sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Big Brother & The Holding Company (Featuring Janis Joplin) - Big Brother & The Holding Company [Bonus Tracks]

Cover
Banda: Big Brother & The Holding Company (Featuring Janis Joplin)
Disco: Big Brother & The Holding Company [Bonus Tracks]
Ano: 1999(*)
Gênero: Blues, Blues Rock, Classic Rock
Faixas:
1. Bye, Bye Baby (St. John) 2:39
2. Easy Rider (Gurley) 2:25
3. Intruder (Joplin) 2:30
4. Light Is Faster Than Sound (Albin) 2:33
5. Call On Me (Andrew) 2:35
6. Women Is Losers (Joplin) 2:05
7. Blindman (Albin, Andrew, Getz, Gurley, Joplin) 2:25
8. Down On Me (Traditional; arranged by Joplin) 2:07
9. Caterpillar (Albin) 2:20
10. All Is Loneliness (Hardin) 2:32
11. Call On Me [Alternate Take] [Bonus Track] (Andrew) 2:41
12. Bye, Bye Baby [Alternate Take] [Bonus Track] (St. John) 2:39
13. What Good Can Drinkin' Do [Previously Unissued] [Bonus Track] (Joplin) 2:45
14. Trouble In Mind [Previously Unissued] [Bonus Track] (Jones) 3:03
15. Hesitation Blues [Previously Unissued] [Bonus Track] (Traditional; arranged by Jorma Kaukonen) 4:05
16. Easy Rider [Previously Unissued] [Bonus Track] (Gurley) 2:24
17. Coo Coo [Previously Unissued] [Bonus Track] (Albin) 2:05
18. Down On Me [Previously Unissued] [Bonus Track] (Traditional; arranged by Joplin) 2:06
19. The Last Time [Previously Unissued] [Bonus Track] (Joplin) 2:16
20. All Is Loneliness [Previously Unissued] [Bonus Track] (Hardin) 2:19
21. Call On Me [Live] [Previously Unissued] [Bonus Track] (Andrew) 3:37
22. Women Is Losers [Live] [Previously Unissued] [Bonus Track] (Joplin) 5:07
23. Intruder [Previously Unissued] [Bonus Track] (Joplin) 2:32
24. Road Block [Live] [Previously Unissued] [Bonus Track] (Joplin, Albin) 6:12
25. Ball And Chain [Live] [Previously Unissued] [Bonus Track] (Thorton) 8:07
Créditos:
Peter Albin: Bass
David Getz: Drums
James Gurley: Guitar
Sam Andrew: Guitar
Janis Joplin: Vocal
(*) LP lançado originalmente em 1967.
http://www.filefactory.com/file/76c86ceywxa7/STECROPWALHFMF.rar
Biografia:
Formada em setembro de 1965, essa essencial banda roqueira de São Francisco, Califórnia, EUA, principiou tocando jams no porão de uma casa habitada coletivamente. Sam Andrew (nascido em 18 de dezembro de 1941, em Taft, Califórnia, EUA; guitarra e vocais), Peter Albin (nascido em 6 de junho de 1944, em São Francisco, Califórnia, EUA; baixo e vocais) e Chuck Jones (nascido em 7 de maio de 1939, em São Francisco, Califórnia, EUA; bateria) haviam tocado inicialmente com Dave Eskerson (guitarra) e Paul Ferrez na Blue Yard Hill, mas, na época, a Big Brother & The Holding Company já se criara através de Albin e Jones, abrindo caminho para o ingresso do guitarrista James Gurley (nascido em 22 de dezembro de 1939, em Detroit, Michigan, EUA).
Jones perdeu seu posto para David Getz (nascido no Brooklyn, Nova Iorque, NY, EUA) em março de 1966. O reestruturado quarteto começou evitando composições formais, preferindo improvisações livres centradas no fascinante estilo dedilhado de Gurley, mas a formalidade acabou se impondo gradualmente. A incorporação da cantora texana Janis Joplin (nascida em 19 de janeiro de 1943, em Port Arthur, Texas, EUA, e morta em 4 de outubro de 1970, em Hollywood, Califórnia, EUA), em junho de 1966, ressaltou o novo posicionamento da banda, e a energética voz encharcada de blues de Joplin harmonizou-se perfeitamente ao poderio instrumental dos demais integrantes. Num átimo, o grupo virou uma das principais atrações da área da baía de São Francisco, porém, ingenuamente, assinou um descuidado contrato com a gravadora Mainstream, de Chicago.
Embora pobremente produzido, o disco homônimo, de 1967, apresentou excelentes performances, notadamente "Bye Bye Baby" e "Down On Me". A Big Brother & The Holding Company destacou-se nacionalmente em 1967 mediante uma apresentação sensacional no Monterey Pop Festival. A carismática atuação de Joplin uniu-a ao prestigiado empresário Albert Grossman, que a liberou das suas obrigações contratuais pretéritas. A banda então transferiu-se para a Columbia Records, que lançou, em 1968, o álbum "Cheap Thrills". O envolvente disco liderou as paradas norte-americanas, mas, apesar de incluir "Piece Of My Heart" e "Ball And Chain", as preferidas nos shows, a gravação revelou-se difícil. Joplin encontrava-se pressionada para seguir carreira solo porquanto os críticos denegriam as habilidades musicais dos outros integrantes da banda.
E a inevitável separação ocorreu em novembro de 1968. Sam Andrew permaneceu vinculado à vocalista, enquanto Albin e Getz juntaram-se à Country Joe & The Fish. No ano seguinte, após um malogrado lineup temporário, a dupla Albin e Getz recuperou o nome da banda e recolocou-a em pé junto com os ex-companheiros Andrew e Gurley. Vários recém-chegados, aí incluídos Nick Gravenites (nascido em Chicago, Illinois, EUA; vocais), Kathi McDonald (nascida em 25 de setembro de 1948, em Anacortes, Washington, EUA; vocais) e David Schallock (nascido em 8 de agosto de 1948, em Marin County, Califórnia, EUA; guitarra e vocais), ampliaram o quarteto informalmente, mas, apesar de momentos de inspiração, nem "Be A Brother", de 1970, tampouco "How Hard It Is", de 1971, recapturaram a áurea de antigos triunfos.
O grupo dissolveu-se em 1972, mas reuniu-se novamente seis anos depois, no exclusivo encontro Tribal Stomp, realizado em Berkeley, Califórnia.
Em 1987, Getz, Gurley, Andrew e Albin, mais o cantor americano Michel Bastian, reconstruíram a Big Brother And The Holding Company, buscando impor-lhe uma identidade independente (nota minha: a palavra independente, usada no original, provavelmente queira significar desvinculação com o passado). Durante a metade dos anos 90, a vocalista Lisa Battle (nascida em Redondo Beach, Califórnia, EUA) e o guitarrista substituto Tom Finch (nascido em 13 de agosto de 1969, em Van Nuys, Califórnia, EUA) participaram da formação que gravou "Do What You Love", o primeiro álbum de estúdio da banda decorrido mais de um quarto de século. Em 2005, o grupo anunciou que iria televisionar suas audições de olho num novo vocalista (The Encyclopedia Of Popular Music. Compiled and edited by Colin Larkin. New York: Omnibus Press, 2007, p. 160; tradução livre do inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...