organ, Grand Piano, Backing Vocals
Chris Glenn: Bass, Backing Vocals
Ted McKenna: Percussion, Backing Vocals
(*) CD lançado em 1992.
https://mega.co.nz/#!gh4FUARL!VaFLOLq96EKOICL2fP7EEh6QGKU7MIUUMIZXNyd1sTA
Biografia:
A Sensational Alex Harvey Band estruturou-se em 1972, quando o veterano vocalista Alex Harvey (nascido em 5 de fevereiro de 1935, em Gorbals, Glasgow, Escócia, e morto em 4 de fevereiro de 1982, em Zeebrugge, Bélgica) uniu-se ao esforçado grupo Tear Gas, de Glasgow. Zal Cleminson (nascido em 4 de maio de 1949; guitarra), Hugh McKenna (nascido em 28 de novembro de 1949; teclados), Chris Glen (nascido em 6 de novembro de 1950, em Paisley, Renfrewshire, Escócia; baixo) e Ted McKenna (nascido em 10 de março de 1950, em Glasgow, Escócia; bateria) forneceram a Harvey a força primitiva que o seu som indomado e rasgado precisava, tornando-se o contraponto perfeito para a teatralidade que o cantor cultivou.
4Guarnecido pelo seu patrimônio musical e cultural, Harvey embarcou numa direção invulgar, combinando elementos de rock pesado, R&B e variedades. Criou o menino favelado Vambo, celebrou a ficção sensacionalista com "Sergeant Fury" e exaltou a paixão pela cultura dos filmes B em "Don't Worry About The Lights Mother, They're Burning Big Louie Tonight". "Framed", o primeiro disco da SAHB, veio acompanhado de um período frenético de apresentações ao vivo, ao passo que "Next..." refletiu uma segurança consequente, especialmente manifesta na faixa-título, uma interpretação energética da música de Jacques Brel, bem à feição do cantor francês.
1O quinteto continuou ascendendo comercialmente com "The Impossible Dream" e "Tomorrow Belongs To Me", enquanto sua reputação como conjunto robustecia-se através de uma série de excelentes e cada vez mais ambiciosos shows. A presença de Harvey mostrou-se um fator determinante no apelo visual do grupo, mas a esperteza em compor Cleminson como um mímico palhaço também moldou a criativa caracterização da SAHB. "Live", de 1975, sintetizou a irreverente época, com a performance exagerada de "Delilah", sucesso de Tom Jones, que propiciou à banda chegar ao Top 10 do Reino Unido. Seu êxito acarretou "The Penthouse Tapes", que incluiu algumas das destoantes predileções da banda: "Crazy Horses" (Osmonds), "School's Out" (Alice Cooper) e "Goodnight Irene" (Lead Belly).
7A banda desfrutou outro hit com "Boston Tea Party" (1976), porém a agenda apertada cobrou seu preço ao vocalista, que se hospitalizou para tratar de um reiterado problema de fígado. Enquanto isso, o resto da SAHB gravou "Fourplay" (sem Harvey, obviamente). Na sequência, Tommy Eyre substituiu Hugh McKenna. Harvey retornou em agosto de 1977 para a gravação de "Rock Drill". Contudo, três meses depois, abandonou um ensaio do programa Sight And Sound, da BBC. Constrangido, o cantor admitiu que voltara prematuramente, dada a gravidade da sua doença. Apesar de desenvolver sua carreira solo em ritmo comedido, Harvey morreu de infarto, em 4 de fevereiro de 1982. Ted McKenna, Cleminson e Glen, por sua vez, já haviam formado a Zal, com Billy Rankin (guitarra) e Leroi Jones (vocais), que, porém, durou pouco: sucumbindo ao movimento punk, expirou em abril de 1978. McKenna juntou-se posteriormente a Rory Gallagher e ao Michael Schenker Group, enquanto Cleminson integrou brevemente a Nazareth.
13Em 1992, os membros originais da banda reuniram-se com o nome de Sensational Party Boys, angariando popularidade na sua nativa Glasgow e em áreas adjacentes. Mas, em agosto de 1993, o grupo resgatou a antiga denominação (SAHB) e o primitivo lineup (nota minha: no original consta: "menos Harvey"; é difícil imaginar alguma coisa diferente...). O confiável vocalista Stevie Doherty (nascido em 17 de julho de 1959, em Coatbridge, Escócia), ex-membro das bandas Strangeway e Zero Zero, cantou o pretérito repertório da banda com grande presença e vigor e sem imitar Harvey. A banda reagrupou-se pela segunda vez, no novo milênio, com Billy Rankin e Max Maxwell revezando-se, sequencialmente, no microfone (AllMusic; tradução livre do inglês).

4 comentários:

Jayme da costa, Maceió, AL disse...

Um clássico incomparável, nunca esqueço está banda. Obrigado Indignaldo, um abraço.

Indignaldo Silva disse...

Não há de quê, Jayme. Um abraço.

Anônimo disse...

Por favor:la clave, recien lo baje pero no lo puedo escuchar!!

Indignaldo Silva disse...

discofilos
Está informada na coluna da direita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...