quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Decameron - Mammoth Special ...plus

Cover CD
Banda: Decameron
Disco: Mammoth Special ...plus
Ano: 2001(*)
Gênero: Folk Rock, Progressive Rock
Faixas:
1. Mammoth Special (Coppin)  3:46
2. Rock And Roll Woman (Stills)  2:11
3. Just Enough Like Home (Bell)  3:49
4. A Glimpse Of Me (Bell, Coppin)  2:42
5. Late On Lady Day (Bell, Coppin)  3:52
6. Breakdown Of The Song (Bell)  3:04
7. The Cheetah (Coppin, Bell)  4:55
8. Jan (Bell, Coppin)  3:06
9. The Stonehouse (Coppin, Bell)  4:27
10. Parade (Coppin, Bell)  5:04
11. The Empty Space (Coppin, Bell)  5:55
12. Twinset And Pearls [Bonus Track] (Coppin, Bell)  2:23
Créditos:
Dave Bell: 6 and 12 String Acoustic Guitars, Fender Bass, Vocals
Johnny Coppin: 6 and 12 String Acoustic Guitars, Piano, Vocals
Dik Cadbury: 12 String Acoustic Guitar, Fender Bass, Stereo Bass, 8 String Bass, Violin, Lead Guitar, Vocals
All Fenn: Electric and Acoustic Lead Guitars, Mandolin, Tiple, Harmonica, High-String Suitar, Fender Bass, Vocals
Geoff March: Cello, Violin, Piano, Organ, Tin Whistle, Vocals, Tenor Saxophone
Músicos adicionais:
John Halsey: Drums, Percussion
Frank Ricotti: Percussion
Dudi Pukwana, Mongezi Feza, Gaspar Lewall, Shamsi Sarumi: Percussion ("The Cheeetah")
(*) LP lançado originalmente em 1974.
https://mega.co.nz/#!gh4FUARL!VaFLOLq96EKOICL2fP7EEh6QGKU7MIUUMIZXNyd1sTA
Biografia:
A inglesa Decameron surgiu no final dos anos 60, quando Dave Bell conheceu John Coppin através de um amigo em comum. Coppin e Al Fenn tinham uma banda que estava emulando o melhor do folk rock dos anos 60 no momento – nomes como The Band, Fairport Convention e Crosby, Stills, Nash & Young. Mas Coppin e Bell tornaram-se um duo formidável de cantores e compositores e o grupo resolveu apostar em canções originais dali em diante.
Tornando-se profissional em 1971, a Decameron lançou seu primeiro disco, "Say Hello To The Band", pelo selo Vertigo, em 1973. Um cruzamento entre a contemporânea Lindisfarne e o folk rock da costa oeste do Reino Unido, com uma pitada de Fairport Convention, o álbum mostrou os lados sério e brincalhão do grupo e sua ótima harmonia vocal.
3Mudanças de gravadoras foram rotineiras para a Decameron, e, depois de adicionar o baixista e guitarrista Dik Cadbury, mais tarde membro do grupo de Steve Hackett, a banda lançou "Mammoth Special", pelo selo Mooncrest, em 1974. O disco mostrou uma guinada da banda para um som mais introspectivo e progressivo, que iria prosseguir pelos restantes anos de sua breve existência. Aqui e ali, uma versão mais sofisticada da banda Magna Carta poderia caracterizá-la melhor.
Rumores sobre um terceiro álbum desaparecido têm circulado incessantemente. Era chamado de "Beyond The Light" ou "Beyond The Days", dependendo da fonte, e até um número de catálogo lhe foi dado, mas acabou por ser descartado, apesar de supostamente parte de seu material ter vindo à tona em compilações desde então (nota minha: no site AllMusic consta na discografia da banda o disco "Beyond The Light", lançado em 1975 pela Mooncrest Records).
Aportando na Transatlantic, a banda lançou o disco "Third Light", em 1975, e foi a sua incursão mais progressiva até então, não surpreendentemente produzido por Tom Allom, que também produziu várias gravações da Strawbs na época, e de fato "Third Light" não soava muito diferente da Strawbs do início dos anos 70.
1O grupo acrescentou um baterista fixo, pela primeira vez, chamado Bob Critchley, e lançou um segundo álbum pela Transatlantic, "Tomorrow’s Pantomine". Foi uma progressão lógica de "Third Light", embora talvez não tão consistente. Com as vendas insuficientes para sustentar a banda, pela ascensão implacável do punk, a Decameron se dissolveu pouco tempo depois.
Os membros principais da banda reúnem-se ocasionalmente, às vezes como um alter ego do doo-wop dos anos 60, conhecido como Mercury Magnificent Brothers, por vezes como eles próprios, enquanto Cadbury lançou um álbum solo e compõe com Dave Bell. Por outro lado, Johnny Coppin continua sua carreira como cantor folk e colaborador em discos alheios. Isso não é estranho, considerando a marca que a Decameron deixou no gênero folk rock peculiarmente inglês, mesmo quando absorvendo as influências do estilo americano. Há algo tão genuinamente saboroso no som da Decameron que perdura até hoje.
Existem várias compilações. O mais recomendado dos álbuns originais é "First Light", mas um CD contendo uma coletânea de "First Light", acrescido das melhores músicas de "Tomorrow's Pantomine", também é um ótimo lugar para começar, e por isso é altamente recomendado (Prog Archives; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...